Natal no monte

Há gestos que se repetem quando Dezembro está para chegar, como o de fazer o presépio e a árvore de Natal que até pode não ser um pinheiro, já que gosto sempre de variar. Este ano passarei o Natal no monte, por ser o primeiro naquele pedaço de chão alentejano, por isso quis um presépio quase tradicional e digo quase porque apesar de ter dispensado as figuras em resina que já usei em anos anteriores e de ter optado por outras em barro, estas não serão propriamente as mais toscas, como as da minha infância, que era essa a ideia inicial, talvez por achar que as que hoje em dia se fazem são autênticos monos. Optei então por outras, de cores menos exuberantes mas de pintura mais cuidada, feitas pelos artesãos de Barcelos. Ir à capital do artesanato estava fora de questão, pela falta de oportunidade, felizmente soube de Maria Dália, encantadora vendedeira com estaminé montado no Largo da antiga feira de Santarém, entre meados de novembro e a véspera natalina. Todos os anos recebe a bonecada de Barcelos “às carradas”, fora o que ainda tem de outros natais, nalguns casos coisas bem antigas, já que isto de vender para o presépio começou há muito, com o falecido pai.

presepio1

presepio2

presepio3

Esvaziado o oratório havia que montar a estrutura onde assentasse a representação da Natividade. Fi-lo da forma mais rudimentar possível, com caixas vazias e papel de embrulho castanho, este como que a fazer de conta que é terra ou pedra. Depois vesti a cena com musgo de duas tonalidades,sintético tal como a areia, e palha, antes de distribuir as figuras adoradoras do Menino. Levou oito horas a fazer, mas gosto do resultado final.

presepio4

presepio5

presepio6

presepio7

presepio8

Quanto à árvore de Natal achei que, este ano, fazia todo o sentido um ramo grande de oliveira, que é coisa que não falta na herdade depois da limpeza das árvores. Escolhido o que achei mais apropriado, foi enterrá-lo num vaso, junto à lareira da sala onde haveremos de consoar. Quis este ano uma árvore quase depurada, por isso optei por bolas e enfeites, todos eles, em vidro. Este género de decoração, penso aliás também usar na mesa da festa (já a tenho “na mona”), como que a prolongar o tema que escolhi para a casa de jantar. Que acha?

arvore1

arvore2

arvore3

arvore4

arvore5

arvore6

arvore7

arvore8

arvore9

66 comentários a “Natal no monte

  1. maria silva

    Lindos, presépio, árvore e mesa…
    Agradeça a Deus tamanha criatividade, sem exageros natalinos. Tudo é sonho, tudo encanta, tudo é magia…
    Feliz Natal para todos os presentes.
    Adoro-o cada vez mais.Que orquesta perfeita…Parabéns e

    Responder
  2. MARIA ADELAIDE

    BOA NOITE MANUEL LUÍS
    OUVI A SUA RESPOSTA À “SRA” QUE LHE DISSE QUE SÓ FAZIA PALHAÇADAS. SABE O QUE DEVIA TER ACRESCENTADO? . “OS CÃES LADRAM, MAS A CARAVANA PASSA” SÃO PESSOAS MENORES, INCOMODA-AS
    O ÊXITO DOS OUTROS. CONTINUE MANUEL! SER VERSÁTIL É UMA QUALIDADE QUE NEM TODOS TÊM!
    TODOS OS DIAS VENHO ESPREITAR O SEU PRESÉPIO E A ÁRVORE, É LINDO. HÁ SEMPRE UM PORMENOR QUE NÃO TINHA VISTO ANTES .É CONTEMPLATIVO!
    A SUA MÃE JÁ ESTÁ NO ALENTEJO? ELA VAI ADORAR TUDO.
    UM ABRAÇO PARA SI , PARA A CRISTINA E RUI
    MARIA ADELAIDE

    Responder
  3. Ivone Lopes

    É a primeira vez que lhe escrevo, desculpe o atrevimento, tenho muita admiração por si, já privei consigo, no tempo em que o Sr. Manuel Luis ia à RTP na 5 de Outubro eu estava na Recepção como Segurança, tenho um livro de receitas de Doces assinado por si que muito agradeço, já se passaram 32 anos (a partir de 1984 /1998) foi o tempo que trabalhei p/RTP. Gostava de lhe pedir um favor, dava-me o previlégio de ser sua amiga no Facebook? Tenho visto o seu blog e gosto bastante. A sua Árvore de Natal e o Presépio estão espetaculares. Peço desculpa por ter escrito tanto, obrigada muito sucesso na sua vida.

    Responder
  4. Manuela Pedro

    Não encontro mais palavras, só consigo dizer ” tudo tão aconchegante e contagiante” !!! Goucha gosto MT de si ❤ desejo-lhe o melhor do mundo!!! Beijinhos

    Responder
  5. MARIA DE FÁTIMA PEREIRA MESQUITA

    Parabéns Manuel Luís. Adoro fotografia e gosto muito de ver as que vai tirando aí no monte e não só. Como sempre, faz-me bem ler o que escreve e partilha connosco. Obrigada e parabéns por tudo!

    Responder
  6. Maria Pires

    Manuel Luis , O vosso PRESÉPIO e ÁRVORE estão maravilhosos , mas só podiam .
    Tendo em conta a PESSOA que é , tinham que ser tradicionais , naturais , harmoniosos e com muita alegria .
    Bem Haja pela partilha ….
    Um forte abraço de uma pessoa que muito O admira ….

    PS, Gosto muito dos seus pendentes da árvore , sera que me pode dizer onde os posso encontrar , por favor ???

    Responder
  7. MARIA ADELAIDEadelaidemartires@gmail.com

    BOA NOITE MANUEL LUÍS

    ADORO O PRESÉPIO, COMO ERA DE ESPERAR O BOM GOSTO IMPERA!
    A ÁRVORE DE NATAL TRANSMITE PUREZA! ORIGINAL, DE MUITO BOM GOSTO!
    A SUA MÃE VAI ADORAR!
    SAÚDE PARA TODOS,ATÉ BREVE

    MARIA ADELAIDE

    Responder
  8. Maria do Carmo Rocha

    Manuel Luís, tudo está perfeito como não podia deixar de ser, com muito gosto, lindíssimo. Desejo-lhes um Natal muito feliz, nesse lugar tão especial e tão bonito. Adoro o Alentejo. Beijinho

    Responder
  9. Paula Francisca

    Gosto…gosto muito de cada detalhe do presépio (destes jamais terei na minha colecção :-( ..) mas aprecio também árvore. .uma alegoria de si mesmo, atrevo.me a dizer… aí no seu monte há de querer estar tão despido de ornamentos quanto o ramo escolhido. ..aí quererá ser apenas o Manuel Luís e nada mais. ..nem o apresentador nem outra coisa qualquer. ..apenas o Manuel. ..Mas mesmo assim transparecerao marcas da imagem que passa enquanto produto de televisão. ..como o vidro que ornamenta a árvore. ..porque em televisão, mesmo sendo um produto.. é verdadeiro e genuíno. … O Manuel Luís é como a árvore que escolheu neste natal…. Não será abuso perguntar. .. concorda comigo. ? Bem haja por cada partilha do que é connosco. .. tal como o Manuel gosto de gente que me acrescenta e, mesmo à distância, o Manuel consegue acrescentar tanto à vida de tantos. .. Bom Natal e um “monte repleto de luz” sempre.

    Responder
  10. Carlos Castro

    Olá Goucha,
    Adorei a sua decoração de Natal, sempre a surpreender! :-)
    Hoje falei de si lá no meu cantinho, de resto, uma singela homenagem ao homem profissional que todos os dias nos presenteia com o seu saber! Quis focar-me na sua imitação da Rosinha, mas a escrita fluiu e acabou com palavras sinceras direccionadas a si em jeito de homenagem!
    Um abraço e continue assim, único, uma inspiração!
    Carlos

    Responder
  11. maria rosa justino martins e martins

    Boa noite Manuel Goucha!
    Que presépio maravilhoso, aliás saído das suas mãos só podia ser esta beleza.
    Que tenha um Santo e Feliz Natal junto de que mais ama, e seja sempre como é um Homem com H grande.
    A Árvore também está muito original e bela.
    Beijinho com muito respeito pela sua pessoa.
    Maria Rosa Martins

    Responder
  12. Beni

    Olá Manuel, o presépio está muito bonito, as figuras são realmente mais bem feitas do que as habituais e o móvel/oratório também enquadra na perfeição todo o cenário, parabéns pelo seu enorme bom gosto. Já a árvore de Natal, está um pouco minimalista para o meu gosto mas percebo que o foco está no presépio. Beijinhos e que o Natal no monte seja bem amado por todos os que o acompanharem.

    Responder
    1. MLG

      Obrigado Beni. O minimalismo da árvore será complementado com a decoração que pensei para a mesa da consoada. Depois mostro a mesa da ceia de Natal. Feliz Natal.

      Responder
  13. Maria Ana

    Este seu presépio fez me lembrar quando era pequena e fazia-mos em minha casa íamos ao musgo aos campos com muito frio nas mãos, sim porque eu também sou alentejana, um Bom Natal.

    Responder
  14. Fatima Guilherme

    Parabéns Manuel Luís,o presépio está lindo ,faz-me lembrar a minha infância onde não podia faltar um grande presépio com musgo,gruta ou cabana e o pinheiro verdadeiro.Como nao podia deixar de ser com o seu gosto pessoal que eu muito aprecio , a arvore está espetacular e muito personalizada.Adoro!Fico à espera da decoração da mesa.Um grande beijinho e bem haja Manuel é uma grande nspiraçao.

    Responder
  15. Sandra constantino

    Simplesmente perfeito, de muito bom gosto….como alias tudo o que faz, faz bem…..
    Que desfrutem os dois desta bela epoca natalicia no monte…
    Beijokas para si, rui e para a bela cristina…
    Sandra

    Responder
  16. lete faisca

    Lindo,que importância têm a aparência despudorada,se está cheio o coração de quem idealizou??? que seja uma noite cheia de paz e muita alegria,bjs

    Responder
  17. Carla

    Manuel
    Ficou lindo o presépio, grande trabalho penso que o Rui também deve ter participado, parabéns aos 2.
    A árvore original, mas sou sincera gosto mais da árvore que fazia em Fontanelas, colorida, alegre, de sonho.

    Abrazo
    Carla

    Responder
  18. Andreia Costa

    Bom dia! Sr Manuel o seu Presépio está encantador! Parabéns! A árvore de Natal está um espanto! Tão diferente mas tão bonita! Que este primeiro Natal no seu Monte seja recheado de sorrisos e afectos!

    Responder
  19. Ana Cristina Moreira

    Perfeito! Adorei a simplicidade do ramo de oliveira transformado em árvore de natal e todo o detalhe do presépio. Fez-me recuar no tempo, lembrei toda a perícia e paciência do meu avô na construção do seu magnifico presépio onde não podia escapar nada. Festas felizes repletas de saúde, amor e harmonia são os meus votos

    Responder
  20. . margarida.

    Extremo bom gosto e cuidado,aliás,imagem de marca do MLG.
    Adorei.Ambos.
    Enquanto a minha filha foi bebé,tive uma árvore de Natal semelhante,igualmente despudorada,simples….de quem tenho saudades.
    Uma ameixoeira de casa de meus pais que teve de ser parcialmente podada por ter secado.
    Só que quando a miúda cresceu…pediu um pinheiro…MESMO…” que seja verde,mãe,percebes? ”
    Bjos MLG

    . margarida.

    Responder
  21. Belinha Anahory

    Manuel Luís Tudo com tanto gosto.
    O seu presépio fez-me lembrar o que fazia há alguns anos.
    O meu falecido pai eletrificava-me as casinhas.
    Depois deles falecerem e de alguns problemas que tenho tido nunca mais fiz presépio nem árvore de Natal.
    Votos de tudo de bom para si. Merece Bjs.

    Responder
    1. Alexandra Azevedo

      Adorei o presépio, está mesmo maravilhoso, já a árvore gosto mais da tradicional, embora que acho gira a ideia e os enfeites são maravilhosos… Feliz é o goucha que pode variar todos os anos, já cá em casa as decorações seguem de um ano para o outro muito bem conservadas… Festas felizes.

      Responder
    2. AMÉRICO GARRIDO

      ESTÁ MUITO LINDO MANEL PARABÉNS E TENHA UM NATAL MUITO FELIZ MUITA SAÚDE PARA OS TRêS SR. RUI SUA LINDA MÃE E PARA SI MARAVILHOSO ROSINHA GOUCHA …..EU FÁTIMA MONTEIRO

      Responder
  22. Fatima. Aguiar

    Muito lindo adorei tudo que o Senhor faze tudo bem feito uma pessoa com muito talento parabens pela pessoa que e um bom Natal e um Ano Novo cheio de mais talentos.

    Responder
  23. Josélia Nobre

    Lindo adorei o presépio. E adoro o Manuel Luís Goucha como apresentador é o melhor ele faz e diz tudo, não tem preconceitos nem papas na língua. Um abraço Goucha.

    Responder
  24. Ana Rocha

    Parabéns….como sempre o bom gosto impera em tudo!!
    A sua árvore esta como gosto e faço já a anos……temos ate alguns ornamentos iguais……
    Aproveito para lhe desejar a si , família e amigos….Um Santo Natal!!!

    Responder
  25. Soraia Rafaela Neto Peixeiro

    Adorei. Por vezes menos é mais. É sim, essa simplicidade ficou lindamente enquadrada no seu sonho. Parabéns pela originalidade da árvore. Beijinhos

    Responder
  26. Maria Luísa Nogueira

    Está tudo lindooutra coisa não seria de esperar de quem não esquece qualquer pormenor.
    E a árvore dos cães ? Do Teckel irmão do meupor exemplo.Festas Felizes para quem se ocupa de todos um ano inteiro

    Responder
  27. Fernanda costa

    Senhor Goucha como sempre o senhor tem muito bom gosto em tudo o presépio com as figuras de Barcelos terra do meu falecido pai que são muito lindas amei espero que tenham umas festas muito felizes bjs

    Responder
  28. Isabel Santos

    Eu acho LINDÍSSIMOS, tanto o presépio como a árvore!
    A árvore parece simples mas muito original e elegante. O presépio faz-me lembrar os da minha infância, muito bem elaborado e requintado.
    Também, só podia …
    Parabéns
    Beijo
    Isabel Santos

    Responder
  29. ETELVINA ANTUNES

    esta tudo maravilhoso parabens pelo bom gosto e mesmo um Natal alentejano obrigada por gostar tanto do Alentejo UM GRANDE NATAL PARA TODOS BJS

    Responder
    1. MARIA RAMALHO

      Boa tarde MANUEL LUIS GOUCHA adorei o seu presépio , lindo , quanto a árvore também gostei muito , eu também fiz uma mas não artificial não gosto , como moro numa zona de muitos carvalhos achei que ficava giro um tronco de carvalho velho , fico muito lindo – feliz NATAL para si e para a sua mãe

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *