Esta surpresa amei!

sentir

Cara de pasmo mesmo, não escondendo a aflição de me ver surpreendido pela Cristina perante uma plateia de convidados, amigos e jornalistas. Decorria a apresentação do seu livro “Sentir”, na sequência das afirmações de Rui Couceiro, representando a editora, quando a autora já falava do desafio da escrita e de quão emocionante havia sido buscar na gaveta das memórias experiências e emoções que hoje sustentam a mulher que é. Só ela o poderia fazer, havia-mo dito uma semana antes quando lhe perguntei sobre quem iria apresentar o livro. Claro que sim, nada nela é óbvio, pensei na hora, imagine-se então o que experimentei ontem no momento em que a ouço dizer que não, que não seria ela a apresentar o livro, mas sim uma pessoa que estava ali naquela sala. “Não, não posso ser eu, ela não me faria uma coisa dessas. Ela sabe que detesto surpresas!” – negando o que a maioria dos presentes já pressentia, ainda procurei ver quem, entre os sentados na primeira fila, poderia avançar. Mas já a Cristina me atirava: “sim Manel, vais ser tu a apresentar o meu livro… junta-te a mim”.

Confesso que o meu coração batia descompassadamente, na altura nem percebi bem quem seriam as outras duas “vítimas”, a juntar-se na apresentação. Claro que tenho fluidez de vocabulário, porque sempre li muito, não me assusta enfrentar uma plateia nos olhos, se bem que prefira a passividade da objectiva de uma câmara, ainda que imagine que do outro lado haja alguém a escutar-me, mas tenho por norma que os melhores improvisos são, pelo menos , esquematizados mentalmente de modo a aproveitar e disciplinar da melhor forma o tempo de que dispomos, captando a atenção de quem é à nossa frente. Falar da Cristina parece fácil sendo difícil de tanto que ela é, por isso naquele momento senti-me náufrago, procurando desesperadamente uma palavra que me salvasse. Tudo quanto disse, e sobretudo o muito que ficou por dizer, resume-se a uma palavra: Amor. Um amor que se construiu quase sem dar por isso, nos pequenos detalhes, nos risos, nos olhares, na cumplicidade e na partilha. E foi na partilha que ela soube ser minha mestra. Vê-la crescer através do trabalho, da dedicação, da criatividade… tem sido arrebatador. Por isso jubilo a cada vitória, a cada conquista. Ontem foi mais um dia e muitos outros virão, que tudo está por fazer, só quem não a conheça é que pode pensar que está esgotada a sua capacidade de concretização e de surpreender. Ontem as palavras foram ditas “à flor da pele”, porque ela assim quis que fosse. E vejo agora que fez todo o sentido. É também deste amor que alimento a minha Vida. No dia em que o não tiver é porque terei morrido!

sentir1 sentir2 sentir3 sentir4 sentir5 sentir6

33 comentários a “Esta surpresa amei!

  1. Maria Sousa

    Boa Noite Manuel

    Só hoje li estes comentários, daí cá vai a minha opinião.

    Bem haja, foi linda a apresentação do livro da Cristina, foi muito original, cheia de afectos, amor, amor verdadeiro, sentimentos que fazem crescer qualquer ser humano.

    Gosto muito de si e da Cristina, desejo a cada dia que vos vejo na TV e em todos os vossos projectos individuais, que sejam muito felizes e que tudo do bom e do melhor aconteça na vossa vida.

    Só espero é que as lágrimas da Cristina tenham sido de felicidade, não gosto que ela chore pelo o que os outros a possam julgar. Ela é lutadora e vai ser sempre assim, tudo de bom vai acontecer na vida dela.

    E todos os outros que não gostam de vocês, só têm é dor de cotovelo, são pessoas vazias e que só invejam o que vocês concretizam no dia-a-dia. É mais fácil criticar os outros do que lutar pela vida.

    Um grande beijo para si e para a Cristina, continuem a viver os vossos dias com muita alegria e felicidade.

    Maria Sousa

    Responder
  2. MLG

    Muito obrigado a todos quantos aqui deixaram opinião sobre este texto. Li todos os vossos generosos comentários. Perdoem-me por ter apenas respondido particularmente ao José Cesteiro, mas sei que já tive oportunidade de responder, noutras publicações, a alguns de vós (começo a memorizar alguns nomes que regularmente aqui escrevem) e não faltarão oportunidades para o voltar a fazer.
    Um abraço a cada um.

    Responder
  3. ana maria almeida pina

    Olá Manuel, como sempre o admirei pela sua Nobreza e Homem que é. A Cristina tambem é uma Grande Mulher, daí o Grande socesso invejável que voces teem e onde reinam esses sentimentos prazeirosos.Admiro os dois por serem genuinos. Um grande beijinho …
    Ana Pina

    Responder
  4. Luísa Santos

    Bom dia Manuel! Sou uma rapariga de 17 anos, que acompanha o Você Na Tv desde que me lembro. Nunca conheci uns apresentadores tão inspiradores, como o Manuel e a Cristina. Vocês, além de excelentes apresentadores, são duas pessoas fantásticas, sinceras e justas. Dizem o que pensam e o que sentem de forma tão genuína, que as lágrimas escorregam-me pelo rosto sempre que vos ouço. A Cristina é um orgulho para o país e “quando eu for grande” quero ser como ela. Quero ser uma mulher que consegue “subir na vertical”, apenas pelo seu talento e pela sua força. E a si Manuel, digo-lhe que é um homem muito verdadeiro e riquíssimo em cultura. Desejo um dia puder ter um terço do seu conhecimento. É magnifico poder ouvi-lo.
    Obrigada aos dois por nos estarem a proporcionar estes momentos à 12 anos. Obrigada.

    Responder
  5. Raquel Silva

    Olá Manel!
    Quando pensei tenho de comenta este momento lindo, abri a página e qual o meu espanto…tantos comentários e tão bonitos genuínos de pessoas que vos amam como seres humano e também figuras públicas.
    O que vou escrever? Adorei ver estes momentos, a vossa cumplicidade a amizade tão verdadeira com tanto amor a admiração e respeito que têm um pelo outro, é inexplicável num mundo tão invejoso e tão egoísta.
    Resumindo adoro-vos, e sou uma pessoa mais rica, por estar junto de vós e ver ao vivo a vossa empatia.
    Beijinhos
    Raquel

    Responder
  6. Paula Batalha

    O Manuel Luís Goucha teve a sorte e o privilégio de conhecer/trabalhar com a Cristina, mas a Cristina não teve menos sorte, pois é um grande privilégio conhecer o Manel. Vocês são 2 pessoas fantásticas, gosto muito de ver a vossa AMIZADE . São lindos, principalmente por dentro, a vossa simplicidade, a vossa humildade é fantástica. Continuem assim, adoro os dois, beijinhos para a Cristina e para o Manel.

    Responder
  7. Helena Gomes

    Palavras para descrever os dois grandes seres humanos que são, amor, humildes e grandes. Parabéns por serem assim. Adoro vocês. Bjs e um desejo enorme de os conhecer.

    Responder
  8. Maria Manuela Janine Simões

    Adorei………….
    Acho que a escolha não poderia ser outra, se assim não fosse não era a Cristina

    Parabéns pelo seu discurso …adorei…chorei…eu admiro muito a Cristina e o Manel.

    Beijinhos.

    Responder
  9. Vânia

    A concretização do trabalho em prazer acontece quando já não se distngue o mestre do aprendiz nem vice-versa, se a menina Cristina iniciou com o Sr Manel Luis, hoje podemos ver 2 seres fantásticamente alinhados, a mulher Cristina e o Menino Manel Luis.
    Cada um conseguiu resgatar do outro a sua parte mágica …

    Responder
  10. Ana Pires

    Muitos Parabéns pelo Lançamento foi lindo, adorei, chorei e estou ansiosa que chegue a Angra do Heroísmo para que possa ler e SENTIR, sou vossa fã e todos os dias após chegar do trabalho vejo o vosso programa obrigada ao Manuel Luís pelas palavras que tenho a certeza que emocionou tanta gente, obrigada por existirem para alegrarem as nossas vidas. beijinhos aos dois :*

    Responder
  11. Isabel Almeida

    Manuel, a sua felicidade transbordou, foram muito bonitas e sentidas as palavras que mencionou para descrever a vossa amizade, continuem assim .São lindos.
    Isabel Almeida

    Responder
  12. Elizabete Almodôvar

    Querido e bom amigo/irmão, Manuel Luís Goucha,
    Conheço-o há muitos anos, desde o programa de Doçaria, com o Sebastião. Muito bom e bonito.

    Também, Gostei muito daquele programa, ao Domingo à noite, na TVI, momentos de glória, um programa com muita classe.

    Entretanto, tudo o que o Manel, faz é bem feito e por isso é bom.
    O Manel, vale por si, a Cristina, igualment, os dois, são uma dupla imparável.
    São a minha companhia, vamos ver se um dia, consigo vê-los pessoalmente.

    Por fim, gostaria de lhe dizer, O Manuel Luís Goucha, é nosso, é de todos os portugueses que gostam de si e são muitos. O Manuel Luís, é um senhor em tudo.
    Desejo -lhe, muita….saúde e felicidades.
    Um grande abraço.
    Elizabete

    Responder
  13. Célia Maria dos Santos Almeida

    Com o tempo aprendi a admirá-lo, a respeitá-lo como comunicador…É a prova viva que com muito trabalho e dedicação se consegue chegar ao outro lado. o banal impera na nossa sociedade. Só algumas pessoas fazem a diferença. Parabéns por ser uma delas!

    Responder
  14. JOSE CESTEIRO

    Boa Noite
    Sr; Goucha

    Bom, nem sei como comecar, mas vamos la.
    Como Portugues, natural de Setubal, com 54 anos de idade, actualmente imigrado na Escocia / Fraserburgh / Aberdeenshire, vejo quase sempre o seu programa “VOCE NA TV”, no qual, tem temas por vezes muito importantes de se ver e de serem “discutidos”. E hoje, dia 18/11/2016, assisti a uma coisa que me deixou a pensar, ou seja, e vou ser muito sincero consigo, Eu nao ia muito, como se diz na giria, a bola consigo, nao gostava muito da sua maneira de ser, achava-o uma pessoa opinosa, muito intelectual, muito arrogante e ditadora, mas afinal, enganei-me a cerca de si, e peco ja desculpas pelo meu pensamento negativo acerca da sua pessoa. E estava bem enganado, ate que ouvi a Cristina Ferreira a falar de si, viu-se bem que o que ela estava a dizer a seu respeito, vinha mesmo de dentro do seu coracao, ate que os olhos dela ficaram vidrados com lagrimas e foi ai que realmente percebi que o senhor afinal nao era o que eu pensava. As suas palavras que disse, quer na apresentacao do livro da Cristina, quer no programa, foram das coisas mais lindas que se ouviu na televisao acerca de colegas, nunca na minha vida tinha ouvido tais elogios. A Cristina tem o seu valor, nao tenho duvidas nenhumas, mas o senhor e realmente um colega de trabalho espectacular, dar valor a uma pessoa, quando ela ainda e viva, e um caso estranho em Portugal. BEM HAJA MANUEL LUIS GOUCHA, tem aqui mais um admirador seu, Bjs grandes tambem a Cristina.

    Responder
    1. Maria José da Silva

      Também não conheço o senhor mas gostei do seu comentário grande senhor sobe reconhecer que o Manel o meu Manel como eu digo pois ele entra todos os dias em minha casa já é um bocadinho meu também é um grande senhor da televisão portuguesa obrigada e parabéns senhor José

      Responder
    2. MLG

      Obrigado José pelas suas palavras. Claro que tenho opinião, não sou arrogante, serei assertivo, e nunca ditador. Cada pessoa fará de mim uma ideia diferente do que realmente serei, mas de uma coisa não duvide, não minto em televisão. Fico contente por olhar para mim, agora, de forma diferente. Um abraço

      Responder
  15. Fátima Pereira

    “Sentir” Quantos de nós não sentimos um dia a vontade de escrever um livro sobre a nossa vida, possivelmente todos. Acredito que nascemos e morremos com uma História de vida seja ela boa ou má só que não a sabemos interpretar ou não temos coragem para tal há os que vencem na vida e os que são vencidos por ela.
    Beijos
    Fátima

    Responder
  16. Claudia Lobo

    Querido Manuel Luís Goucha , que palavras mais sinceras e emotivas na apresentação do livro da Cristina Ferreira.
    Espero do fundo do coração que vocês os dois continuem unidos até muitos e muitos anos na televisão e na vida pessoal. Caramba , já me emocionei tantas vezes com o seu discurso!!! É realmente uma pessoa bonita e genuína. Beijinho

    Responder
  17. Ana Maria Almeida Lima

    Li o comentário do Manuel Luis Gocha foi bonito ademiro-vos gosto do vosso programa para vós desejo tudo de bom que o livro da Cristina seja um sucesso dos sucessos que sucedem sucessivamente sem sessar beijinhos aos dois

    Responder
  18. Cristina

    Olá Senhor Gocha
    Eu queria lhe agradecer em me tornar todos os dias uma melhor pessoa adorei as palavras ditas a Cristina no lançamento do livro dela por mais que eu reveja as imagens não me canso , acho muito lindo a voça amizade, e respeito que tem entre vocês.
    Com muito carinho e respeito por si um grande Homem, desejo-lhe muita saúde para poder estar connosco e os seus mais queridos e os seus sonhos.
    Um beijinho do coração
    Salgado Cristina

    Responder
  19. Maria do Rosario Furriel

    Manel, ja fiz comentario sobre a surpresa da Cristina…quem mais poderia ser o alvo?! Nao gosta de surpresas, mas ,para um eximio comunicador as palavras saem ainda com mais assertividade. DUPLA IMBATIVEL!…Gostei muito da “bofetada” ontem em directo a quem, sobretudo mulheres, tem inveja da Cristina. GRANDE MANEL. Abraço

    Responder
  20. Amelia

    Adorei tudo o que li vocês os dois são realmente duas pessoas fantásticas o livro já encomendei pela livraria Bertrand estou anciosa que chegue, vivo em Genebra a muitos anos mas tudo que diz respeito ao meu Portugal estou sempre atenta beijinhos para vocês dois e não mudem nada

    Responder
  21. Carmen Conceição Oliveira Carvalho

    Parabéns Goucha por ser o homem que é! Parabéns à Cristina, por todo o seu sucesso!admiro os dois por serem tão genuínos, trabalhadores e bem dispostos! Beijinhos

    Responder
  22. Carla sousa

    Bom dia Manuel, admiro-o muito como pessoa e HOMEM que é, faz ver a muitos o verdadeiro sentido da palavra, cavalheiro, divertido e sensível que é. Você faz um trabalho fantástico na televisão, admiro-o não so por isso como, o verdadeiro “Senhor” que te tornou ao longo destes longos anos devtranalho e dedicação… não tem tabus nem preconceitos e isso é também de louvar… em relação a si e há Cristina uma Grande Mulher também… como não poderia de deixar de ser, a t.v juntou um HOMEM é uma MULHER há altura para nos despertar bem pela manhã… pois para alguns é um processo que demora algumas horas…
    Ha muito que admiro a vossa cumplicidade, carinho, afeto e o vosso trabalho em conjunto…. o que descreve sim é AMOR, um amor com respeito, com partilha e muita cumplicidade que só se obtém com amor verdadeiro, amor de amizade… um amor sem inveja, mas orgulho no sucesso do outro, assim sim, da prazer e orgulho de ter amizades de amor, onde reinam todos estes sentimentos prazeirosos, onde ficamos muito felizes com o sucesso do outro, e temos muito, mesmo muitoooo orgulho no sucesso alcançado pelo outro como se Nosso fosse!
    Continue assim genuíno como sempre foi! Tenho muito orgulho em ve-lo continue assim sempre…
    carla Sousa

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *