Uma salada de atum diferente!

Sempre achei que batatas com atum de conserva e ovo cozido era uma opção de recurso, quando falta o tempo ou a imaginação. Com as temperaturas que esta semana têm-se feito sentir cá pelo Alentejo já nos apetece refeições mais ligeiras, nomeadamente saladas e se o Rui as faz caprichadas. Esta por exemplo parte justamente da receita banal de atum e enriquece-a de tal maneira que quase a comemos por gulodice. Um dos segredos consiste em cortar tudo miudinho, para que também visualmente seja um prato agradável.

As batatas devem ser cozidas com pele e depois de peladas é cortá-las em cubinhos. Os ovos cozidos são de codorniz. Na saladeira onde tudo vamos misturar, acrescentámos, às batatas e ovos cozidos, o atum de duas latas de conserva, devidamente escorrido de azeite, uma mancheia de alcaparras, pickles cortados miudamente, tiras finas de tomate fresco e de pimento verde e amarelo, azeitonas pretas descaroçadas e cortadas e dois dentes de alho e coentros frescos picadinhos.

À parte, preparou-se o molho, misturando maionese com um fio de azeite, mostarda de Dijon e pimenta preta moída na altura. Deita-se o molho na saladeira e mistura-se tudo delicadamente. As dosagens dos ingredientes fica um pouco ao gosto de cada um. Esta salada de atum tanto pode ser servida tépida como fria. É deliciosa!

Acompanhámos esta salada com um riesling da Herdade do Arrepiado Velho, de Sousel. Cá no monte só bebemos vinhos alentejanos!.

7 comentários a “Uma salada de atum diferente!

  1. Lilliana

    Tem um aspeto delicioso… Um prato económico e saudável… Basta as vezes usarmos a imaginação e com coisas banais se fazem pratos deliciosos.
    Tirei a ideia e em breve farei para ser uma refeição diferente.
    Cumprimentos.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *