Adivinha quem vem jantar!

Ontem à noite éramos seis à mesa e por ter estado um dia que mais parecia de Verão, com a temperatura do ar a roçar os trinta, pensei num jantar ao ar livre, acreditando que a noite se mantivesse agradável, a exemplo do que tem acontecido ao longo de toda a última semana. O Alentejo é assim!


Na mesa grande do alpendre usei desta vez dois serviços da Vista Alegre (o “Blue Ming”, criado por um designer holandês, Marcel Wanders, e o “Gold Exotic”) diferentes mas ligando bem entre si pelos motivos florais e pela cor dominante, o azul. Mantive a mesma cor nos copos de água da Marinha Grande. A crueza da madeira irregular da mesa aligeira a formalidade do serviço de pratos, sem contudo lhe retirar elegância. A transparência do vidro usado no copos de vinho, nas taças das flores silvestres (onde prolongo o amarelo que pontua o prato marcador e aventuro-me no vermelho sangue) e nas luminárias que espalhei pela mesa e alpendre, ajudaria a criar o ambiente que pretendia, sobriamente elegante, adequado para uma refeição entre amigos. Luxuoso mesmo só o imenso dossel de estrelas que nos haveria de cobrir. O Alentejo tem destes prodígios.

Bem me disseram que melhor mesmo era ir para dentro, isto depois de uma publicação no meu Instagram dando conta da lida na cozinha, diziam que o tempo iria piorar porque um tal de Leslie haveria de chegar ao continente com vento forte e muita chuva. E eu a leste, que o Alentejo tem feitiço, a ponto de esquecer de me ligar ao mundo. Realmente ao final da tarde começou a levantar-se vento e pus-me a matutar que deveria levar a sério a recomendação. Toca a levar tudo para a casa de jantar e a começar de novo, alterando dois pormenores ao conceito inicial. Primeiro a mesa, é redonda e merecia ser vestida, por outro lado queria manter a ideia de fazer uma decoração elegante mas não ostensiva. Por isso optei por continuar a brincar misturando padrões, indo agora mais longe ao escolher uma toalha também ela com motivos florais azuis, prolongando ainda o desafio num centro de mesa, o mais tradicional possível, em louça de Alcobaça, uma daquelas velharias que tinha como pirosa no tempo da Maria Cachucha e agora a graça que lhe acho, tanta que a comprei por “tuta e meia” numa loja de Lisboa a abarrotar de quinquilharias.


Servimos uma salada fria de pato com verduras, em molho de vinagreta, uns rolinhos de linguado recheados de espinafres, com feijão verde e para rematar uns folhados de maçã e caramelo com um toque de “creme fraiche”. E ainda fomos num branco que todos apreciamos, o “Terrenus”, um vinho produzido a partir de vinhas velhas da Serra de São Mamede, fresco e muito equilibrado. Sim, que cá no monte só se bebem vinhos da região. E se o Alentejo os tem, de grande qualidade!

A noite prolongar-se-ia à mesa da amizade, entre histórias de cavalos e fidalguia, terminando, a bem dizer, à luz dos candeeiros de petróleo, coisa avoengada dir-me-á, mas ainda bem que os tenho por saber já o que “a casa gasta”: é que em havendo borrasca é certo e sabido que a electricidade vai abaixo. Bem me disseram que o Leslie também vinha para o jantar!

60 comentários a “Adivinha quem vem jantar!

  1. raquel matias

    Que mais podemos esperar do que o Manel Luís ( permita-me) nos mostra? No dia a dia, no seu programa temos felicidade, cultura, requinte, boa disposição, bom gosto! Como Alentejana, fico contente que a região o tenha fascinado. Vou lá mensalmente, pois vivo em Leiria. A casa que era dos meus Pais. Quanta saudade! Fiquei tão contente de ver o seu centro da mesa! Tenho um igual! Vou usar! Obrigada pela ideia! E não esqueça, assim como o Rui dar uma voltinha pelo Baixo Alentejo! Há uns anos, já lá foi… em trabalho! E que contente ficou uma Tia minha em conhecê-lo!

    Responder
    1. Lina Martins

      Manuel Luís!! Muitos parabéns pelo bom gosto que tem. Pela maneira agradável e afável com que trata as pessoas. Que o PAI TODO PODEROSO, lhe dê Graça. Porque a Sagrada Escritura diz: Que a sua Graça nos basta. Abraço.

      Responder
  2. catarina gaspar

    Querido Manuel!
    Parabéns pelo bom gosto! Pela simplicidade. Elegância. Criatividade e Originalidade. Não só na mesa!.. Como no modo e forma de Ser e Estar.
    Partilho a mesma Paixão, sedução pelo Alentejo! Agora a viver em Évora à pouco mais de um mês em que troquei Lisboa por este paraíso! Foi uma troca por Amor, onde deixei 40 anos de vida pessoal e familiar em Lisboa e já 15 anos como professora. Mas a vida dá muitas voltas e agora estou a abraçar com muito entusiasmo e expectativas esta nova fase!
    Tomei a ousadia de lhe escrever, não sabendo se algum dia irá ler esta mensagem, se assim acontecer será uma honra e ficarei eternamente grata! Gostaria muito de lhe dar a conhecer que estou a experienciar um novo projeto, onde finalmente pude pôr em prática a minha paixão pela decoração. De uma forma muito rápida passo a explicar, a Alice, uma amiga cozinha maravilhosamente, e eu organizo decoro o espaço. Vamos onde for preciso e nos quiserem receber. Temos o gosto pela criatividade e por tornar um espaço vulgar em algo com personalidade e diferente. Dispomos os nossos objectos, pessoais com história adaptados aos mais diversos estilos e temas. Assim sendo, se em algum momento, dia precisar de dar um almoço, jantar, tertúlia ou momento de festa e celebração seria uma honra podermos apresentar lhe o nosso trabalho, feito com muito carinho, paixão e uma pitada alentejana!
    Desculpe me o atrevimento!
    Um beijinho!
    Catarina Neves Gaspar

    Responder
  3. Eu

    Isso deve fazer uma inveja ai ao seu vizinho…. Coitado não lhe chega aos calcanhares. Parabéns. Requinte bom gosto, e boa educação e é de elogiar como cuida e fala da sra sua mãe. Parabéns

    Responder
    1. Maria de Lourdes Calado

      Muito bom gosto em todos os primeiros incluindo a ementa!
      Outra coisa não se esperava! Felizardos os convidados.
      Parabéns! São uns verdadeiros gentlemans.

      Responder
  4. Helena Loureiro

    Olá.
    Já tarde, porque depois de tantos elogios, é mais um.
    Mas as mesas estão lindas.
    Para mim o que se destaca, é realmente o centro de mesa com a loiça de Alcobaça, está ali na perfeição. o que nos mostra
    que uma velharia, a que muitos não dão nenhum valor, de repente faz toda a diferença.
    Um abraço, continue a surpreender.
    Helena

    Responder
  5. Lisete

    Que elegância! Começando pelos anfitriões, que são de uma elegância e bom gosto, que até dói adoro-vos! Mesmo sem os conhecer pessoalmente. Continuem assim, são fantásticos. Bjs

    Responder
  6. Ivo

    Adoro a sua casa, o meu sonho era, poder comprar uma herdade no Alentejo pois é onde adoro estar no alentejo e puder ter cabras, ovelhas, vacas ect….
    Continue assim da maneira que é !!!

    Responder
  7. Isabel Rocha

    Tem uma casa maravilhosa. A mesa está com muito requinte e bom gosto. Sabe bem receber e o Rui tambem com muito requinte na cozinha. Fazem uma dupla imbatível. Felicidades para os dois.

    Responder
  8. São Madeira

    Uma mesa com muito requinte,um alpendre maravilhoso,parabéns Manuel Luis Goucha um grande senhor e um ser humano maravilhoso,por gostar tanto de animais.Bem haja.
    ,,,

    Responder
  9. Teresa Aroso

    Mesas lindas, a do exterior e a do interior. Requinte e bom gosto sem ostentação. Parabéns pelo seu bom gosto, um privilégio ser convidado para um desses magníficos repastos.
    Manuel Luís Desejo-lhe muitos e longos anos a gozar desse refúgio magnífico, na companhia do Rui e dos seus amigos, incluindo caninos e outros
    Bjs e felicidades

    Responder
    1. Maria Mayer

      Concordo em absoluto. Há uma coisa que tenho de dizer, o Manuel Luís escreve e, sobretudo, descreve muito bem!
      Se não houvesse imagem facilmente imaginaríamos, tal é o pormenor da sua descrição.

      Responder
  10. Patrícia Moreira

    Como sempre uns Senhores.
    Cheios de saber e sabores, já não falando na elegância de bem receberm!
    Muito bom gosto do Manuel Luís e do Rui!

    Responder
  11. Marco Braga

    Lindo o seu Monte e as fotos ke você poi são muito lindas obrigada por nos por essas lindas fotos do nosso Alentejo e ainda mais do seu Monte ke e um espetáculo continue assim a por essas lindas fotos do seu Monte ke e muito lindo

    Responder
  12. Leonor Brito Lopes dos Santos

    Maravilhoso!
    A ementa um espanto…
    E o centro de mesa lembro-me dessa loica que se usava para pequenos candelabros.
    7 estrelas
    Beijinhos Manuel.
    Leonor

    Responder
  13. Maria Calhegas

    Linda decoração não é de estranhar com o bom gosto do Manel tudo tem o seu brilho e o lugar certo , não estou a exagerar é a verdade eu também adoro decoração e uma boa conversa á mesa ! Alentejo convidá-los a estes momentos maravilhosos ! Felicidades !

    Responder
  14. Marco Braga

    Linda a sua mesa como sempre tudo me nós pois e sempre lindo continue assim a pornos coisas lindas no nosso Alentejo mas no seu Monte as coisas são muito lindas

    Responder
  15. Esmeralda Assunção

    Vocês são uma inspiração adoro tudo obrigada Manuel . Por me ajudar a ser mais feliz . Porque convosco tudo parece mais interessante , mais elegante . Beijinhos

    Responder
  16. Penha bretz

    Tudo divinamente bem preparado. Requinte é o que não falta. Parabéns pela conquista. sei que é fruto de muito trabalho e dedicação. Você merece tudo que a vida tem de melhor.

    Responder
  17. Teresa Mendes Pereira

    Eu só posso dizer é que tudo estava ” deslumbrante ” todos os dias o Manuel Luis é o Rui ( pertima-me) nos surpreendem pelo vosso bom gosto e por vez num pormenor simbólico. Grata pelas partilhas.

    Responder
  18. Élia Laranja Pinheiro

    Manuel Luís,
    Que maravilha de decoração. De certeza foi um jantar de sucesso. Adorei cada detalhe e cada pormenor.
    O Manuel e o Rui são pessoas excelentes por quem nutro muito carinho.
    Um beijinho do Funchal.
    Élia

    Responder
  19. Antônia Ramalho

    Obrigada Manel pela partilha, as mesas estavam um encanto e junto com aquele manjar dos Deuses acredito que tenha sido uma refeição e um serão magníficos. Parabéns pelo que faz e pela pessoa que é. Beijinhos meus” amigos”, se assim vos posso chamar.

    Responder
  20. Maria Manuel Rocha da Silva

    Maravilhoso não esperava outra coisa.
    Parabéns Manuel Luís
    Continue assim, igual a si mesmo.
    Tenho pena de não poder acompanha-lo d diariamente, pois trabalho, mas vou espreitando o instagram, sou sua seguidora .
    Gostava de ter o prazer conhecê-lo pessoalmente.
    Um grande Abraço.
    Nota: vivo no grande Porto

    Responder
  21. Adélia Gil

    OLÁ MANUEL SE NO VESTIR TEM GOSTO COMO NÃO TER EM OUTRAS COISAS ESSAS MESAS ESTÃO LINDAS EU PESSOALMENTE NUNCA VI SÓ MESMO POR FOTOS ADOREI QUANTO À EMENTA DEVIA ESTAR UMA DELICIA BOM FIM DE SEMANA UM ABRAÇO

    Responder
  22. Carla

    Ahahahah
    O título, e a última frase lolol
    Quanta vaidade. Não quer dizer, não diz. Mas um título desses é que o que vocês muitas vezes criticam no ar por não corresponder ao texto.
    Fazem igual. E depois reclamam….
    Ahahahah
    Muito bom.

    Responder
  23. Irene Maria Rodrigues Pinto e Silva

    Que excelente bom gosto e pormenores tão simples.Parabéns Manuel Luís, sempre com grande requinte e charme que o caracterizam.

    Responder
  24. Marina Costa

    Manuel e Rui!

    Lindo de morrer! É o único que consigo dizer. Mas não me surpreendeu, porque o Manuel, que conheço melhor da TV, tem bom gosto. Imagino que o Rui também.
    Parabéns! Sejam felizes! É o mais importante!
    Beijinhos

    Responder
  25. Manuela Cristino

    Manuel Luís, tenho grande admiração por si. O Manel é um poço de cultura! Sabe estar, sabe dizer, sabe fazer, como eu o “invejo”. Obrigada por gostar do meu Alentejo (onde nada tenho), mas lá nasci e vivi, até que há 51 anos adoptei Lisboa, para trabalhar e viver.
    Um grande abraço Manuel Luís e seja feliz com os que o fazem feliz!

    Responder
  26. Margarida Correia Ramos

    O bom gosto já é uma referência em tudo que partilha conosco.
    Para mim exterior ou interior são mesas ornamentadas com o melhor gosto de quem é eximio no que é belo .
    Imagino a Maravilha que foi esse jantar,só imginar começo a salivar.
    Parabéns por ser tão gentil para conosco ,que muitos só o conhecem através da tv
    Muito Obrigada

    Respeitosamente
    Margarida

    Responder
    1. Ilda Vicente

      Manel, (permita me) que o chame assim!
      É de um gosto especial, requintado, simples harmonioso, enfim não chegam os adjectivos para o lisongear e agradecer, tão originais ideias, com aquelas, coisas do sótão, que jamais me lembraria de colocar no centro de mesa.
      Muito obrigada
      Cumprimentos
      IV

      Responder
  27. Cláudia

    São maravilhosos!
    Tão bom terem escolhido o meu Alentejo e terem o dom de o divulgar com o amor de quem tem “alma Alentejana”!
    Quanto ao jantar: um requinte sábio!
    Felicidades!

    Responder
  28. Maria Elisabete Gavina

    As mesas estavam lindíssimas! Na verdade o seu bom gosto é soberbo.

    Quanto ao menu, deveria estar espectacular!

    Beijinhos Manuel Luís

    Responder
  29. Cláudia lobo

    Sem dúvida, você, Manuel Luis é uma lufada de ar fresco de sabedoria, cultura, elegância, de grande ser humano que é, obrigado por partilhar isso tudo com a minha humilde pessoa, adoro o

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *