Com José Avillez, e não será o único, bem que podemos dizer ter uma alta cozinha portuguesa. Uma cozinha elevada à condição de Arte com respeito pela excelência dos nossos produtos e pelas memórias do paladar. “Não se pode fazer uma cozinha criativa sem ter essa memória”, é o próprio a dizê-lo. É jovem ainda na casa dos trinta, porém vai longe o tempo em que, rapazelho, fazia bolos que vendia à família. O seu percurso de cozinheiro, como gosta de reforçar (“ser cozinheiro, e não chefe, diz mais do que realmente somos”) faz-se de várias experiências acumuladas, sendo que a mais transformadora foi a que viveu por alguns meses no “El Buli”, de Ferran Adriá, tido durante vários anos como o melhor restaurante do Mundo: “não estaria onde estou se não tivesse passado por lá! Volta e meia, leio e releio todos os cadernos de apontamentos anotados durante esse tempo de experimentação e aprendizagem!”.
Não se estranhe então que refeiçoar no seu “Belcanto” seja uma experiência única, pela criatividade, pela técnica e pelo sabor de quanto nos é apresentado. Cada receita capaz de nos surpreender visual e gustativamente é fruto de uma verdadeira alquimia que ocorre diariamente na sua cozinha /laboratório de saberes e sabores.
Estrelado, já duas vezes, pelo Guia Michelin (distinção maior que todo o cozinheiro almeja), José Avillez entende a cozinha como jeito de se dar aos outros e por isso aceita toda e qualquer celebração do seu talento como motivação para continuar cada vez mais exigente consigo próprio. Sou dos que jubila com o seu sucesso!
Restaurante Belcanto
Largo de São Carlos, 10
Lisboa
Telefone 21 3420607
Fecha aos domingos e segundas-feiras
Manuel é realmente excelente…mas para quando uma visita ao melhor restaurante da cidade da Guarda, “A Mexicana”? Acho que o interior também merece ser valorizado 🙂
Na impossibilidade de o visitar, desejo o maior sucesso!
Cozinha é talento, dedicação, arte, amor…José Avillez é sem duvida um dos grandes cozinheiros da noiva geração em Portugal. Parabens!!
gosto muito de ver os programas do chef aprendo muito obrigada e continue assim beijinho