De Salvador em Salvador!

Por alguma razão se diz que quem conta um conto acrescenta um ponto. E nesse acto de acrescentar ponto a ponto lá se vai o conto de tão contado e inquinado que fica. Assim foi o que se passou com o Salvador Sobral, uma vez mais diabolizado na praça pública, agora porque, ido a um programa da televisão espanhola, ter-se-ia comparado com Cristiano Ronaldo, não sem ter acrescentado que paga os impostos, numa alegada alusão aos problemas fiscais que o craque tem tido no país onde joga. Ofenderam-se as vestais do costume, possivelmente as mesmas que zurzem no jogador porque entendeu ser pai sem truca-truca, porque ganha milhões, por isto ou por aquilo. Para esta cáfila que muda de campo conforme as conveniências, de tão invertebrada que é, Ronaldo é agora bestial, pelo marcador que tem sido nas Rússias, salvador das suas frustrações e inutilidade, que não vislumbro grande préstimo a quem cobiça o sucesso alheio, bolsando ódio e maledicência.

Mas vamos ao que importa: diz a imprensa vampírica, felizmente nem toda é assim, e passo a citar: “Salvador Sobral, vencedor do Festival da Eurovisão da Canção em 2017, falou sobre Cristiano Ronaldo durante o programa espanhol “Late Motiv”, para o qual foi convidado, e não ficou calado quando o apresentador Andree Buenafuente o comparou com o futebolista português.  “O Cristiano Ronaldo da música? Sim, mas pago impostos”, disse Salvador, que provocou gargalhadas e aplausos entre o público do programa”.

Logo se ateou a fogueira através das redes sociais sem que se tenham dado ao trabalho, que a ética do oficio exige, de transcrever “ipsis verbis” o que foi dito e como foi dito, por outro lado quem lê não quis saber da verdade, procurando na origem, basta-lhe um título incendiário para avaliar, julgar e agredir vilmente. Se tivessem procurado e consultado a reprodução de toda a conversa, através do Youtube (Salvador Sobral Late Motiv) veriam como com tão pouco se atiçam as hienas.

Senão vejamos: a dado momento (aos 16.08 minutos) Andreu Buenafuente, o anfitrião do programa, pergunta:
“És o Cristiano Ronaldo da música?”
“Ui!”- reage Salvador Sobral
“Mas pagas os impostos!” – atira, imediatamente, o apresentador em jeito de ironia.
“Sim, pago impostos!” – conclui o cantor perante as gargalhadas e aplausos do público.

Tirem agora as vossas conclusões.
E amanhã será um novo dia. Cristiano continuará a ser maior, Salvador continuará a reconciliar-nos com a “justiça poética da Música” (bem mais importante que as suas possíveis rebeldias e provocações) … e quem é “lagartixa” continuará a sê-lo, por muito que ambicione chegar a “jacaré”!

42 comentários a “De Salvador em Salvador!

  1. João Filipe da Silva Nunes

    E ficou tudo explicado. Mas achava piada se ele dissese aquilo, eu dizia o mesmo. Eu tenho uma gloriosa personalidade e tenho uma gloriosa beleza exterior.
    Boa sorte, tudo de bom.

    Responder
  2. Beatriz Ferreira

    Muito bem Goucha, obrigada em nome da verdade. Também se diz por aqui e se atiram pedras, muitos feias, ao Salvador sobre uma afirmação que ele terá feito. Diz- se que ele terá afirmado que usa drogas, Será isso verdade ou outra mentira?

    Cumprimentos

    Obrigada

    Responder
  3. Flor Pereirs

    Talvez por falta de maturidade (ye otras coisitas más) o Salvador respondeu à ironia do entrevistador, quando deveria ter desviado o assunto já que quem estava a ser entrevistado era ele e, não se estava a fazer a apologia ou o “enterro” do Ronaldo. Sinceramente, nesta circunstância em que se ridiculariza um conterrâneo, não gostei.

    Responder
  4. Edviges Moura

    Manuel Luis.
    Eu li a entrevista e o que lá está não é o que diz.
    Quando perguntaram a Salvador Sobral se era o Cristiano Ronaldo da música o Salvador limitou-se a responder que pagava impostos. ..
    Eu, sempre, gostei do Ronaldo.
    Quando ao Salvador devo dizer que não conheço. A 1a vez que, dele, ouvi falar foi no festival da canção.
    A impressão que deixa, no ar, para quem não o conhece, é de que não mede as palavras. Deita, para fora, a 1a que lhe surge. Ele passa de menino mimado a irreverente.
    Não pode nem deve comparar-se a Ronaldo. Ronaldo é fruto de muita humildade e muito trabalho. Salvador Sobral ganhou o festival e eu pergunto, como.
    A letra é muito bonita. Graças a sua irmã.
    A interpretação, não gosto. Está é a minha opinião mas respeito qualquer outra. Não podemos agradar a gregos e troianos.
    Um dia, gostaria de ouvir o Luis Jardim falar sobre este tema.

    Responder
      1. Fernanda Martins

        Manel
        como eu concordo com tudo o que escreveu.Como as pessoas são tão invejosas com o sucesso dos outros.Parabéns por ter essa mente tão aberta, lúcida e tão assertiva.
        Ainda bem que existe.

        Responder
  5. Maria Henriques

    Os meus parabens. Não acrescento mais nada pois do Manuel Luis Goucha não seria de esperar outra atitude. A verdade acima de tudo, indepentemente das preferências.

    Responder
  6. Abdul Seco

    Só mesmo o querido Goucha para clarificar as ovelhinhas e os carneirinhos.
    Admiro-o pela frontalidade, imparcialidade e profissionalismo.
    Votos de grandes sucessos
    Bem haja
    Abdul Seco

    Responder
  7. maria joão cardoso

    Senhor Goucha,

    Sou sua fã de longa data, por o HOMEM integro, justo e verdadeiro que é. Mas francamente o Salvador (e sou fã da sua Musica) tem-se mostrado pouco humilde e por vezes mal educado, sem consideração pelo publico que o aplaude. É uma pena! è jovem mas alguém devia chama-lo á atenção.

    È só, desculpe o desabafo.

    Com todo o respeito

    Maria João Cardoso

    Responder
  8. Carla

    Manuel
    Se foi transcrito o que foi dito , o Salvador só confirmou que pagava impostos quem foi irónico foi o entrevistador quis fazer uma graçola humilhando o Ronaldo perante o público. Logo o público soltou as gargalhada e aplausos, para que servem os palhaços? Palhaço na forma irónica…
    Isto de menosprezar o Ronaldo não é de agora, acho que sempre o fizeram em relação aos portugueses também, creio que se sentem superiores por ter um Rei, viver em monarquia e nós não.
    O Ronaldo leva o nome de Portugal além mar e Salvador também o levou, não alimentem polémicas, não deixem que o nome de um seja o motivo para o nome de outro ser julgado em praça pública. O que sai na imprensa chega rápido a Espanha e sermos nós a dizer mal dos nossos é feio, muito feio.

    O ser grande é aquele que sabe que é pequeno, o pequeno pensa que é grande mas para isso tem que diminuir o outro , só assim se sente grande. Isto aprendi com outros seres grandes, grandes na sabedoria.

    Viva Ronaldo , Viva Salvador e todos aqueles que glorificam Portugal pelas melhoras formas.

    Abraço
    Carla

    Responder
  9. Maria Vieira

    É por isso que o admiro. Não defender mas repor a verdade, porque as maioria das pessoas só ler títulos, e faz juízo por este contiudo, e não o que corresponde a verdade…Um feliz dia <3

    Responder
  10. Gabriela

    Parabéns Manuel! Por “tentar” repor a verdade( será que é possível?) revistas com títulos MENTIROSOS só para vender e infelizmente muitas pessoas que condenam ser ler a notícia. É triste mas como diz “ quem é lagartixa não chegará a jacaré.

    Responder
  11. Paulo rui ribeiro

    A questao dos impostos e das comparaçoes são o que cada um quizer ver. Nem o cristiano é rei e esta acima da lei nem o sobral é herói para poder dizer a boca cheia que a coca o tem ajudado muito. No minimo o serviço nacional de saude devia enviar lhe a fatura das despesas do transplante. Pk pagar um transplante para o utente dar na coca é no minimo estranho. Fslra saber se a coca o ajudou antes ou continua a ajudar agora. Quanto aos restantes comentarios de ditos notáveis sso no minimo hilariantes. A fslta de espelhos nas respectivas casas é gritante.

    Responder
  12. Glicínia Soares

    Obrigada Manuel Luís por pôr os “pingos” nos III… Mesmo que fosse de outra forma, esta entrevista foi depois do Cristiano aceitar que era culpado e ser condenado com pena suspensa por esse crime…

    Responder
  13. Paulinha Velez

    MLG
    É isso lagartixas sedentas de mal dizer,é tao facil ,tão facil dizer mal .
    Cristiano é alguém iluminado ,alguém um dia disse que tinha sido tocado por Deus,seja o que for esse Deus ele é de facto um ser unico, e não só por ser o melhor jogador do mundo.
    Salvador Sobral aparece com uma canção unica que só acontece uma vez na vida. Com uma voz que acrescento eu divinal …com uma postura unica também e diferente e a diferença assusta …
    Ainda bem que o MLG escreveu estas palavras ,podia ter feito ouvidos moucos mas sei que a sua principal virtude é ser justo e verdadeiro.
    Obrigada por isso.. 😉

    Responder
  14. Maria Mayer

    As pessoas são livres de expressar as s/opinioes , ou nao?
    Comecam a ser muitas faltas de educacao. Ou serao tiques de vedeta?
    “Quem nao quer ser lobo nao lhe vista a pele”!

    Responder
  15. Maria Baptista

    Fico-lhe muita grata pelo esclarecimento, pois ouvi o Dr. Quintino Aires a falar muito mal do Salvador Sobral, apelidando-o de cara de rato… entre outras coisas e ainda gozando com o problema que o Salvador tem no coração. Toda a conversa foi no início do Lait Night Secret desta última sexta feira. É aconselhável, muito sinceramente, que um Psicólogo, como é o Dr. Quintino Aires, não profira palavras insultuosas, e como homem da TV, deverá manter uma postura digna e de respeito para consigo e para com os outros, sem contudo deixar de se divertir, como é lógico. Mas a VERDADE e a JUSTIÇA devem estar acima de tudo e o Goucha está aqui a repor a verdade. Espero, que o Dr. Quintino no mesmo programa reponha a verdade e peça desculpas ao Salvador Sobral pelas ofensas. Obg. Manuel Luís Goucha

    Responder
  16. Maria Ivone Gouveia

    Boa Noite Sr E Grande Goucha.
    Adorei a vossa explicação. Sempre uma pessoa Leal e Correcta.
    E,realmente não devemos logo criticar respostas, sem saber as perguntas.
    Ora bem temos duas grandes pessoas vencedoras. Uma de uma maneira outra de outra.
    Futebol e cancões. Já querem excluir,odiar uma.
    Vamos lá somos todos Portugueses. Nem tentem prolongar esse ódio.
    Ódio que não existe. Obrigada Sr. Manuel Luis Goucha por ser como é.
    Boa Noite. Beijinhos

    Responder
  17. Dulce

    Pois…
    Nesta situação concordo consigo em absoluto.
    Se puder e já que o homem vai ao seu programa, explique isso ao sr Quintino Aires que ao que parece será doutorado em Psicologia e no entanto diz o que quer como os malucos (desculpe a expressão).

    Responder
  18. Maria do Rosário Fernandes

    Ao ler o que transcreveu o que salta à vista é que, obviamente, após uma provocaçao do apresentador espanhol, tendo em conta os problemas que Cristiano tem tido com o fisco talvez pudesse ter evitado a resposta que deu. Se a resposta fosse assim tão linear, porque se riram os espanhóis?

    Responder
  19. Luisa

    Excelente artigo como sempre.. é um gosto imenso ler tudo o que escreve…mais palavras sobre a manipulação de tudo e todos para quê !!!

    Responder
  20. Maria Leitão

    Manuel, tente explicar ao Dr. Quintino que é muito feio julgar alguém, é pior ainda quando não se conhece esse alguém. Explique-lhe também que, como psicólogo, deveria ser mais hábil a ler as estrelinhas de uma simples ironia.

    Responder
  21. Eduarda Louro

    Obrigada Goucha haja alguém que comente mas depois de ver o video. Ao menos alguém se deu ai trabalho de o ver. Eu no meu perfil de facebook denunciei as fake news.

    Responder
  22. Gabriela Reis

    Boa tarde M. Luís Goucha. Obrigada por abordar este tema de forma tão transparente e verdadeira, assim como é de seu apanágio. Eu já tinha visto a entrevista em questão e li comentários empolados nas redes sociais em relação a esta questão. Há pessoas que procuram aproveitar qualquer coisa para elaborar imediatamente ” crónicas de maldizer”. Deixem o Salvador e já agora, também Cristiano Ronaldo. E parabéns por ser a pessoa que o Manuel Luís é. Obrigada.

    Responder
  23. Terezinha Fernandes

    Cada vez o admiro mais Manuel Luis Goucha! Eu ouvi a entrevista várias vezes e tal como o Manuel ouvi primeiro o apresentador a dizer ” mas pagas impostos ”

    Às vezes até penso que estou xoné e que o meu cérebro já não assimila o que oiço!
    Muito obrigada por ser tão justo.

    Responder
  24. Maria Manuela Pinto

    Infelizmente as pessoas distorcem e põem palavras na boca das pessoas, conseguem assim através das redes sociais difamar na praça pública uma pessoa que caso se tenham esquecido levou a nossa música aos quatro cantos do mundo.
    As pessoas têm memória curta. Força Salvador Sobral

    Responder
  25. Liliana Ribeiro

    Boa tarde Manuel Luís,
    É verdade que a empresa portuguesa é extremamente competitiva na falta de ética e na destroção de palavras.
    Estou em França à 3 anos e não assisto a essa falta de respeito, seja por parte da empresa em relação aos seus artistas ou ao publico que compra e lê esses produtos envenenados. Também não é costume ver, comentadores ou convidados de alguns programas a utilizar o seu tempo de antena, para passar a mesma informação de falta de ética e querer reunir assinaturas, para que seja retirado um prémio em que o artista em causa ganhou representando Portugal.
    Sou uma admiradora do seu trabalho e do seu blogue.
    Continuação de muitas audiências e até logo

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *