Ao fim da tarde

monte1

Ao final da tarde, já com os animais alimentados, gosto de passear pela herdade, o meu chão. Agora que parte do pasto já foi rapado pelas ovelhas e pelas éguas, é-me mais fácil ver onde ponho os pés e assim controlar (quero acreditar) qualquer bicheza que me possa surpreender. É que o Rui já deu de caras com duas cobras, uma raposa e um javali solitário. E é então que se acanham as palavras perante a beleza do que vejo. O olival parece aspergido de ouro e a terra ganha matizes ardentes. Deixo as fotos, sem qualquer filtro, bem mais elucidativas que os meus arremedos de prosador.

É nestes momentos que penso que se me finasse ali (se bem que não me desse jeito algum) morreria feliz!
monte2
monte3
monte4
monte5
monte6
monte7
monte8
monte9
monte10
monte11
monte12
monte13
monte14
monte15
monte16
monte17

62 comentários a “Ao fim da tarde

  1. Carla

    Manuel
    Hoje apeteceu-me ver estas paisagens são lindas, estas são suas as minhas são parecidas um pouco mais abaixo Beja. Minhas não de todos que visitam o alentejo, para a semana estarei lá o meu poiso será a casa da minha avó, uma casa com história. Onde nas tardes de verão a mesa redonda ficava completa com avós-tias, madrinha, pais, avós ,netos, uma mesa repleta de comidinha boa e mais boa gente. Tenho saudades desse tempo que já não volta alguns já partiram a anfitriã da casa já não vive lá. Os lanches acabaram, agora costumo fazer o lanche no Luis da Rocha uma pastelaria de Beja onde tudo é bom, os pasteís de bacalhau são uma delicia, os empregados muito simpáticos com o sotaque tão caracteristico da zona.
    Pergunte ao Zé Alho se ainda se lembra, da Tia Delmira e do tio Augusto que viveram no monte da corte, meus avós, pessoas muito significativas para mim.
    O poejo deve estar enorme, gosto tanto das suas reportagens alentejanas.

    Não há nada como regressar a um lugar que está igual para descobrir o quanto a gente mudou.
    Nelson Mandela

    Abraço ao 2
    Carla

    Responder
  2. Maria

    Que sitio lindo! e que maravilha poder viver num espaço assim! ! mesmo quando achar que o dia está cinzento, lembre-se de que o sol vai brilhar… e no alentejo brilha mesmo. FAÇA O FAVOR DE SER FELIZ!

    Responder
  3. Monica

    Ola Manuel Luis que sorte puder disfrutar dessas paisagens maravilhosas sou alentejana da zona de Mertola estou na suiça e sinto tanto a falta da minha terra quando estou de ferias volto sempre a casa e dou mto valor a nossa terra bem haja seja sempre feliz sou sua fã bjs monica

    Responder
  4. Maria

    Olá. Manuel Luís goucha
    Quero. Dar lhe os parabéns pela sua maravilhosa casa, pelo seu maravilhoso monte
    Adorei a sua entrevista com a Cristina. Vocês são maravilhosos
    Continue sempre assim simpático e muito amigo dos animais
    Felicidades e tudo do melhor
    Beijinhos

    Responder
  5. Carla

    Manuel
    Uma das 1ª coisas que faço antes de começar a minha tarea, é entrar no seu cabaré.
    Q belo regallo para la vista!!
    A sua bicharada até olha para a máquina, tão lindos adorei.
    Obrigado por partilhar estes momentos seus, afinal o Manuel também é já um pouco nosso.

    Um corpo que não sonha, é como uma casa desabitada, a ruína é o seu destino.
    Coimbra de Matos

    Abraço aos 2
    Carla

    Responder
  6. Teresa Calado

    Olá Manuel Luis Goucha, já gostava de si sem o conhecer, mas fiquei a gostar ainda mais depois de o ter conhecido pessoalmente, e onde onde? Em Marialva claro!Eu estava a trapilhar lembra-se?Ainda esteve em vias de comprar lá uma casa foi o meu marido chamar um dos herdeiros para lha mostrar. lembra-se?Vocês dois são muito simpáticos pois nunca passavam na rua que não falasem aos velhos e menos velhos que se sentavam na rua para apanhar uma fresquinha ou uma restia de sol sim.Eu teria muito gosto que tivessem optado pelo vosso refúgio em Marialva mas confesso que estão melhor servidos com esta opção de vida no Alentejo até pela proximidade á capital onde resido também.Tudo bom para vocês. xau. Felicidades.
    Teresa Calado

    Responder
    1. MLG

      Olá Teresa
      Lembro-me bem dessas férias em Marialva, voltei depois pelo Natal, nas Casas do Coro.
      Realmente o monte fica a menos de duas horas de Lisboa ao passo que Marialva fica a quatro. Não deixaria porém de ser emocionante viver também aí, tal a beleza do local. Um beijo para todos.

      Responder
  7. Isaurinda Relvas

    As cores do Alentejo são maravilhosas, mas quando vier a chuva tudo vai ficar em tons de verde e ainda mais bonito, na minha opinião. Continue a mostrar estas paisagens maravilhosas a quem nao conhece o nosso Alentejo. Beijinhos

    Responder
  8. Antonia Ramalho

    Ola Manel, vi as suas fotos e realmente não precisam palavras, elas falam por si. Estão lindas assim como e lindo a situação do seu Monte. Tem uma coisa que eu adoro ver, uma charca onde os animais podem saciar a sede em especial quando teem dias escaldantes como os que vivemos este verão. Aqui na Fonte Chão tambem o meu marido fez uma charca, temos sempre aqui os cavalos do meu filho, este ano nasceram 2 poldrinhos, Monforte e Malibu e o ano passado 1 poldra mas essa ja não me recordo do nome , ovelhas e de vez em quando a manada das cachenas, e de vez em quando porque quando o pasto aqui escasseia teem que ser mudadas para outra propriedade aqui junto. As outras manadas andam pastando para os lados de Prazeres e S. Aleixo. Os seus cavalos são muito bonitos, alias adoro quando começam todos a carga pelas varzeas fora, e aqui posso ver isso muitas vezes. Esta a queimar os ultimos cartuchos das suas ferias, o Voce na TV e a Cristina esperam-no mas tenho a certeza que este ano vai regressar de ferias com a alma completamente renovada e feliz ,não so por ter conseguido realizar o seu sonho, e que o tenha feito em boa hora e o meu desejo, mas tambem porque estes dias no campo num chão que e seu, o terão enchido de alegria e felicidade . Tenha um resto de boas ferias . Grande beijinho e tambem ao Rui

    Responder
  9. Celeste Maria

    Obrigada pela partilha. Mas por favor tire partido o mais possível desse “Pedaco de Paraíso ” . Um lugar como esse é para contemplar e não pensar em morte , nem sequer na da bezerra. Muitas felicidades e sobretudo muita contemplação. Agradeça ao universo toda essa beleza que o envolve.

    Responder
  10. Fernanda Maria

    É de facto um homem extraordinário e merece aquilo que tem alcançado.
    A natureza e os animais ainda são o melhor que temos. Pensamos precisar de muito quando na realidade pouco nos basta se quisermos ser felizes.
    Obrigada pelas suas partilhas. Virei mais vezes.
    Não obstante já sinta a sua falta na televisão.
    Felicidades

    Responder
  11. Maria do Carmo Rocha

    Como é bom ver a sua felicidade, como é linda essa cumplicidade com os animais… Todo esse conjunto é maravilhoso, encantador. Parabéns e volte rápido para alegrar as nossas manhãs. Beijinho e tenha cuidado com as cobras e raposas, Manuel Luís

    Responder
  12. Ana Paula Geraldes

    Olá Manuel Luís. Casei com um estremocence e acabamos há pouco um cantinho lá perto num monte com vista para o castelo de Estremoz.
    É muito bom. Uma paisagem maravilhosa.
    Mas o que mais admiro são as gentes. Pela primeira vez quando cheguei a Estremoz, já lá vão 23, fui recebida como se lá tivesse nascido. As portas de casa abriam-se de par em par. É um orgulho ser “alentejana” mesmo que adotada.
    É para mim um sitio onde se respira silêncio. E a vida anda como devia andar calma e lenta.
    Um bem haja pela sua divulgação das terras e das gentes!

    Responder
  13. Sónia Espadaneira

    Manuel ….também sou Alentejana do Torrão do Alentejo tenho 28 anos e fico tão feliz de o ver feliz e ver que realizou o sonho antigo de ter esse seu pedaço de chão aqui no nosso Alentejo. Uma vez comentei neste Cabaré que também eu ficava sem palavras perante tanta beleza destas planícies, embora as veja sempre, e o Manel respondeu-me que um dia também você moraria no Alentejo e fico feliz por velo por cá…mesmo sendo só em part time, e que assim seja muitos e longos anos porque nos faz muita falta velo na TV.
    Uma grande beijoca para sim, um dia quem sabe vou ter o prazer, ups gosto ( prazer é outra coisa) de o conhecer pessoalmente pois sou uma grande admiradora por todas as razoes e mais algumas, o Manel é um ser especial, iluminado.

    Responder
  14. Ana Rosa

    Olá Manuel! As fotos são magnificas. Admiro como pessoa há muito, a si e á Cristina. Tenho familia no Alentejo e adoro quando lá vou. Desejo-lhe toda a sorte, tudo de bom, você merece!

    Responder
  15. teresalamego

    Que beleza ,que paz como gostaria de terminar os meus dias assim.Que Deus vos dê toda a Felicidade e muita saúde para desfrutarem toda essa beleza

    Responder
  16. Dulce Henriques

    Obrigado Manel por continuar a partilhar connosco um pouquinho de si, ( afinal o Manel faz parte da minha/ nossa vida) Estive um dia no programa e adorei estar consigo e coma nossa querida Cristina. Nesse dia levei a minha filha e os meus pais e adorei quando disse ” 3 gerações vindas de Leiria.
    A sua / vossa companhia é transversal a gerações.
    Obrigado por nos fazer companhia e partilhar momentos tão sublimes.
    Um abraço da família Nascimento e Henriques

    Responder
  17. José alho

    O Alentejo é lindo.
    Só tenho pena de o meu Guadiana a sul de Alqueva estar ao abandono.
    Parabéns Manuel Luís por difundir esta região.
    Grande abraço e boas férias.
    Bem haja.

    Responder
  18. Dina Massena

    Fiquei muito contento que o Senhor Manuel Luís Goucha tenha escolhido o nosso Alentejo para o seu merecido descanso. Eu sou de Castelo de Vide é quando posso vou até lá não à melhor sítio para descansar. Boa sorte Senhor Goucha é uma boa escolha !!!

    Responder
  19. Maria Rosária Lourenço

    Ola Manuel conheço bem essas imagens ainda hoge passei por ai a caminho de Portalegre é lindo o nosso Alentejo s´quem pode aqui viver é que sabe dar o valor beijinhos e sejam bem vindos ao nosso paraiso

    Responder
  20. Donalda Madeira

    As fotos são de cortar a respiração ,os animais são felizes, eu tenho alguns gosto imenso da natureza ,e tenho a sorte de ter um pequeno cantinho a beira da ria formosa com a natureza e a reserva natural .Aproveite bem do seu paraíso bjs

    Responder
  21. Maria Bertilde Costa

    Parabéns peio sonho cocretisado eu também concretizei o meu sonho de ter uma casinha na terra que me viu nascer só aos 74 anos e não faz ideia a minha alegria por isso sei lhe dar o valor felicidades eu gosto muito de si

    Responder
  22. Maria Bertilde Costa

    Manuel parabéns por concretizar o sonho de ter um monte. Eu sou do Distrito de Coimbra ,também sempre sonhei em ter uma casinha na minha terra, e só concretizei esse sonho com setenta e quatro anos e nunca é tarde eu sei o que é ter essa alegria felicidades é o que eu desejo beij

    Responder
  23. Natália Amaro

    Olá Manuel
    Sei que não gosta de ser tratado por senhor.
    As suas fotos são lindas. também amo o Alentejo.
    Dá-nos uma paz, uma tranquilidade. Aproveite a vida. esse silêncio. Embora sinta a sua falta na TV.

    Responder
  24. laura teixeira

    Adorei,tambem sou alentejana e nós sabemos que o Alentejo tambem é lindo.Eu quero vê-lo a falar a lingua Alentejana ,um grande abraço seja muito feliz é para isso que ca estamos

    Responder
  25. Olivia Bento

    Boa noite Manuel Luis,
    Palavras para quê?
    Viajar no Alentejo profundo onde predomina o dourado dos campos com os seus hotes ou seja os seus animais que são a cereja no topo do bolo e o Manuel Luis é o chefe d’orquestra de uma sinfonia de cores.
    “Mil merci ” por nos oferecer tanta beleza.

    Responder
  26. Áurea Bourbon

    Parabéns Manuel
    Vou seguindo o seu Blog, que adoro….
    Estas fotos da sua herdade são portadoras de uma beleza e uma paz inigualáveis!!!
    É uma pessoa de bom gosto e muito culta… precisamos das suas publicações!
    Que a vida lhe continue a sorrir
    Um beijinho da Póvoa de Varzim

    Responder
  27. Madalena Ferreira

    Olá MLG

    As fotos falam por si – são espectaculares!
    Espaço bucólico e animais inteligentes, parece que sabiam que iam ser fotografados.

    Obrigada,

    Responder
  28. Marilia Carvalho

    Desculpe Manuel Luis mas nunca na vida o imaginei a gostar tanto do Alentejo!Mas pelas descições que faz que adoro ler ve-se que existe muitor Amorpoe essas paragens Obrigado é o meu idolo

    Responder
  29. Dina Letras e Nuno Xarepe

    Olá Manuel , somos dois jovens com vontade de inovar e fazer algo pela nossa cidade: Estremoz!

    Conhecemos o seu gosto pela nossa cidade e por isso decidimos enviar-lhe o nosso mais recente projeto. Pedimos uma câmara emprestada e fomos conversar com pessoas que marcam a nossa Cidade, que têm talento e Histórias para contar
    Optamos por lhes tirar os filtros e revelar o seu lado mais pessoal sem qualquer medo!
    Lançamos o ”programa”, na nossa página no facebook, uma vez por mês e desde a preparação da entrevista à edição final, é tudo feito por nós. Já entrevistámos um ex-presidente de câmara e deputado, um jornalista e o fadista José Gonçalez.
    Hoje arriscamos e decidimos enviar-lhe o nosso projeto… podemos nunca ser mais do que dois jovens estremocenses, mas ficamos com a certeza de que um dia tentamos e lutamos! O amor pela comunicação e pelo que fazemos falará sempre mais alto.

    Segue o link da página onde pode encontrar os vídeos de todas as entrevistas e excertos: https://www.facebook.com/estremozsemfiltros

    Dina Letras e Nuno Xarepe

    Responder
  30. Dília Costa

    Adoro os arremedo de prosador….e as fotos são de uma beleza indiscutível. Quando se ama o que se faz, ou vice versa, o resultado só poderia ser este.

    Beijos e tudo de bom!

    Responder
  31. Céu Girão

    Parabéns, Manuel Luís :)
    Estou encantada com tudo o que vejo..
    Está a aumentar o ” bichinho” que eu tinha para visitar o Alentejo e a “culpa ” é de quem???

    Grande beijoca

    Quero ir visitar os dois, uma manhã destas 😉

    Responder
  32. Fernanda Grade

    com muita pena minha não conheço muito bem o Alentejo só de passagem e poucas vezes por lá passei
    minha querida mãe era alentejana FERREIRA DO ALENTEJO meu pai do ALGARVE mas vieram para o Ribatejo por cá ficaram nunca mais voltaram ««coisas da vida««mas falavam muito das suas raízes mais a minha querida mãe de tanto falarem fiquei apaixonada pelo Alentejo e sua cultura fui criada eu e os meus irmãos com a gastronomia alentejana todos os pratos que hoje se servem nos restaurantes era a comida que se fazia quem tinha poucas posses e eu ainda hoje as faço aqui na minha casa aprendi com a minha querida mãe
    por isso amo o Alentejo com toda a minha alma
    as pessoas são o máximo

    Responder
  33. Suzana Dias

    Lindas fotos. O meu sonho também era ter um Monte, mas há-de chegar o dia. O sossego a paisagem, tudo. Só lhe desejo muita sorte e que goze muito. Gostamos muito de si. Suzana

    Responder
  34. São Pereira

    Olá Manuel Luís as suas fotos são maravilhosas, as paisagens lindíssimas e os animais são uns amores. Obrigada pela sua partilha e por nos mostrar um pouco do seu mundo. Bjs :* e continuação de boas férias.

    Responder
  35. Santos Mendes

    É lindo, os animais muito bem tratados, e o Manel vê-se que está feliz, boas férias.
    Que sejam muito felizes.
    Obrigada por nos apresentar o seu Monte.

    Santos Mendes

    Responder
  36. Marina

    Olá, ola… o nosso Alentejo é lindo!
    Estas fotos são fantásticas!
    Há muitos anos (40) quando a minha mãe ia trabalhar para a agora sua herdede , eu ia com ela e brinquei muito nesse monte… tenho boas recordações dai!
    Agora quando passo na estrada vejo que esta lindo.
    Parabéns pelo bom gosto na remodelação feita!
    Bjs

    Responder
  37. marta

    Que felicidade!!!!
    O Manuel é uma pessoa especial, merece tudo de bom quanto a vida lhe dá a conhecer!!! Adoro, adoro tudo aquilo que tem dado a conhecer através do seu blog.
    Beijinhos e continue sempre assim…

    Responder
  38. Sara

    Texto e fotos lindas. Adoro o alentejo. Obrigada Manuel por tidos os bocadinhos q nos vai dando todos os dias. Quando terminar as suas férias vou ter saudades. E que sou fã do manuel e todos os dias vou ver o seu face, adoro as receitas e faço bastantes. Bem vou terminar, boas férias.

    Responder
  39. Helena Teixeira

    Peço desculpa Manuel Luís, juro que não queria, mas invejo-o imenso. Mas é inveja boa… Queria tanto ter uma quinta ou um monte ihih. Cuidar dos animais, levantar cedo para estar nessas lides e passear pelo campo. Hoje vi o Você na TV aniversário e a Cristina dizia que era o Rei não me lembro de quê…e eu pensei: agora é o Rei do Gado ihih…
    O Rui encontrou uma raposa, enaaa…isso já parece o Pequeno Príncipe 😉 Já o javali é mais perigoso porque a reação pode ir tudo pela frente…As cobras depende :p
    Votos de ótimas férias aí no Monte e se precisar de alguma trabalhadora, avise. Eu só levo a minha cadela comigo. :)

    Cumprimentos e Gros Bisous
    Lena Teixeira

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *