O Monte

“Foi o Rui quem o encontrou e o namorou por dois anos. Eu sempre quis ter um monte de um branco lavado, debruado a azul ou ocre, tanto me fazia, que uma e outra são cores que definem a paisagem alentejana. Quando nele entrei pela primeira vez soube logo que aquele seria o meu chão. Havia muito a fazer, é certo, quase um ano de obras de recuperação, restauro e remodelação, mas a vibração da casa sentia-se, no salão que outrora se rasgara ao convívio, na lareira que já ofereceu aconchego, no forno do pão e das benzeduras… Levantaram-se alçados, fizeram-se portas novas, tal e qual as velhas atacadas do bicho, construiu-se uma cozinha de raiz, para acalmar os apetites, devolvendo-se, assim, à chaminé, da casa do jantar, a dignidade perdida. Onde antes era uma sacrílega kitchnette há-de voltar a crepitar o fogo do azinho e do afecto. Madeiras, casquinhas, tijoleiras, tudo se respeitou, conservando-se o original sempre que foi possível e procurando-se materiais que não o deslustrasse quando havia que fazer de novo. À volta perde-se a vista para lá do olival, imenso digo eu que nada tinha de meu, não sendo, porém, mais que um “sem terra” no gracejar de quantos, em redor, são senhores de infindáveis pastos. No meio do nada encontro tudo o que me aquieta: cheiros, sons, brisas suaves e até pela noite um dossel de estrelas me protege. Tenho andado tão contente que mal parece que há muito saí da infância!”

Este pequeno texto escrevi-o para a revista “Cristina” deste mês, falando da descoberta de um chão que sempre quis que fosse meu. Junto-lhe aqui algumas fotos de pormenores, já que sou pela cultura do detalhe. Por certo quereria ver o que lá vai dentro, mas, como compreenderá, se tudo lhe mostrasse eu ficaria vazio!

monte1

monte2

monte3

monte4

monte5

monte6

monte7

monte8

monte9

monte10

monte11

monte12

monte13

monte14

monte15

monte16

monte17

monte18

monte19

monte20

monte21

monte22

monte23

monte24

monte25

monte26

monte27

monte28

monte29

monte30

69 comentários a “O Monte

  1. cristina rodrigues

    Felicidades todo de Bom A minha tb é Alenjana Lindo Sitio Beijinhos p ambos

    Felicidades p ambos a minha mae tb é alentejana Apesar desde os 18 aqui em Lisboa Lindo Sitio

    Responder
  2. modesta

    30 de maio 2017

    dia dos bons vizinhos olá manuel e rui parabens tem um lindo monte e são ja uns alentejanos de genma parabens muita saude e anos de vida um abraço da vizinha ca da vila do cano e viva o alentejo

    Responder
  3. maria de lourdes alegria

    Através de uma pessoa amiga, soube deste pequeno (grande) paraíso. Como alentejana, dou-lhe os meus sinceros parabéns, está tudo tão lindo. E as cores do “nosso” alentejo são estas – azul e branco- e não essas cores que alguem inventou ser uso no alentejo.Bem haja. Os meus sinceros parabéns por divulgar este cantinho do nosso Portugal.

    Responder
  4. Margarida Oliveira

    Olá Manuel Luís, só há pouco tempo é que tomei conhecimento deste seu blogue e, resolvi dar uma espreitadela, gostei do que vi. Sou uma mulher que vive na cidade da Póvoa de Varzim, nascida em Moçambique no ano de 56, mas quando cheguei de África e, por ter familiares no Porto e Póvoa, vim naturalmente parar ao norte do país onde estavam as minhas raízes, mas tudo me pareceu muito pequeno, muito em cima umas coisas das outras, daí que quando conheci o Alentejo, adorei, pois pela sua vastidão, terra a perder de vista que se assemelha à vastidão africana, atrevo-me até a dizer que certas zonas alentejanas fazem-me lembrar a savana. Hoje em dia e, quando posso, faço pequenas escapadelas até ao Alentejo, ainda na passagem de ano, estive com uns amigos numa casa de Turismo perto do Marvão, uma casa muito simpática e gente muito acolhedora. Dou-lhe os parabéns por ter este seu refúgio no Alentejo. Aproveito também para lhe dizer, apesar de não o conhecer pessoalmente, simpatizo muito consigo, mas também com a sua colega de trabalho, fazem um par maravilhoso que diariamente contagiam com uma enorme alegria. Muito obrigada por existirem. Margarida Oliveira

    Responder
  5. Vicencia quintas

    Ola Manuel Luís sou uma grande faz do s.mas já tive o prazer de estar com o s. Pessoalmente em Monforte a onde Tejo a foto da capa do meu fecbook eu a a d. Maria e o manuel .mas graças a deu que tenho um grande amigo que e o p. Joanees e e seu também e por ele e que cheguei ao seu encontro,mas eue um grupo de amigas temos um desejo por se realizar e de irmos ao seu programa de televisão mas não sei como lá chegar.pois eu sou de uma aldeia muito bonita que e são Romão de ciladas que e uma freguesia do concelho de vila viçosa desejo lhe muito umas boas saidas de 2016 e boas entradas de 2017.beija meu grande amigo FAM Manuel

    Responder
  6. maria adelaide

    BOA NOITE MANUEL E RUI
    CADA VEZ GOSTO MAIS DA SUA CASA. ATÉ A MESA TOSCA É ADEQUADA. CADA RECANTO É UM SONHO!
    GOSTAVA DE VER A COZINHA!!! ACHO QUE DEVE SER UM PRIMOR DE BELEZA E BOM GOSTO!
    QUE TENHAM AMBOS MUITA SAÚDE PARA USUFRUÍREM DE TANTA BELEZA-
    DESEJO-LHE UMAS OTIMAS FÉRIAS (MERECIDAS), O MANUEL TEM FEITO UM TRABALHO ESGOTANTE.
    A SUA MÃE JÁ AÍ ESTÁ? GOSTOU DA ÁRVORE E DO PRESÉPIO?
    DESEJO~LHES UM FELIZ NATAL E QUE EM 2017, TODOS OS VOSSOS PROJETOS SEJAM REALIZADOS COM SAÚDE.
    ADOREI VER O RUI NA PASSARELE (LINDO HOMEM!)( AMBOS CLARO).

    UM GRANDE ABRAÇO
    MARIA ADELAIDE

    Responder
  7. Cristina Agapito

    Tal como eu adoro o Alentejo.
    Um dia também vou ter um monte no Alentejo…penso eu quando passeio por aquelas planícies.
    Obrigado e beijinhos.

    Responder
  8. Teresa

    So alguém que não conhece o ALENTEJO para dizer que ” á noite está escuro como breu”!! O Céu no Alentejo,é MARAVILHOSO!!! As Estrelas parecem Diamantes a Brilhar!!! Parabéns pelo bom gosto!!!

    Responder
  9. Sandra constantino

    Que lindas fotos….
    Parabens aos dois……demonstra como sempre em tudo o que faz muito bom gosto e transmite muita paz e tranquilidade…e o que se sente quando se ve as fotos.
    Que tenham muita saude para desfrutar deste paraiso.
    Bjokas
    Sandra

    Responder
  10. Paula Adão

    Olá Manuel Goucha,

    Deixo aqui a minha mensagem, por ser sobre O Monte, pois não sei como o contactar de outra forma.
    A minha mãe não me “larga” há vários meses, a dizer que quer oferecer-lhe um pavão branco, para os jardins do seu Monte. Nós temos 2, um branco e o normal, mas precisamos do espaço, ou seja da gaiola, onde o branco está. A minha mãe lembrou-se de lho oferecer, por ouvir o Manuel a falar com tanto carinho do seu Monte e dos seus animais. O pavão é um animal que pode andar há solta no jardim, é muito meigo e calmo. Se aceitar este presente, nós entregamos onde quiser.
    Um beijinho

    Responder
    1. MLG

      Obrigado Carla
      Agradeça por mim à sua mãe mas não posso aceitar. Há raposas no Alentejo e já me comeram as três fracas.
      Obrigado na mesma. Um beijo

      Responder
  11. LEONOR SANTO

    Por ver aqui sua bonita casa neste monte alentejano tenho um segredo para lhe contar…fomos passar uma semana ao Alentejo e andamos a conhecer todas essas vilas…e quando de visita a Monforte, meus pais sugeriram que fossemos ver sua casa no monte e, então lá fomos….ficamos abismados com o local onde a casa se insere mas para todos nós o belo horrível….belo porque se enquadra na paisagem tipicamente alentejana, com aqueles animais todos a pastar por ali com seus bezerrinhos e o horrível, a noite escura como breu, só as estrelas iluminam com sua débil luz aquele lugar tão tenebroso, sem viva alma por perto. Meus pais que já rondam os oitentas não se calaram toda a noite e todo o dia seguinte sempre a falar da mesma coisa… “como é que o Sr, Goucha quis ir viver para aquele ermo sem ninguém por perto…só espero que nunca lhe aconteça nada de mal e ele ali sozinho naquele fim de Mundo…Deus o proteja e o guarde…”
    Agora digo-lhe eu que eles estavam mesmo preocupados e falaram muitas vezes em si por causa da bendita casa do monte..que é deveras bonita..eu já quase adivinhava como ela seria e vou-lhe dizer que não andava muito longe daquilo que apresenta aqui nas fotos….que seja muito feliz na sua casinha do monte…..

    Responder
  12. JOSE VEIGA ANASTÁCÍO

    É A COISA MÁIS LINDA E SAUDAVEL É O CAMPO. CONFORME LHE PROVO NO LIVRO QUE TIVE O PRAZER DE LHE OFERFCER NO PROGAMA NO DIA 23 DE SETEMBRO AS MINHAS MEMORIAS E ALBUM DE RECORDAÇÓES O QUE MUITO LHE AGRADEÇO . OS MEUS PARABENS POR GOSTAR DE VIVER NO CAMPO

    Responder
  13. Anabela Simões

    O SONHO DO MANEL LUIS, É VERDADE, A PROVA VIVA, QUANDO QUEREMOS MUITO ALGO, E PENSAMOS MUITO, MAS TARDE OU MAIS CEDO, O SONHO TORNA-SE REAL, ADORO O MANEL, E UM SENHOR, COM S,s e H’s GRANDES.

    Responder
  14. Mª Fátima Matos

    Mais uma vez um bonito texto, de quem já nos habitou ao melhor, um verdadeiro SENHOR!
    Desejo-lhe uma vida longa, junto dos que mais ama, para poder desfrutar destes prazeres da vida.
    Bjs

    Responder
  15. Carla

    Manuel
    Me ha encantado cada rincozito del monte, es preciosoooooooooo!!!!!!
    Aos poucos vamos conhecendo o sonho tornado real, o ninho do amor, da vida.
    Adorei a cama, os lençois, tudoooo. As fotos estão mágnificas, aquela com a rega ligada faz um efeito espectacular. Parabéns ao fotógrafo acho que o vi no reflexo de um vidro hehe :).
    Sabe que me faz ter momentos felizes?
    Obrigado por estes momentos tão deliciosos, por esta energia positiva que transmite.
    ADOREI O TEXTO

    Abraço aos 2
    Carla

    Responder
  16. Maria Emília Cunha Lopes

    Não preciso dizer nada,td o k eu queria dizer já foi dito,faço minhas as palavras de tdas as Sras k as escreveram. Só digo k faz bem em não mostrar tudo a sua privacidade está em primeiro lugar. É td bonito,as buganvilias brancas e rosadas são lindas. Parabéns, continue sempre com essa felicidade estampada no rosto. Um abração grnd aos dois. Façam o favor de serem sempre Felizes

    Responder
  17. Maria Helena de Jesus

    Boa tarde Sr Manuel Luís Goucha,

    Muito obrigado, por nos mostrar a imensa beleza do seu amado paraíso.
    Continue assim, a mostrar sempre, um ar muito bem disposto porque contagia com a simpatia e delicadeza, que lhe é conhecida.

    Obrigado.

    Responder
  18. Paulinha Velez

    o sonho de uma vida,,,,podia ser o titulo!!!
    Mas apesar de concordar com todos os cometários que se tem feito ao Monte ,as fotos que são lindas,acho que ninguém o disse mas o Manuel Luis ficou com uma luz de felicidade que contagia tudo e todos.
    O Manuel já espalhava alegria,cultura,aprendemos sempre consigo,mas desde que tem o Monte está ainda mais lindo,,e não é só do bronze…. :) ,parecia impossivel mas aconteceu!!! Continue assim ,,feliz ,pois nós também ficamos a ganhar!
    Obrigado <3

    Responder
  19. Maria Santos

    Tem recantos maravilhosos, esse seu monte! Como é que não há-de andar com esse rosto de “menino feliz”?
    Um abraço para o Manel Luís e outro para o Rui

    Responder
  20. Maria Odete Canário

    Meu querido Manuel desejo muita saúdede para profitar deste sonho , está tudo muito bonito e muito bom gosto , que sejam muito felizes …Xi-coração para si , e para o Rui …….

    Responder
  21. Maria Clara Mata

    Adoro o Alentejo! Sou neta de alentejanos e tenho bons amigos, no Alentejo. Gosto do cheiro, das cores, das pessoas e do silêncio! Do que pude ver do seu monte, quer através da revista Cristina, quer através do seu blog, tenho adorado… Está com muito bom gosto! Entendo a sua satisfação e boa “excitação” sempre que descreve ou nos apresenta a sua casa e o seu novo espaço. Deve ter orgulho no que conseguiu é só lhe posso desejar as maiores felicidades! Desfrute do prazer, daquilo que lhe dá tanto prazer falar e mostrar. Está de parabéns Manuel Luís Goucha!

    Responder
  22. Isabel maria simoes nunes

    Gostei muito das fotos ainda tentei comprar a
    Revista mas nao consegui. Vaticino que o local e ideal para inspirar a escrita de um romance. Gosto da desenvoltura das descriçoes que faz ricas em pormenor. Felicidades para todos os projectos a que dedicar!

    Responder
  23. MARIA DA GRAÇA.

    OLA MANEL,ADOREI SABER QUE NESSE CANTINHO, O MANEL SE ESTA A SENTIR TAO FELIZ,INFELIZMENTE NUMCA FUI AO ALENTEJO,E UM SONHO QUE TENHO DE IR CONHEÇER UM POUCO DESSAS TERRAS ,ESPERO REALIZAR ESSE MEU SONHO. DE UM DIA PODER VIAJAR ,E VER ESSES CHAPARROS ESSES CAMPOS AMARELADOS PELO CALOR DO ALENTEJO ,E NAO PODERIA DEIXAR AQUI O MEU DESEJO DE CONHEÇER ESSA GENTE TAO ACOLHEDORA ,QUE SAO OS ALENTEJANOS,APROVEITE BEM ESSE TEMPO NESSA VOSSA CASA MARAVILHOSA,É LINDA POR FORA,NEM QUERO IMAGINAR O QUE SERA ELA POR DENTRO,BEIJINHOS DESTA SUA FA.MARIA DA GRAÇA,….. SOU DA POVOA DE VARZIM.

    Responder
  24. isabel Mil-Homens Póvoa

    Adorei! Foi pouco o que vi mas sei que de certeza o interior da casa trm todo o requinte do seu bom gosto, que já lhe é conhecido.Boa sorte para si e o seu companheiro.

    Responder
  25. Vânia Ribeiro

    Muitos, muitos, muitos parabéns pelo seu monte. Pelas poucas, mas já bastantes fotos que tenho visto dá para perceber que tem um aconchego alentejano lindíssimo, não esperaria outra coisa do Sr. Manuel Luís Goucha pelo seu bom gosto que sempre teve.
    Beijinhos, muitas felicidades e acima de tudo muita saúde.

    Responder
  26. Tatiana Mateus

    Sabe que eu gosto muito de si, nota-se que está feliz, e eu fico tão contente por isso. Da maneira incrivel como descreve a concretização de um sonho, se todos pensassem que os sonhos se tornam realidade era mais felizes. É tão mas tão lindo, o seu “monte” , é mesmo típico do alentejo, o promenor dos azuis, as fachadas, as coisas antigas. Sempre soube que tem um requinte enorme, um bom gosto interminavél , e isso refletiu-se em todas as escolhas que fez, e a sua herdade é a prova disso. Parece um espaço mágico alentejano. Eu espero que viva muitos e muitos anos para continuar a usufruir do seu sonho, que construiu com tanto suor e determinação! Pessoas como o Manuel ajudam me a não desistir daquilo que eu sonhei ou sonho , porque todos temos dons, só que algumas pessoas não descobrem qual é o delas, eu acho que todos temos o dom de sonhar mas nem todos acreditamos na realização dos mesmo. Parabéns mesmo! De coração que o Tio “Goucha” e SR Rui sejam muito felizes nessa sua herdade que transpira humildade ! Gosto muito de si
    Um beijinho

    Responder
  27. Maria Rosa Justino Martins e Martins

    Boa noite Manuel Luis!

    Não costumo fazer comentários sobre as suas publicações apenas assinalar um “gosto” ou um “adoro”, mas desta vez não pode deixar passar em branco mais esta publicação sobre o seu sonho de criança e que tem a ver com o meu querido Alentejo.
    Muito obrigada Manuel Luis por tratar tão bem do meu e agora nosso querido Alentejo.
    Se eu já era uma fã apaixonada por si (claro que no bom sentido da palavra), cada vez o serei mais.
    Desejo-lhe que seja sempre muito feliz no seu ninho de sonho e se possível sempre na companhia do Rui já que ele também esteve, está ligado ligado a esta realização pessoal.
    Sem o que querer incomodar mais, receba um apertado abraço bem como um grande beijinho acompanhados de toda a minha admiração, pela pessoa simples que é, bem como o profissionalismo que sempre lhe conheci.
    Mais uma vez bem haja pela defesa do Alentejo.

    Maria Rosa Martins

    Responder
  28. Maria de Lurdes Fidalgo Vilar

    Adoro a sua casa Manuel Luís, as fotografias parecem tiras de um profissional, mas pelo que vi foi o Manuel que as tirou… tenha muita saúde para goza-la mas o Rui!!! Sejam felizes

    Responder
    1. MLG

      Obrigado Maria de Lurdes pelo seu comentário.
      Todas as fotografias do blogue são tiradas por mim, à excepção daquelas em que estou. Gosto muito de fotografar.
      Um beijo

      Responder
  29. Marina Neves

    Olá Manuel Luís,sou uma grande fã sua.tenho uma prima que pertence às meninas da plateia,do programa você na tv…um beijinho à dupla Maravilha. Vocês são o máximo.

    Responder
  30. Sameiro Vieira

    Olá Manuel Luis! Boa noite
    Adorei ver as fotos são lindas e tudo com muito gosto . As flores são lindas alias tudo é lindo imagino o seu interior. Como diz concretizou o seu sonho …Parabéns e tenha agora tempo para desfrutar da sua linda quinta.
    Do coração lhe desejo tudo de bom hoje e sempre…
    Um grande abraço Manuel Luis e um beijinho até amanha ,aqui estarei a ver o seu ou o vosso…E o nosso programa <3

    Responder
  31. marta

    Adoro, adoro…TUDO!!!!
    Estou a ficar com o bichinho de conhecer melhor o Alentejo.
    Através das suas publicações no blog, das fotografias, dos textos…tudo está a despertar em mim a curiosidade de visitar o “nosso” Alentejo.
    Continue sempre assim, acho-o um ser humano magnifico.
    Beijinhos

    Responder
  32. Rosa Manuela Santos

    Muito bonito ,o bom gosto prevalece ,mas mais bonito ainda é esse jeito que tem para escrever ….. Adoro os seus escritos …… boa sorte com esse chão …..

    Responder
  33. betty machado

    Parabéns está lindo ,eu passei uns dias mo monte Araújo mesmo muito mais humilde ,é realmente muito bom para se apercebermos de todos os barulhos da natureza .como diz os dias são mais longos as estrelas diferentes, e conseguimos ouvir o silêncio .boa sorte seja feliz

    Responder
  34. Manuela Pedro

    Adoro, o máximo um bom gosto de cortar a respiração!!!! :) gosto MUITO de si!!! :) este blog é o melhor do mundo p mim!!! A seguir o da Cristina é claro!!!! :):) Tudo de boooom!!!! beijinho do coração

    Responder
  35. maria

    Parabéns, pelo monte, pelo bom companheiro que deve ser o Rui, pelo verde do jardim e pelo silencio que se pressente, pelo gosto por pormenores que alegram a alma, pelas coisas genuínas a que dá tanto apreço, por tudo o que tem de bom, se tem… é porque merece!

    Responder
  36. Antônia Ramalho

    Olá Manel, também vivo num monte que não tem graça nenhuma , quando olho estas fotos que gentilmente partilhou comigo e com quantos milhares acedem ao seu blog, fico encantada e sem palavras. Fiquei maravilhada com o que vi e desejo do fundo do coração que tenham muitos anos de vida para poderem usufruir desse paraíso. Beijinho com carinho

    Responder
  37. Ana Simão

    Manel o seu monte mesmo exterior pensando e tendo a certeza que o seu interior estara igualmente muito mas muito bonuto de bom gosto enorme respeitando a sua traça alentejana que Deus lhe dê um infinito de saúde para viver esse sítio maravilhoso beijinhos para os dois

    Responder
  38. Maria Helena Ferreira

    Obrigada por nos mostrar esses lindos pormenores da sua casa alentejana Manuel.
    Serei sempre apaixonada pelo Alentejo apesar de ter vindo para Lisboa bem pequenina.
    Um abraço

    Maria Helena

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *