São as especiarias o segredo da cozinha marroquina, e se umas vão com o peixe, outras vão com as carnes. A mistura de especiarias, usada com sabedoria, empresta a esta um sabor exótico e apelativo.
Estando em Marrakech, para a gravação do Masterchef, seria desperdício não aproveitar, uns minutos que fossem, para comprar dos bons cheiros para perfumar a cozinha que se faz cá em casa. Assim, enquanto os concorrentes se afadigavam na preparação das tajines e dos crepes que a prova exigia, fomos às compras, não nos quedando pela praça onde de tudo se vende ao turista mas sim embrenhando-nos no “souk”, bem acompanhados pelo chef Rachid Agouray, responsável pelos sabores marroquinos do Hotel La Mamounia e convidado especial deste programa. Na loja onde Rachid compra as especiarias para o hotel fizemos as nossas, com total garantia de qualidade e frescura, enquanto beberricámos chá verde perfumado de açafrão, que só não digo estar delicioso por não o apreciar com açúcar.
Coentros em pó, cominhos, pimenta preta em grão, cardamomo, curcuma, caril marroquino, harissa e “ras el hanout” (uma mistura de onze especiarias, nem mais uma, garante-me Rachid, muito apreciada no norte de África para o tempero de carnes, sobretudo de borrego) … vão continuar a perfumar algumas das receitas, cá de casa, que continuarei a partilhar consigo aqui e, ainda este ano, em livro.
Dado que sou a lambarices, não podia deixar de comprar casca de caneleira (são pedaços, grosseiros, da casca exterior da árvore da canela) e água de flor de laranjeira, e de rosas, para que os meus doces agradem em aroma e delicadeza.
Olá MLG bom dia. Pode dizer-me, por favor, o nome da loja(visto ser de confiança) onde comprou as especiarias? Obrigada e bom ano!!! Beijinhos.
Venho solicitar uma informação que talvez saibam, onde se pode adquirir artigos de decoração marroquinos aqui em Portugal?
Quem tiver essa informação pode enviar-me por email: anasilva.cristina@gmail.com
Sei que aqui não será o mais correto mas, gostaria que dentro das suas possibilidades de tempo, me respondesse na receita de Perna de Borrego no Forno publicada no ano passado. Obrigado
ola sr. manuel luís, gosto muito de ve lo a si e a cristina, sao dois apresentadores espetaculares, fantastiscos e muito divertidos. já que o sr. manuel gosta muito de viajar e pelas coisas que acompanho aqui pelo seu blog, aconselhava-o a ir visitar a India e de ver produtos e as especiarias que costumam a ver em muitas lojas e mercados, ou também pode ir pra zona de martim moniz que lá a varias lojas em que se vendem especiarias e é muito giro…claro digo isto porque so indiana e gosto muito de comida com especiarias dao sempre um sabor diferente a comida.
beijinhos e tudo de bom pra si e pra Cristina Ferreira
Mais uma vez obrigada Manel,por nos mostrar as coisas belas k vê,se fosse outro não estava para mostrar coisas k são pessoais,ninguém tem k saber por onde anda,o Sr é um exemplo para todos aqueles k não gostam de mostrar as coisas bonitas k veem.É bom para quem não possa viajar conhecer um pouco desse mundo.É um gentleman sempre cavalheiro.Merece td de bom.Um grnd abraço e um bom fim de semana com o Master e a Gala.
Manuel Luís,
Tem que visitar a Índia, mais propriamente Goa, e aí vai ficar fascinado com os mercados em que as especiarias são paletas de cores fortes e vibrantes.
É uma bela sugestão de férias. Obrigado.
Um beijo