No Mercado do Livramento

foto1

foto2

Gosto de mercados, pelo seu bulício e por tudo quanto nele se transacciona. Neste é o peixe fresco que reina, ou não fosse Setúbal cidade de pescadores, para além dos que são sempre lembrados quando aqui chegamos: Bocage, homem das letras, Luíza Todi, senhora do canto, aclamada internacionalmente, até na corte de Catarina da Rússia. O peixe ainda traz o hálito puro das águas e é ali amanhado, com desvelo, por mulheres gastas pela vida. Escorrem salmoura e palavras de carinho que recebo grato, meio estonteado por perceber que as faço felizes com tão pouco.

Este é do Livramento, diz-se por ali ter passado ribeira do mesmo nome e foi inaugurado em 1930, onde antes havia estado um outro, de 1876, entretanto encerrado por caduquice. Impõe-se pela sua fachada “art deco” e pela ampla galeria com colunas em ferro fundido e belíssimos painéis de azulejos, representando cenas ligadas à pesca, à agricultura e à vida quotidiana dos setubalenses. Quantos ali mercam, da vendedeira de flores ao magarefe, vêem-se representados nas felizes esculturas de Augusto Cid que pontuam o corredor central.

Há rampas permitindo uma maior acessibilidade para quem se sinta limitado, mas se julga que tal tem a ver com uma lei de oitenta que obrigava os espaços públicos a tais cuidados, desengane-se que aquelas são mais antigas e eram usadas para que os burros descarregassem os produtos tirados à terra. E já que estamos em maré de curiosidades lembremos que foi ali, no Mercado do Livramento que decorreram as gravações das hilárias cenas, entre a “Tina” e o “Joni”, da novela “Mar Salgado”.

Em indo a Setúbal não deixe de entrar neste mercado prenhe de risos e dichotes, apesar de ali muitos gemerem com a carestia da vida.

foto3

foto4

foto5

foto6

foto7

foto8

foto9

foto10

foto11

foto12

foto13

foto14

foto15

foto16

foto17

foto18G

foto19

foto20

10 comentários a “No Mercado do Livramento

  1. Liliana Páscoa

    Dá gosto vir da capital, ao fim de semana a casa dos pais, e ter sempre as iguarias deste nosso mercado. Sempre que posso, ao sabádo, é o local das compras.

    Curiosamente o meu pai vi-o por Setúbal, e comentamos que deveria ser um episódio do Masterchef Kids. Parabéns pelo progama, pela sua brilhante carreira e Obrigada por divulgar Setúbal.

    Responder
  2. Graça Maria dos Santos Baptista

    Há muitos anos que não entro no mercado do Livramento mas costumava ir lá todas as semanas quando morava em Setúbal e a minha mãe era viva. Ainda o mercado não tinha sido alvo das melhorias e mesmo assim eu adorava lá ir.
    Revi-o na novela “Mar Salgado”, é um mercado lindíssimo!

    Responder
  3. Rúben Rodrigues

    Bem , é de louvar todo o trabalho do Manuel Luís! Conheço-o desde 2009 , ano em que entrei no programa n’Uma Canção Para Ti, apresentado por si e pela Júlia Pinheiro . Participei , também , nesta última temporada do The Voice Portugal ( 2015 ) onde integrei a equipa do Mickael Carreira.
    Fico imensamente feliz por ter visitado a minha cidade e ter saido de cá de coração cheio .
    Um enorme abraço e espero reencontrá-lo em breve

    Rúben Rodrigues

    Responder
  4. ANABELA SIMÕES

    Adoro as fotos do mercado do livramento em Setúbal, adoro azulejo pintado à mão, um monumento digno de ser visitado, adoro o Manuel Luís Goucha, quando posso vejo sempre o programa “Você na TV”, beijos para o Goucha/Rui e também para os bichos dele, que eu também adoro animais.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *