O MEU BOLO-REI

20131201-155547.jpg

Fácil de preparar e com o sabor do que é caseiro. Cá em casa o bolo-rei faz-se assim:

500 gr. de farinha preparada Nacional para pão Brioche
4 colheres (sopa) de açúcar em pó
1 cálice de vinho do Porto
1 colher (chá) rasa de canela em pó
2,3 dl. de água morna
frutos secos (pinhões, amêndoas laminadas, passas e nozes)
frutos cristalizados em cubinhos
gema de ovo batida.

Junte na batedeira a farinha com o açúcar em pó, o vinho do Porto, a canela e a água morna. Deixe misturar muito bem.
Tape a tigela onde bateu os ingredientes e deixe levedar a massa por uns 60 minutos, até dobrar de volume, em local tépido.
Na mesa da cozinha polvilhada de farinha coloque a massa.
Junte-lhe os frutos secos e cristalizados. Amasse de modo a incorporar os frutos.
Molde a massa em forma de bolo-rei. Pincele a superfície do bolo com gema batida e decore com frutos secos e cristalizados e montinhos de açúcar em pó. Passe a massa para um tabuleiro e deixe repousar por uns vinte minutos, em local tépido.
Pré-aqueça o seu forno a 180C.
Leve ao forno e deixe cozer, durante aproximadamente 35 minutos (atenção que este tempo varia consoante o forno).

20131201-160039.jpg

78 comentários a “O MEU BOLO-REI

  1. Fátima

    Boa noite! Fiz este bolo rei hoje e a massa ficou bastante “peganhenta” e agarrava-se muito às mãos. Portanto tive de pôr um pouco mais de farinha e não gostei do resultado. Alguém sabe porque é que me aconteceu isso, já que li várias opiniões e gostaram?

    Responder
  2. Joana

    Boa tarde, Sr. Manuel Goucha,

    Gosto muito do seu programa e desde pequena que acompanho as suas receitas.
    Muitos parabéns pela pessoa que é.
    Sr. Goucha, no ano passado fiz a receita do seu bolo-rei e ficou uma delicia.
    Este ano queria repetir, mas como não tenho encontrado a Farinha Nacional preparada para Pão de Brioche, contactei a empresa que me informou que essa farinha saiu do mercado.
    Que outra farinha poderei utilizar para o mesmo efeito?

    Muito obrigada pela atenção,
    Com os melhores cumprimentos,
    Joana

    Responder
  3. Olívia Rocha

    Boa noite,
    Hoje véspera de Reis, resolvi fazer um bolo rei. Fiz uma pesquisa para escolher a receita e optei pela Vossa receita, com a farinha para Brioche preparada para máquina de pão. Seleccionei o programa para amassar e levedar e cozer no forno.
    Quando retirei a massa da forma da máquina do pão, senti-a ainda mole. Acrescentei alguma farinha para permitir acrescentar as frutas e formar a coroa e continuei a seguir a receita.
    Ficou delicioso e bonito.
    Bem hajam pela Vossa partilha
    Olívia Rocha

    Responder
    1. Carlos

      Bom dia! Ja experimentei o bolo-rei. Tenho a dizer que ficou excelente 😉 . Para as pessoas que dizem que ficou mole acrescento que isso tem a ver com a quantidade de farinha. Quando se faz massa tem que se olhar e “sentir” o que se esta a fazer. Resumindo: Se vemos que esta um pouco mole ou muito liquida..basta adicionar um pouco mais de farinha ate obter a consistencia pretendida. Se entenderem necessario podem colocar tambem uma pitadinha de fermento. (cuidado com a quantidade…eu disse “pitadinha”) Resulta num bolo mais fofo.

      Beijinhos e abraços a distribuir por todos 😉 BOM NATAL!!!

      Responder
  4. Paula Monteiro

    Boa tarde Manuel Luis.

