A ver passar os comboios

1
Não sou de ficar a ver passar os comboios, mas em indo ao Porto só se não puder é que deixo de entrar naquela que é tida como uma das mais bonitas estações ferroviárias do Mundo. A gare de São Bento é onde antes era o mosteiro de São Bento de Avé Maria, um mosteiro feminino consagrado à ordem de São Bento.

Data de 1900 o projecto da estação e D.Carlos e D.Amélia ainda presidiram ao lançamento da obra. A fama da sua lindeza, reconhecida internacionalmente, terá muito a ver com o património azulejar que reveste as paredes da gare. Os azulejos, da autoria de Jorge Colaço, representam cenas da nossa História, como o casamento de D.João I, ou outras de cariz etnográfico, ligadas particularmente ao Minho e ao Douro. É vê-los, visitantes das mais diversas proveniências, de nariz no ar, fotografando tudo quanto podem enquanto os guias debitam a lengalenga do costume, acerca do local. Os da terra, no corre-corre da vida, passam sem olhar um minuto que seja. É pena, porque há instantes que valem muito mais, quando é a Arte que nos apazigua ou convoca.

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

6 comentários a “A ver passar os comboios

  1. Maria Emilia Cunha Lopes

    TAMBÉM gosto mt do Porto e de Coimbra,talvez por ficar a meio das 2 cidades e de a linda cidade de AVEIRO K é o meu distrito,mas tive k vir para Lisboa e desculpem os Lisboetas não era a cidade k escolheria se me perguntassem,são os caminhos da vida,gostava mt de ir á praça do BOLHÃO e ver os jardins do Porto não teem nada a ver com os de Lisboa. Realmente é uma pena não olharem bem para as estações de C.F, e não conservarem as coisas lindas k temos ,os azulejos são um encanto.Ainda há poucos anos metia-me no comboio e ia visitar e ver pessoas amigas,agora com a dificuldade k tenho em andar não sei se voltarei a fazer o mesmo.Pode ser k td ainda de uma volta.estou um pouco em baixo,era mais para falar com o nossoMANEL.Aminha cabeça está oca,mas como vai a SRA.sua MÃE? BJIOS E TD PELO MELHOR

    Responder
  2. Antonia Quintas

    Conheço de ir a S.Bento apanhar o comboio para a Regua .E de facto uma estaçao muito bonita .Conheço mal o Porto apesar de ser a minha terra vim para Lisboa com tres anos e gosto muito de Lisboa ,mas tenho este estranho orgulho de ser Tripeira e quero acabar os meus dias onde os comecei.
    Acho que estes sentimentos sao comuns as pessoas do norte
    Beijo Manuel Luis.

    Responder
  3. Daniela

    Ai o Porto! Que saudades do Porto, de Portugal, de casa enfim… Tantas vezes estive por aí e nunca tive o prazer de me cruzar consigo :( Está para vir esse dia de sorte 😉

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *