Estou na lua…

foto15

masterchef2 masterchef3

Foram necessários mil quilos de brita para um cenário que teria de nos dar a ideia de estarmos na superfície lunar. Tudo porque o Chef Miguel desejou, em miúdo, ser astronauta. Ficou pelo sonho, se bem que a sua cozinha nos leve às nuvens de criativa e inspirada que é (se puder não deixe de ir ao restaurante “Fortaleza do Guincho”, onde ele oficia com estrela Michelin). E logo ali ficou conhecido o mote para a primeira das provas: o leite e seus derivados, ou não parecesse a lua, quando somos miúdos, um imenso queijo. Foi divertido uma vez mais ouvir os comentários dos jovens tentando adivinhar quem estaria dentro daquele fato de astronauta. Pespineta, a Maria avançava: “alguma vez o tio vestiria aquele fato! E o Chef Rui Paula não caberia nele, logo…”.

masterchef4 masterchef5 masterchef6 masterchef7 masterchef8 masterchef9 masterchef10 masterchef11 masterchef12

Temi pela Rosarinho por ir fazer uma vez mais um bolo de chocolate, mas em vão, já que este levava avelã na conta, para marcar a diferença, e fez-se acompanhar por uma mousse de lima, perfeita em delicadeza e acidulez. Já não há dúvidas acerca do talento desta jovem da Guarda, para a pastelaria, e mesmo na área dos salgados tem evoluído e apresentado surpreendentes receitas , veja-se o caso do arroz de polvo da semana passada. Uma vez mais foi ela a vencer o primeiro desafio, seguida pelo Tomás com uns deliciosos quindins e pela Maria com o seu bolo com caramelo salgado e nougat, uma combinação feliz para lhe valer o terceiro dos lugares cimeiros. Nesta fase do programa já por certo perceberam que estes três concorrentes, são dos mais fortes em competição. Foi durante esta prova que uma vez mais constatámos a correcção de trato do João Francisco, sempre pronto a ajudar um adversário em apuros. No momento em que escrevo este texto a partir das memórias que tenho do que se passou em estúdio, referente a cada um dos programas, não sei se essas imagens terão sido escolhidas para serem emitidas, mas fica aqui o registo de um comportamento exemplar, certamente resultado de um trabalho feito em casa por quem deve ter a função de educar e preparar para a Vida. Somos a nossa infância!

masterchef13 masterchef14

Nem tudo o que parece é!

Dez estrelas da gastronomia nacional estiveram na cozinha do MasterChef para surpreender os concorrentes com as suas receitas e em qualquer um dos casos estamos a falar de incríveis criações culinárias. Cada concorrente teria de advinhar o maior número de ingredientes possível da receita que lhe calhou em sorte provar, tarefa dificultada pelo facto de cada prato sugerir uma coisa que na realidade não era. O nível de talento culinário que aqui se apresentou foi altíssimo, elevando a prática da cozinha ao superior conceito da Arte. Terminado o desafio também eu quis provar de tão criativas e intrigantes receitas. Foi uma experiência inesquecível.

masterchef15 masterchef16 masterchef17 masterchef18 masterchef19

… Das tripas coração!

Falar aqui da última prova deste sétimo programa é falar do António, não pelo facto de ter, em consequência da pontuação final, saído de competição, mas por se ter revelado um magnífico concorrente ao longo de todas estas semanas, superando desafios e medos. Estamos a falar do benjamim do grupo, de oito anos apenas, que muitas vezes nos espantou com as ideias que soube na prática desenvolver. Fazer salsichas frescas era o que se pedia e não era coisa fácil. No decorrer da aula de formação que antes havia tido, o António panicou ao ver tripas frescas, dizia ter medo delas. Porém, procurando vencer o medo, foi para casa treinar com tripa sintética. Disse-nos ter feito para aí uns oito metros de salsicha. Não terá chegado, que do sintético ao fresco vai toda uma diferença, para se sentir confortável no decorrer da prova, vimo-lo bem, mas o certo é que a concluiu com valentia. Os esgares de nojo foram comuns a vários concorrentes, excepção feita, por exemplo, ao Pedro Jorge, de volta à competição, que se sentiu nas suas “sete quintas” por fazer metros de “chicha”, da boa mesmo, a par do João Mata que apesar de desabafar com agonias que nunca havia pensado fazer coisa assim, referindo-se ao ensacar das carnes perfumadas de caril, nos brindou igualmente com uma receita de grande suculência e sabor. Semana a semana também o João Mata se vai revelando como um forte candidato ao título de MasterChef Junior. Quem “gozou o pratinho” foi a Maria, mais a Rosarinho e o Tomás, que dados os pontos acumulados lá se livraram da tripalhada e a tudo assistiram do alto, enquanto saboreavam o seu “hot dog”.

masterchef20

Na próxima semana:

masterchef21

O 1º Duque de Wellinghton é para aqui chamado, não pelos seus feitos militares, nomeadamente no combate às tropas napoleónicas, mas pelo bife que o imortaliza. Essa será a próxima prova de eliminação. Que concorrentes resistirão a tão exigente desafio?. É ver… daqui a uma semana.

7 comentários a “Estou na lua…

  1. Sílvia

    Senhor Luís Manuel, sei que não é no seu blogue nem no seu Facebook do programa da manhã, mas estou desesperada, e não sei onde recurer para me ajudarem. O meu pai ontem sofreu um princípio de um enfarte, e muito nome nem 60 anos ele é muito forte muito mesmo, ele é muito novo e eu muito nova para ficar sem pai.
    Precisava que alguém me ajuda se a que ele perde se peso o mais rápido possível também para ele voltar a ter uma vida pois com menos de 60 anos só de subir uns degrau fica sem ar, não se consegue baixar, calçar,resumindo pouco se mexe. a barriga dele e muito mas muito grande e muito rija.tenho medo de perder o meu pai, um homem amado pela vila, um homem que mesmo sem poder não larga o ser bombeiro V. A mais de 30 anos na corporação. Se ele for para o hospital público ainda morre a espera de uma bamda gástrica… Não sei o que fazer não me vejo sem o meu pai .
    Peço imensas desculpas ter publicado aqui, sei que deve receber imensas msg a pedir ajudas. Eu também vim tentar a minha sorte por o amor que tenho ao meu pai, faco todo…

    Responder
  2. céu Antunes

    Gosto muito do programa, não o posso perder, gosto de todos mas o Pedro é muito querido. Até ao próximo programa. Boa noite

    Responder
  3. Madalena Ferreira

    Bom dia!

    Não vi o programa de início, mas do que vi – adorei!!!!!!!!!!!

    O grupo parece unido, por isso mesmo, no fim dá choro.

    Todos à sua maneira, são uns queridos, mas o Pedro Jorge é muito engraçado!

    Enfim gosto de todos, vamos ver o que vai dar!?

    Boa semana,

    Responder
  4. Paulo Pereira

    Sou um devorador dos Programas MasterChef e aplaudo a TVI ter feito a versão KIDS. Anseio ver uma nova versão adultos e que a TVI mantenha aposta nos 2 formatos. Agora no próximo programa não quero perder nem por nada a prova de eliminação, pois o Bife Wellington é um prato deveras complexo. Já agora, e visto este prato ser uns dos cartões de visitas do Gordon Ramsey, ele vai ser o Chef convidado?
    Um Abraço

    PS. Será que o dono do blog vai ler? Duvido, mas também compreendo… :)

    Responder
    1. MLG

      Olá Paulo
      Não só li como faço questão de lhe agradecer o comentário. E não é que os jovens concorrentes vão fazer bons bifes!!!! São fantásticos! Para o ano com certeza haverá mais MasterChef. Um abraço

      Responder
  5. Isabel Mergulhão Fonseca

    Espetacular .Espetacular. Todo o Carinho Que docura Que Bom toda a envolvência . Sinto me tão delicada a ver o programa que tenho pena que acabe. UM FORTE ABRAÇO.

    Responder

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *