Vestidos de princesa!


De hoje a três semanas, todas as atenções, de quem aprecia eventos reais de grande aparato, bem como de jornalistas e cadeias de televisão de todo o Mundo, incluindo as nossas, estarão concentradas em Windsor, no Reino Unido, para o casamento de Harry e Meghan. E sempre que há casório, mais ou menos real, é grande a curiosidade quanto ao vestido da noiva, sendo que esta apenas será satisfeita quando Meghan Markle se preparar para entrar, no próximo dia 19, na Capela de St. George, no Castelo de Windsor, a residência mais apreciada pela rainha Isabel II. Até lá, reveja aqui alguns dos vestidos reais que nos últimos setenta anos fizeram muitas mulheres sonhar.

1

Teríamos de começar pelo vestido da rainha Isabel II (1947), da autoria de Norman Hartnell, todo ele bordado a pérolas, com flores e espigas de trigo, inspirado numa obra de Botticelli “A Primavera”.

2

Foi um dos contos de fadas do século XX: a hollywoodesca Grace Kelly casou com Rainier do Mónaco e tornou-se numa das mais celebradas figuras da realeza europeia. O seu vestido de noiva em tafetá de seda, tule e renda foi confiado a Helen Rose, então designer de moda nos estúdios da MGM.

3

Em 1962, Sofia da Grécia casava com Juan Carlos de Espanha, usando uma criação de Jean Dessès (grande nome da alta costura francesa, de origem egípcia) em organza e lamé prateado.

4

Em 1978 a americana Elizabeth Halaby casaria com o rei Hussein da Jordânia, este em terceiras núpcias, usando um modelo da Casa Dior. Pela união ganharia o nome de Noor da Jordânia.

5

Quem não se lembra do vestido de Diana? Setecentos e cinquenta milhões de pessoas tê-lo-ão visto, naquela manhã de 29 de Julho de 1981. Em tafetá de seda, com as suas mangas em balão, oito metros de cauda e dez mil pérolas. Foi obra de David e Elizabeth Emanuel, então dois jovens criadores londrinos, com a intervenção da própria nubente.

6

Em 1999, a actual rainha Matilde da Bélgica esposava o príncipe Filipe envergando um vestido de noiva, linha sereia, da autoria do criador belga Edouard Vermeulen.

7

Em 2001, teve lugar em Oslo o casamento de Meete-Marit Hoiby com o príncipe Haakon da Noruega, herdeiro do trono. O autor do vestido foi Ove Harder Finseth, um dos mais famosos criadores de moda noruegueses.

8

Um ano depois (2002) seria a vez de Máxima Zorreguieta casar com Willem-Alexander dos Países Baixos, envergando uma criação de Valentino.

9

Foi o criador dinamarquês Uffe Frank quem desenhou o vestido com que a australiana Mary Donaldson casou com o príncipe Frederik da Dinamarca. O véu já antes havia sido usado pela avó do príncipe herdeiro.

10

Letizia Ortiz escolheu Manuel Pertegaz para lhe desenhar o vestido de noiva. De realçar os bordados em fio de ouro, a cauda e o véu com quatro metros de comprimento. Foi há 14 anos, numa manhã chuvosa de Maio.

11

Para o seu casamento com Daniel Westling (2010), a princesa Vitória escolheu uma criação da autoria de Par Engsheden.

12

Foi Sarah Burton, directora artística da casa Alexander McQueen, quem desenhou o vestido de Catherine Middleton para o casamento (2011) com o príncipe William. Dizem os entendidos que a criadora ter-se-á inspirado no vestido usado por Grace Kelly.

13

Ainda em 2011, teria lugar, agora no Mónaco, outro casamento de estado, o de Charlène Wittstock com o príncipe Alberto. O vestido foi desenhado por Giorgio Armani e deslumbrou pela elegância, pelos 40.000 cristais Swarovski e outras tantas pérolas.

6 comentários a “Vestidos de princesa!

  1. Jose patricio

    Ainda bem que ha di heiro pra vestidos assim tao baratos!! Sempre e mais barato que um divorcio!!qual o preco que custa um casamento destes por hora vezes os anos de vida??????acho que esta certo!!!!Mas e quando eu estiver passado da cabeca!!!!

    Responder
  2. Paulinha Velez

    MLG
    Estava um dia inteiro a ver vestidos de noiva..
    Tambem tive o meu vestido de princesa, é um momento mágico,o dia que fui com a minha Mae á Baixa uma loja que ja não existe Titto Cunha era assim qualquer coisa de mágico…podem passar anos e ja lá vão trinta,não esqueço aquele dia,as pessoas pararam na montra a olhar para dentro e eu tambem fui princesa nesse dia…acho até que nunca mais deixei de ser princesa á conta deste vestido que o guardo como um tesouro na esperança de um dia ver uma descendente o voltar a usar …. coisas de princesa
    Beijssss

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *