Gosto de mercados, pelo seu bulício e por tudo quanto nele se transacciona. Neste é o peixe fresco que reina, ou não fosse Setúbal cidade de pescadores, para além dos que são sempre lembrados quando aqui chegamos: Bocage, homem das letras, Luíza Todi, senhora do canto, aclamada internacionalmente, até na corte de Catarina da Rússia. O peixe ainda traz o hálito puro das águas e é ali amanhado, com desvelo, por mulheres gastas pela vida. Escorrem salmoura e palavras de carinho que recebo grato, meio estonteado por perceber que as faço felizes com tão pouco.
Este é do Livramento, diz-se por ali ter passado ribeira do mesmo nome e foi inaugurado em 1930, onde antes havia estado um outro, de 1876, entretanto encerrado por caduquice. Impõe-se pela sua fachada “art deco” e pela ampla galeria com colunas em ferro fundido e belíssimos painéis de azulejos, representando cenas ligadas à pesca, à agricultura e à vida quotidiana dos setubalenses. Quantos ali mercam, da vendedeira de flores ao magarefe, vêem-se representados nas felizes esculturas de Augusto Cid que pontuam o corredor central.
Há rampas permitindo uma maior acessibilidade para quem se sinta limitado, mas se julga que tal tem a ver com uma lei de oitenta que obrigava os espaços públicos a tais cuidados, desengane-se que aquelas são mais antigas e eram usadas para que os burros descarregassem os produtos tirados à terra. E já que estamos em maré de curiosidades lembremos que foi ali, no Mercado do Livramento que decorreram as gravações das hilárias cenas, entre a “Tina” e o “Joni”, da novela “Mar Salgado”.
Em indo a Setúbal não deixe de entrar neste mercado prenhe de risos e dichotes, apesar de ali muitos gemerem com a carestia da vida.
É na minha cidade 😀 Ha muito tempo que não vou lá , devia ter ido nesse dia para o ver 🙂
Abraço
Dá gosto vir da capital, ao fim de semana a casa dos pais, e ter sempre as iguarias deste nosso mercado. Sempre que posso, ao sabádo, é o local das compras.
Curiosamente o meu pai vi-o por Setúbal, e comentamos que deveria ser um episódio do Masterchef Kids. Parabéns pelo progama, pela sua brilhante carreira e Obrigada por divulgar Setúbal.
Há muitos anos que não entro no mercado do Livramento mas costumava ir lá todas as semanas quando morava em Setúbal e a minha mãe era viva. Ainda o mercado não tinha sido alvo das melhorias e mesmo assim eu adorava lá ir.
Revi-o na novela “Mar Salgado”, é um mercado lindíssimo!
Bem , é de louvar todo o trabalho do Manuel Luís! Conheço-o desde 2009 , ano em que entrei no programa n’Uma Canção Para Ti, apresentado por si e pela Júlia Pinheiro . Participei , também , nesta última temporada do The Voice Portugal ( 2015 ) onde integrei a equipa do Mickael Carreira.
Fico imensamente feliz por ter visitado a minha cidade e ter saido de cá de coração cheio .
Um enorme abraço e espero reencontrá-lo em breve
Rúben Rodrigues
É impressionante aquilo que perdemos por culpa de nos enfiarmos nos hipermercados! Ficaram-me os olhos nas postas de raia!
Obrigado Célia pelas suas palavras. Um beijo
So fã de azulejos e ou mercado tem lindos e maravilhoso a nossa cultura o nos país
Obrigado Claudia pelo seu comentário. Um beijo
Adoro as fotos do mercado do livramento em Setúbal, adoro azulejo pintado à mão, um monumento digno de ser visitado, adoro o Manuel Luís Goucha, quando posso vejo sempre o programa “Você na TV”, beijos para o Goucha/Rui e também para os bichos dele, que eu também adoro animais.
Obrigado Anabela pelas suas gentis palavras.
Um beijo