    Adorei a receita 😉 acabo de fazer uma bôla de queijo e fumeiro( que por acaso até ficou deliciosa ) e a vontade de fazer um bolo Rei apoderou-se de mim, vim fazer uma pesquisa e o que aparece, Bolo rei do Cabaré do Goucha, uma receita simples, aspecto fantástico e com certeza um sabor maravilhoso. Não quero outra, esta semana vou fazer e depois digo como correu.
    Continue a ser como é. Obrigada. :) :)

    Responder
  5. Ana Cristina

    Boa tarde MLG, eu tentei fazer este bolo, utilizei todos os ingredientes mas, a massa não cresceu e ficou mole! Não a consegui trabalhar!
    Tendo em conta a sua experiência, o que acha que poderei ter feito mal?

    Obrigada desde já pela atenção dispensada.

    Responder
  6. Rafaela

    sou sua fã GOUCHA! no meu horário escolar quando há tempinho vejo-o a si e à CRISTINA! gosto muito de vocês são as companhias de todas as manhãs! A minha avó e a minha mãe também são suas fãs… um dia destes ainda vamos ao programa! BEIJOS cá do norte… :)

    Responder
  7. Fatima dos Santos

    Ola Manuel goucha e um prazer poder deixar uma mensagem para um homem tao especial sou imigrante em jersey u.k.so tenho pena nao poder ver o programa teu e da Cristina outra figura lindissima que gosto muito os dois juntos sao do melhor que a tvi tem continuem assim beijos adoro-vos

    Responder
  8. Samuel Rocha

    Manuel Luìs gocha como bom cozinheiro receitas ótimas e um dos melhores a apresentadores ao nível mundial que não ha melhor na TVI continua assim a minha mãe não para de ver o vosso programa

    Responder
  9. Gabriela Cabral

    Boa tarde Sr. Manuel Luís.
    Experimentei esta sua receita e a massa ficou muito saborosa mas, mole de tal forma que foi impossível fazer em feitio de bolo rei.
    Em que posso ter errado?
    Obrigada.

    Responder
  10. Sandra Monteiro

    Olá Manuel Luís, gostei muito da receita,no entanto precisava de uma ajudinha sua. No próximo dia 6 vou fazer uma actividade com os meninos da escola do meu filho, vou lá contar a história do bolo rei e fazer bolinhos com eles.
    Esta receita seria a ideal, uma vez que não é tão difícil para amassar. Agora tenho um problema, isto será para fazer vários bolos pequenos, provavelmente cerca de 30. Precisava saber a sua receita dá para um bolo com que peso aproximadamente? E a quantidade de frutas cristalizadas, tem uma ideia aproximada? Como deve imaginar todos os ingredientes tem de se comprar para corra tudo bem…

    Agradecida pelo tempo dispensado.
    Melhores cumprimentos e umas boas entradas…
    Sandra Monteiro

    Responder
  11. Antonieta Fagundes

    Nós aqui na ilha terceira também comemos bolo rei, mas o tradicional é o bolo de natal que leva muitas mais coisas e para mim muito mais gostoso, mas obrigada por partilhar a sua receita

    Responder
  12. Mara Carina Simoes

    Boa tarde Manuel Luis deseijo lhe um dia muito feliz com muita saude e alegria na companhia de quem mais gosta . Mais uma vez muitos parabens .Beijinhos e resto de um dia muito feliz e sem esquecer tambem um bom natal e um feliz ano de 2014 cheio de coisas boas .

    Responder
    1. Fatima Franco

      Parabéns Sr. Manuel Luís Goucha… já tive o prazer de ir ao seu programa na RTP fazer uma receita porque o admiro como pessoa que é, elegante, educado e como apresentador… bem humorado, consciente… um bom filho… um fiel amante… (na minha opinião)… e a minha televisão está sempre na TVI por causa de si… e da sua Cristina… hoje é um dia especial para si… Parabéns de coração… ao apresentador… ao homem… ao tão bom cozinheiro,,,, continue assim e sempre melhor…. ah um dia também gostaria de cumprimentá-lo como presidente de uma câmara, porque acho que tem perfil para isso… beijos e felicidades, principalmente hoje… Feliz Natal, Feliz Aniversário e bom 2014… beijos fátima franco.

      Responder
  13. andreia sousa

    Ja fiz a receita com todas as medidas que da e sinceramente nao levedou, e nao e por/ser farinha diferente pois usei a da nacional que tem farinhas optimas para bolos
    Obrigada

    Responder
    1. Céu Cunha

      Bom dia, a farinha que o Goucha diz é FARINHA PARA PÃO BIOCHE, É A FARINHA JÁ PREPARADA PARA FAZER PÃO NA MÁQUINA, JÁ TEM FERMENTO, se comprou uma farinha Nacional normal sem colocar fermento de padeiro é claro que a massa não cresce.

      Responder
  14. Ricardo

    Bom dia,

    Qual a quantidade ideal de frutos secos e de frutos cristalizados para se usar, é que na receita não especifica a quantidade.

    Cumprimentos.

    Responder
  15. Maria Albertina Franco Baptista

    Experimentei o bolo rei, mas a massa não levedou no tempo de repouso; no entanto cresceu no forno e está bonito a arrefecer…
    Obrigada

    Responder
  16. Dilma Laranja Pontes

    ….a massa nao levedou :( mesmo num local tepido :(
    usei farinha para brioche da Branca de Nave, nao encontrei da Nacional….fará diferença????

    Responder
    1. Mlg

      Claro que tem que usar a farinha preparada da Nacional. A receita foi feita com essa farinha. E já houve pessoas que assim fizeram e com os mesmos resultados. Um beijo.

      Responder
  17. Ana Cristina Custódio

    Olá Manuel Luís. Andava há anos para fazer bolo rei, mas todas as receitas me pareciam trabalhosas e, por isso fui adiando a tarefa. Há dias vi a sua receita e decidi fazê-la. Foi hoje que o fiz e saiu lindamente. Dou-lhe os meus parabéns. A massa é deliciosa. Toda a família gostou. Vou voltar a fazê-lo para a consoada.. Beijinhos e bom Natal.

    Responder
  18. isabel moreira

    Ola Manuel Luis, nunca fiz bolo rei cá em casa por achar uma receita muito difícil. Mas esta vou fazer! Tenho duas duvidas a farinha pode ser branca de neve para pão brioche? quando o Manuel diz deixar repousar num lugar tépido, posso colocar a onde por exemplo?
    beijinhos,obrigada.

    Responder
    1. Mlg

      A receita foi feita com farinha Nacional preparada para pão de brioche. Não me parece que o resultado seja o mesmo com outra farinha. Local tépido pode ser a sua cozinha desde que não esteja com uma temperatura baixa.

      Responder
  19. Luisa Barreiro

    Olá Goucha boa tarde.Diga-me uma coisa por favor se puder.Eu estou a viver em Inglaterra e gostava muito de fazer o seu bolo rei,mas não encontro essa farinha para brioche,será que serve outra qualquer?Se sim,qual é que me aconselha,e tenho de juntar mais alguns ingredientes se for outra farinha?Desde já obrigada e beijinhos

    Responder
      1. Noemia de Macedo

        Moro no Brasil, todos os anos faço o tradicional Bolo Rei, mas me interessei por esta receita.
        Gostaria que me informa-se se não é possível fazer com farinha especial (boa) e colocar fermento para pães. Se sim, qual a quantidade?
        Sigo as suas receitas.
        Abraço
        Noémia

        Responder
  20. Isabel Anes Tomaz

    Olá, Manuel.
    Não sei do que gosto mais…se do bolo… se da coroa…Estava a brincar.
    Bem esta receita é super fácil, acho que vou experimentar.
    OBRIGADA por partilhar connosco.
    Beijocas.;)

    Responder
  21. Dilma Laranja Pontes

    Nunca utilizei esta farinha, será que dispensa o habitual fermento padeiro???? e ovos???? nao leva????
    Agradeço esclarecimento

    Grata

    Dilma

    Responder
  22. Berta Veiga

    e não é que umas das receitas que sempre me assustaram pela voltas que dá,o Manel chega a aqui e pimbas!reduz a receita e mostra o resultado?ok,ok…fácil e bonito.Vou fazer!finalmente fiquei rendida a fazer bolo rei.Obrigada. :)

    Responder
  23. Isabel Castro

    Boa noite Manuel Luis,
    nunca fiz Bolo Rei , este ano vou experimentar esta receita, que me parece deliciosa 😉
    Obrigado por ter partilhado.
    Boa semana
    Beijinho

    Responder
  24. Claudia Sousa

    Boa Noite … Estou em Inglaerra e farta de Bolo Rei congelado e como tenho algum jeito para estas coisas, decidi aventurar-me este ano a fazer um Bolo Rei. Tenho andado a ver receitas deste doce tao tradicional Portugues e ha muitas diferentes … decidi vir ver a sua e reparei que a receita nao leva ovos na massa do bolo, ao contrario do que tenho visto ate agora … Sera que o resultado e muito diferente das receitas que levam ovos? … Um abraco enorme com muito carinho daqui de Terras de Sua Majestade!

    Responder
    1. Luisa Barreiro

      Olá Goucha boa tarde.Diga-me uma coisa por favor se puder.Eu estou a viver em Inglaterra e gostava muito de fazer o seu bolo rei,mas não encontro essa farinha para brioche,será que serve outra qualquer?Se sim,qual é que me aconselha,e tenho de juntar mais alguns ingredientes se for outra farinha?Desde já obrigada e beijinhos

      Responder
  25. Lucia

    Boa noite Manuel Luís Goucha então a massa do bolo rei não leva ovos?
    Aguarde resposta se fizer o favor e se tiver alguns minutos para perder comigo e me responder.
    Um abraço

    Responder
  26. Telma

    Que decepção Goucha… Agora é um principiante na cozinha?? Uma receita sua onde nos ingredientes apresenta uma farinha preparada para brioche?! Assim não vale! Fico a espera de uma receita sua de Bolo-Rei, mas uma receita a sério!

    Responder
    1. Mlg

      Neste blogue e sequentemente no livro de receitas que sairá no próximo ano, publico as receitas cá de casa, simples mas sobriamente delicadas, usando produtos fáceis de obter. Porque não usar uma farinha preparada, acrescentando o nosso toque, para fazer uma receita de um bolo que a maioria compra já feito?. Um beijo

      Responder
      1. HO

        Parabéns!! O Sr. Goucha fez as minhas festas de Natal serem muito mais o convívio do que a confecção dos Bolos Reis (para mim, para o meu pai, para os meus vizinhos, que passam o ano a baterem-me à porta e a dar produtos fresquinhos da sua horta). O meu muito obrigada. Um beijinho.

        Responder
  27. Ana Silva

    Ola Manel Luis,
    O seu bolo rei tem um aspecto delicioso, ca em casa tambem se faz toodos os anos o bolo rei, e por isso me despertou interesse em ler a sua receita, mas sera que nao houve uma falha??…achei estranho nao incluir ovos nem fermento…ou sera que a farinha ja tem fermento? e os ovos?
    beijinhos

    Responder
  28. Mélanie

    Boa noite… Ora ca esta uma receita muito facil de fazer… Vou faze.lo para relembrar as boas coisas portugueses que tanta saudades nos dao… Nos ca em franca Nao ha bolo rei..ha a galette que e muito bom tambem…mas eh sempre bom fazer as nossas receitas… Beijinho grande gosto muito de si..e da Cristina tambem…adoro a vossa personalidade…a vossa forma de estar..

    Responder
  29. BOA TARDE LUIS MANUEL, GOSTO MUITO DE SI E DA CRISTINA FAZEM UM PARA INAGUALAVEL TODOS OS DIAS VOS VEJO SÃO BONS MOMENTOS E AGORA COMECEI A VER AS SUAS RECEITAS NO CABARÉ E ESTE BOLO REI DEVE SER DELICIOSO VOU TENTAR FAZER EMBORA A SAÚDE ME APOQUENTE E

    GOSTO DE SI

    Responder
    1. BOA TARDE LUIS MANUEL, GOSTO MUITO DE SI E DA CRISTINA FAZEM UM PARA INAGUALAVEL TODOS OS DIAS VOS VEJO SÃO BONS MOMENTOS E AGORA COMECEI A VER AS SUAS RECEITAS NO CABARÉ E ESTE BOLO REI DEVE SER DELICIOSO VOU TENTAR FAZER EMBORA A SAÚDE ME APOQUENTE E

      AS SUAS RECEITAS SÃO PARA MIM MÁGICAS GOSTO DE VOÇÊ (.EU JÁ SOU VELHOTA 75 ANOS)

      Responder

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *