PERNA DE PERU ASSADA EM FORNO DE LENHA

Golpeia-se a perna de peru. Coloca-se numa assadeira e rega-se com sumo de 1 bom limão.

Num almofariz, pisam-se 6 dentes de alho, descascados, com sal, pimenta preta moída na altura e tomilho-limão fresco. Junta-se 1 decilitro de azeite e mistura-se tudo bem, de modo a obter-se uma pasta com a qual se besunta toda a peça de carne. Leva-se a forno, pré-aquecido a 160ºC. À medida que vai assando, vai-se vendo se é necessário juntar um pouco mais de azeite.

A receita pode ser feita em qualquer tipo de forno.

fotografia-312

Gratinado de batata e esparregado de espinafres (para acompanhar a perna de peru)

Leva-se ao lume 7,5 decilitros de leite com ½ litro de natas e temperos de sal, pimenta preta moída na altura e noz moscada ralada. Juntam-se quatro dentes de alho descascados. Em levantando fervura, retira-se do lume e bate-se a mistura na liquidificadora, para triturar o alho. Descasca-se 1 quilo de batatas e cortam-se estas em rodelas muito finas, com a ajuda da mandolina. Num tabuleiro de levar ao forno, dispõem-se camadas alternadas de rodelas de batatas e de esparregado de grelos (do congelado). Rega-se com o molho de leite e natas e leva-se ao forno pré-aquecido a 180ºC. Quando as batatas estiverem macias, polvilha-se com queijo emmenthal ralado. Deixa-se gratinar.

fotografia-311

10 comentários a “PERNA DE PERU ASSADA EM FORNO DE LENHA

  1. Maria de lurdes loreti

    Sou de boa boca todas as receitas que tenho tirado e feito são deliciosas e muito fáceis de fazer e rápidas por isso adoro e quero dar os parabéns e pedir para nunca desistirem obrigado.

    Responder
  2. otelinda candeias

    Eu vou fazer esta receita pois nós cá em casa gostamos de peru assado só que eu faço como se fosse cabrito e fica óptimo.Mas a minha dica antes de temperar o perú coloco em água sal e bastante rodelas de limão

    Responder
  3. maria soledda dionisio pires

    Muito bom Manuel já anote e vou fazer gostei tanto da peça de carne como o acompanhamento deve ser delicioso só que não vou confeccionar em forno de lenha obrigada e bem haja e tudo de bom para si muitos beijinhos e bom apetite .:-)

    Responder

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>