Bacalhau com molho de camarão

Uma posta generosa de bacalhau do alto e uma embalagem de camarão médio foram os ingredientes retirados do congelador, para se elaborar a receita que haveríamos de saborear ao almoço! Digo bem: saborear, porque apesar de ser uma receita simples é deliciosa e perfumada.

1 posta generosa de bacalhau do alto
1 embalagem de miolo de camarão de tamanho médio
ervilhas tortas
espigos de grelos
batatinhas com pele cortadas ao meio
2 cebolas médias descascadas e cortadas finamente
3 dentes de alho descascados e picados
2 tomates frescos sem pele e sem sementes cortados grosseiramente
azeite q.b
1 copo pequeno de vinho branco
1 colher (sopa) de manteiga
sal e pimenta preta moída na altura
1 raminho de coentros frescos picados

Numa assadeira coloque uma cebola cortada, as batatas e o tomate. Regue com um fio de azeite.
Leve ao forno pré-aquecido a 180 graus.

A meio da cozedura, junte a posta de bacalhau cortada ao meio no sentido do comprimento. Deixe cozinhar no forno. Tempere de sal e pimenta.

Entretanto, num tacho, aqueça um fio de azeite, junte as restantes cebolas e alho e deixe alourar um pouco. Junte os espigos e as ervilhas tortas. Junte um pouquinho de água. Tape o tacho e deixe cozinhar, de modo a que os legumes fiquem “al dente”. Tempere de sal e pimenta.

Retire os legumes e conserve-os quentes. Junte agora no tacho o miolo de camarão e deixe cozinhar por um minuto. Regue com o vinho branco e deixe que o álcool evapore.

Junte a manteiga e deixe que o molho avelude. Tempere de sal, pimenta e coentros.

Só falta empratar!

10 comentários a “Bacalhau com molho de camarão

  1. Gertrudes Ferra

    Boa tarde Manuel Luís. Parabens pelo voce casamento. Que sejam muito felizes. Peço desculpa pelo meu desabafo ,pois não é o sítio apropriado ,mas nao tenho rede social. Caro Manuel Luís,explique -me porque o senhor e a produção protegem tanto a concorrente Gabriela ? Qual é o interesse de protegerem uma mal criada. O senhor que é o defençor daqueles que sao vitimas de maus tratos? Nao me venha dizer que ela é doente ,que já sofreu muito etc etc etc. Tudo isso é verdade , Mas é muito mal criada , JÁ prometeu pancada E JÁ PARTIU PEÇAS DO SENÁRIO. Nao me venham dizer que isto é carinho. ´É por estas e por outras que a D. Teresa perdeu audiencias. Protegeu tanto a ÉRICA e a SOFIA. Que se afundou. Sendo uma admiradora sua nao o queria ver na mesma situaçao, nao há desculpa nao e´xemplo para ninguem. Ordinária e mal criada e violenta Uma pena pessoalmente nao vejo mais Desculpe . UM ABRAÇO. GERTRUDES FERRA

    Responder
  2. Maria Sousa

    Olá Manuel.
    Adorei a música do c4k hoje na gala. Ainda bem, foi um momento divertido.
    Esta gala está a ser fantástica.
    Grande beijinho e felicidades.
    Maria Sousa
    P.S Se é verdade as noticias de hoje. Quero felicitar a sua união com o seu companheiro , o Rui, que continuem a viver em harmonia e amor . Parabéns.

    Responder
  3. Sandra Lourenço

    Olá Manuel Luís Goucha,
    Devo confessar que ao ver esta receita, me fez abrir o apetite, estou no comboio a caminho de casa e com a boca cheia de água. Quem me dera chegar a casa e ter uma iguaria destas para degustar. Óptimo aspecto e de certo deliciosa receita. Obrigada pela partilha. Beijinhos, Sandra Lourenço

    Responder
  4. Marco Braga

    Deve ser muito bom tei um aspeto muito bom continue assim a darmos estás receitas muito boas continue assim a pornos umas velas receitas e umas fotos muito lindas do seu paraíso ke e o Alentejo

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *