Mais um prémio

Claro que estou muito grato pelo prémio esta tarde recebido mas confesso que fico sempre um pouco perplexo por receber estas distinções pelo meu desempenho profissional. Não entendo de outra forma o cumprimento do ofício que sempre quis, desde que me conheço como gente. Faço-o para quem me vê, por quem me vê, mas acima de tudo por mim, que cedo ganhei o respeito pelo trabalho. Não penso em prémios, não os objectivo e, sinceramente, fujo destas entregas como “diabo da cruz”. Costumo dizer que o maior prémio, o único que me interessava conquistar, deu-me a Vida quando permitiu que eu realizasse, através do trabalho apaixonado e dedicado, o sonho de criança. Sou da geração que tinha na televisão a única janela entreaberta para o mundo que nos deixavam enxergar. Na década de sessenta havia censura à informação, à cultura, aos costumes … a tudo o que nos pusesse a pensar pela nossa própria cabeça e a questionar. Contudo, foram a televisão e os grandes comunicadores de então que formaram em parte o homem que sou. Ouvir e ver Vitorino Nemésio no seu falar difícil obrigava-me, na consulta do dicionário, a perceber quão rica é a nossa língua, a verdadeira matriz, para hoje lamentar quantos a colonizam e maltratam, ainda por cima sendo alguns oficiantes do mesmo ofício. Com José Atalaya e João de Freitas Branco descobri a razão de cada instrumento e da sua função numa peça clássica e , consequentemente, viajei pelas mais arrebatadoras paisagens sonoras; com Maria Germana Tânger, ontem falecida aos noventa e oito anos, conheci o poder e o peso das palavras e a arte de as dizer, para questionar, afirmar, orar, amar… Tantos outros me inspiram, no legado que, diariamente, procuro honrar.
O homem que gosto de ser nasce da curiosidade que essa “janela” entreaberta estimulava. Aos nove anos brincava às televisões falando para o aparelho lá de casa como se de uma câmara se tratasse, inventando diálogos e histórias com pessoas que não eram ali e fui indo pelo desejo de um dia vir a ser tudo a sério. Como não estar grato à Vida quando tantos anos depois continuo a brincar … só que, há muito, dentro da caixa mágica!
Obrigado!

45 comentários a “Mais um prémio

  1. Conceição Martins

    Olá Goucha.

    Quero dar-lhe os parabéns, pela sua evolução, pela sua cultura, pelo apresentador, e pelo homem. Obrigada por
    existir. Claro que brilha tb porque ao lado da Cristina muitos ficariam em segundo lugar, mas eu vejo-os sempre lado a lado.

    Agora super assustada, preciso mesmo que me diga, quando fez os implantes, gostou logo do resultado final?
    Desculpe, mas estou na Malo, e estou tão aflita. Obrigada e Parabéns.
    Eu sei que não me vai responder, mas tentei.

    Responder
  2. Inês Galrão

    Olá Manuel, antes de mais quero felicita-lo pela excelente pessoa e profissional que é, todos os prémios e reconhecimentos são, sem dúvida, merecidos.
    Gostaria de perguntar se pode ajudar o meu filho de 15 anos a decidir que curso quer tirar, tem dúvidas entre engenharia mecânica e comunicação social ( nada parecido), para ter contato com engenharia frequentou o curso de verão do isel, mas para comunicação social não há nada do género. Gostava muito que ele tivesse contato com o meio pois, na minha opinião ele daria um excelente comunicador na área do entretenimento, no entanto não quero ser eu a influencia-lo. Será que está disposto a dispender um pouco do seu precioso tempo a ajudar um jovem a decidir o seu futuro?
    Desde já agradeço a atenção.
    Beijinho grande!

    Responder
  3. Isabel Gonçalves

    Serei apenas mais uma fã a desejar os meus parabéns, mas cada um fala por si, grata pela sua existência, grata pela oportunidade de o conhecer em pessoa!! Parabéns Manel! E sim…deixa falar, a inveja é feia mas a seu tempo todos os que invejam os maldizentes,a vida se encarregará de presentear com o respectivo prémio!! que falem…desde que tirem boas fotos!! És grande Manel!! Beijinhos

    Responder
  4. carlos ribeiro

    Boa tarde, chamo-me Carlos, sou um jovem de 18 anos, e quero dizer-lhe o seguinte : Manuel luis goucha, acompanho-o a si e à Cristina Ferreira desde o inicio do você na TV, e antes de tudo, tenho a dizer-vos que os dois, são ‘uma fonte de alegria’ para todos os portugueses, que vos acompanham pela televisão, redes sociais entre outros.
    Apesar de serem duas pessoas muito brincalhonas, de despertar coisas positivas para os expectadores, vocês são humildes, sérios, dedicam se ao trabalho de uma forma brutal, o que é bom sinal, gostam os dois do que fazem, e lutaram para chegar a esse patamar.
    Desde muito cedo Manel, que é considerado o melhor apresentador de Portugal, e bem merecido, em todos os sentidos.
    Muitos o julgam em inúmeras coisas, mas o Sr não se incomoda com isso, a vida só diz respeito a si, e por vezes as pessoas comentam algo que não corresponde à verdade, e gostam de inventar, parece que estão mal com elas próprias, e mesmo que estejam, que não tragam essas energias negativas aos outros, ou descarreguem (desculpe o termo pesado) nos outros.
    Contudo, quero dizer-lhe que é bem merecido este prémio, com todo o mérito.
    Um grande abraço, e continue assim, quer gostem, quer não gostem, não podemos agradar a toda a gente.
    Atenciosamente, Carlos

    Responder
  5. Alexandra Fernandes

    Tio Goucha ,mais uma vez ficou provado que é o melhor.
    Sou grata por aprender todos os dias consigo.
    Obrigada por existir,e me fazer companhia todos os dias.

    Responder
  6. Cândida Rosa Pereira dos Reis Barraca

    Parabéns Manel prêmio mais que merecido,porque és a razão de levantar de muitos portugueses ,dentro e fora de Portugal e tranformas o sua vida em verdadeira alegria e és um grande exemplo de genurusidade caridade, um ser humano completamente de bem com a vida , obrigada por fazerem parte integrante da minha vida

    Responder
  7. Carla

    Manuel
    Parabéns pelo prémio!!
    Gosto muito de o ouvir, do seu humor, dos seus ensinamentos, da sua boa energia e sem dúvidas no profissional em que se tornou.
    Adorei o texto, palavras sábias de quem sabe que só com muito trabalho, dedicação e gosto se pode chegar a onde chegou.

    Gosto muito do seus botões de punho.

    Eu sou o capitão da minha alma.
    Nelson Mandela

    Abraço
    Carla

    Responder
  8. Transmontana

    Palavras, para quê? Já todos sabemos que esses prémios são mais que merecidos. PARABÉNS!
    Continue a ser o que é: Excelente pessoa, Excelente apresentador! Daqui, de Trás-os- Montes, vai um “muito obrigada” por me ajudar a passar bem as manhãs, com a sua alegria e… a sua grande cultura!

    Responder
  9. Ivone Oliveira

    Fico feliz por ser quem é. Continue sempre com o seu trabalho maravilhoso, divertido mas também muiti sério. Tem uma inteligência como poucos. Um grande beijo

    Responder
  10. Lourdes Maia Maia

    Meus Parabéns Manuel Adoro todos os progrmas em que entra, você merece o melhor do Mundo beijinhos. e seja sempre a pessoa maravilhosa que é ❤

    Responder
  11. Rui Miguel Oliveira De Lima e Lemos

    Parabéns!!!E Sempre Bom o Reconhecimento e Gratidão pelo Seu Profissionalismo e Empenho.Muita Saúde e Ainda Maiores Felicidades…!!!

    Responder
  12. Guilhermina

    Manuel Luís Goucha merece todos os prémios que tem recebido ao longo da sua carreira
    É comunicativo sábio senhor da palavra muito culto
    e tem a capacidade de rir dele próprio
    Adoro este homem que entra todos os dias pela minha casa dentro e me faz rir e muitas vezes pensar
    Obrigada Manel que todos os seus sonhos e os do seu companheiro sejam realizados e 2018 com muita saúde
    Atrevo me a mandar um beijinho

    Responder
  13. Matilde Soares

    Parabéns. O Goucha merece todos os prémios.Ao longo dos anos,tem sido uma constante evolução. A forma como entra em nossas casas, aqui faz parte do meu dia. Aprender,rir, e até chegar às lágrimas tudo o Manel é capaz de fazer acontecer. Tanto havia para dizer sobre o Manel, de quem o acompanha desde que entrou para a TV. Bjinho e seja Feliz.

    Responder
  14. Isabel Marques

    Eu estou abituada a ver o Manuel na telivisao desde os meus 18 anos hoje ja quase com 50 anos para mim e sempre a pessoa que mais merece premios porque trabalha para os receber forca Manuel e um Senhor de letra grande um abraco e um beijinho para a Cristina eu sou da Nazare mas vivo em München

    Responder
  15. Gracinda

    Parabéns,Manuel Luís.O prêmio é merecido eainda bem que lhe reconhecem o mérito.Vê—se perfeitamente que faz o que gosta por isso é bom que colha os frutos.Mais uma vez parabéns e continue assim que outros prêmios virão.

    Responder
  16. Rosa Maria Gomes d silva Cardoso

    Boa noite você merece goucha.e uma grande apresentador, inteligente .educado..sabe o q diz.gosto muito do seu trabalho.parabens beijinhos.

    Responder
  17. Paulinha Velez

    MLG
    E ainda nem chegou a meio…tem muitos a receber,sabemos que nao trabalha para eles mas que os merece…merece!!
    Enquanto for o publico a votar é o MLG…se nao for o publico a votar…terá de ser vencedor na mesma porque é o melhor…ponto!!!

    Responder
  18. Bruno Caetano

    Era eu menino quando o vi pela primeira vez na TV…
    Foi na RTP, de avental… Mal sabia eu que ia partilhar com ele grande parte dos meus dias, meses, anos de trabalho. Um orgulho! Orgulho até mesmo quando me corrige num texto ou outro, numa expressão… Admiro a maneira como estuda (sim, ele estuda) os temas, os livros que faz questão de ler antes de os apresentar no você na TV, enfim… Para mim é fácil descrever o Manuel Luís, a referência da TV, o senhor televisão! Obrigado Manel, parabéns por mais um prémio!
    Abraço

    Responder
  19. Fernanda Marques

    Boa tarde Luís Manuel gostei muito da prenda é lindo e fica lhe muito bem, pois ao Manel tudo lhe fica bem, adoro assim como o adoro a si, como grande Senhor que é como comunicador, e como é em tudo Obrigada por nos fazerem companhia todos os dias.Bjinhos também para a Cristina,e para o seu grande Rui que também é lindo.❤

    Responder
  20. Ivone Sá

    O Manuel merece cada prémio entregue! Tenho aprendido tanto consigo! Saber ouvir pessoas que tratam tão bem a língua portuguesa como o manel é uma dádiva.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *