O Porto está na moda

foto1
Entre lazer e trabalho lá passei mais um fim de semana no Porto. E era esta a vista da janela do meu quarto. Não podia ser melhor!

foto2
foto3
foto4
foto5
Gosto muito deste hotel da cadeia Intercontinental, que é onde antes era o Palácio das Cardosas, sendo que estas eram a mulher e as filhas do Cardoso (Manuel Cardoso dos Santos) que comprou o edifício de oitocentos em hasta pública, ele que havia feito fortuna nos Brasis.
foto6
É a estátua de D. Pedro IV que domina a Praça da Liberdade. Também pudera, dada a forte ligação do monarca à cidade. Quando do cerco do Porto, foi com a ajuda da população que D.Pedro derrotou as tropas miguelistas, partidárias do absolutismo, que se lhe opunham. Grato e reconhecido, o seu coração ficou para sempre na Invicta, pelo que está ainda hoje na Igreja da Lapa.
foto7
A Praça da Liberdade, que antes teve outros nomes, consoante os acontecimentos que foi testemunhando desde o século XVIII, nasceu do crescimento da cidade e era uma praça fechada sendo que no topo norte estava a antiga Câmara. Quando mais tarde se rasga aquela que é hoje conhecida como a Avenida dos Aliados, o palácio que albergava a Câmara foi abaixo, mas dele restou este trabalho, de 1818, do escultor João de Sousa Alão, executado pelo mestre pedreiro João da Silva. A estátua, “O Porto”, que encimava o edifício da antiga Câmara, andou em bolandas pela cidade, acabando no Terreiro da Sé, e foi Rui Rio, quando à frente da edilidade, quem decidiu que o melhor mesmo era que a estátua regressasse à Praça.
foto14
foto8
foto9
foto10
foto11
foto12
foto13
“A Avenida é escura!” – dizia-me o Valentim, o jovem repórter que cumpliciou a visita guiada que haveremos de mostrar, mais tarde, no programa “Você na TV”. Pois sê-lo-á do granito, a pedra que molda fisionomia e carácter de toda a cidade. Esse é o seu encanto, que se Lisboa é donairosa na garridez das suas fachadas, o Porto é rude e viril.
E é daqui que podemos partir à descoberta do seu património rico em história e tradição. E da sua gente, de verve desenfreada, franca e calorosa. Não há-de o Porto estar na moda, tão distinto que é de tudo o mais!

18 comentários a “O Porto está na moda

  1. Bárbara Baltatejo

    Fico muito contente por dar a conhecer a minha cidade.
    É incrível como passeio todos os dias pelos locais que apresentou na minha correria diária sem contemplar em condições tudo o que me rodeia. Aprendi até algumas curiosidades.
    Parabéns pela promoção que tem feito às belezas de Portugal.

    Responder
  2. Maria de Lourdes

    Olá, fiquei muito feliz com as imagens da minha cidade de eleição. Vivo perto do Porto. Este fim de semana fiz visita a alguns espaços da cidade e a concelho que quando não tiverem compromissos no seu dia o ocupe em caminhar pela cidade e descobre coisas maravilhosas. Partam à descoberta desta cidade. Adoro esta cidade.
    Parabéns Manuel Luís.
    Um abraço com muito carinho.
    Milú

    Responder
  3. Fernanda Calçada

    Adorei as fotos, muito gostava de saber fazer fotos assim!! também gostei de ler os textos, se estivermos atentos sempre se aprende alguma coisa. Obrigada

    Responder
  4. Orquidea Sousa

    Manel

    Eu gosto tanto do MEU PORTO, que até tenho os olhos AZUIS.
    Só tenho pena de ter o sangue vermelho………..!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Mas como os do Porto são REIS, o meu sangue condiz connosco.

    Beijinhos

    Responder
  5. Amelia Silveira

    Sei k gosta muito do porto, e eu ADORO_A é a minha cidade,, mas discordo do porto viril, o Porto sempre
    teve calçada portuguesa, na Avenida , no passeio das Cardosas e muitas outras ruas, e os n/ passeios nunca foram em pedra e paralelos e então nem sequer estão alinhados é um acima e outro abaixo,. Os n/ passeios são muito bons para se caír., E p/ visitar a Cidade só andando de tenis, se formos de sapatos normais
    ficamos c/ os pés Numa lástima.Falo por experiência própria.
    Os arquitetos que fizeram as obras no ano da cultura 2000, não respeitaram, os traços desta cidade.Se hoje a n/ Avenida estivesse como era em calçada Portuguesa as vistas do hotel seriam muito mais espetaculares.Levaram a n/ calçada p/ Lisboa e p/ o Porto mandaram as paralelos que retiraram da beira do Tejo Quando fizeram a
    exposição. Não perdoo a quem mandou retirar a calçada portuguesa da m/ cidade . Tenho 7O anos, nascida e criada no centro do Porto e desde muito pequena ficava encantada c/ aqueles desenhos no chão. Dou
    os m/ parabéns ao dr Rui Rio, por não ter deixado destruir a Praça de Carlos Alberto. Nesta data está-se a fazer recuperações no Porto k já seguem as caracteristicas do verdadeiro Porto.

    Responder
  6. Maria Fernanda Ribeiro da Silva

    Manuel Luis
    Obrigada por gostar da minha cidade de que tanto me orgulho. Aqui eu nasci, casei, e os meus filhos e netos todos aqui nasceram e aqui vivo.
    Somos gente hospitaleira como sabe e tem razão quando diz que o Porto está na moda!
    As fotos estão simplesmente fantásticas.
    Mais uma vez obrigada

    Responder
  7. Berta Veiga

    Ai este fim de semana veio ao porto?então esteve perto de mim outra vez 😉 .Sabe que adoro essa roupa e condiz com a cidade e o seu azul e branco.Quer dizer que em breve teremos imagens da minha cidade maravilhosa.Amei a foto que conseguiu apanhar da gaivota em voo planar.Beijo grande

    Responder
  8. Rute Ferreira

    Obrigada por gostar do Porto. Enche-me o coração quando falam da minha cidade desta forma.
    Sou tripeira com todo o orgulho deste mundo…

    Obrigada :)

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *