Yé yé yé, Santo António é que é!

20140612-204351.jpg
Encontrei esta foto e logo na véspera de Santo António. Já estou como a outra: “não há coincidências!”. É que foi numa noite de Santo António, a de 2007, que a Cristina e eu lá fomos, avenida abaixo, à frente da marcha da Mouraria.

O que nos divertimos! Se bem que a galhofa tenha começado muitos dias antes, com a descoberta do bairro, das suas tradições e das suas amáveis gentes. Hoje em dia é dos bairros mais multiculturais da cidade, tantas as comunidades que ali (con)vivem. Depois no desfile é o que se sabe e se vê, ano após ano, e já lá vão muitos, desde a década de trinta. A Avenida da Liberdade, faz-se, então, “marchódromo” por uma noite e enche-se de música, cor e bairrismo, enquanto expressão salutar de um apego ao que é nosso e nos destrinça dos outros. O “cavalinho” marca o compasso enquanto os pares em vistosas fatiotas repetem os passos ensaiados noites fora na colectividade do bairro que agora defendem. E lá seguem de arquinho e balão, como que num rito antigo de celebração do novo tempo, o tempo do sol e do fogo. Aquilo é que foi: já nem sentíamos os pés, entre marchar, gingar e pular, não habituados que estávamos a tais folganças, mas certo é que quando chegámos aos Restauradores já só nos apetecia voltar ao ponto de partida, para começar tudo de novo. Vai que ainda havemos que repetir a dose: “… e tenho uma gaiata aqui dependurada!”

12 comentários a “Yé yé yé, Santo António é que é!

  1. Maria Filomena Lima

    É com grande prazer que digo.São o máximo uma dupla maravilhosa não me canso de os ver e adorava conheservos pessoalmente um enorme abraço pra voçes

    Responder
  2. Ana Catarina

    Vocês são sem duvida os maiores apresentadores de televisão que hà. Tenho 24 anos, há dois anos que estou em França com a minha família, e vocês continuam a entrar em nossa casa todos os dias, para nos fazer rir e nos trazer um bocadinho do nosso Portugal. Não posso ver todos os dias, mas os dias de folga e de ferias, as manhãs são sagradinhas, é você na tv, das onze as duas. Até as minhas colegas de trabalho jà sabem que em dias de folga, eu vou ver o Goucha e a Cristina. 😀
    Espero nas minhas próximas férias conseguir ir ao vosso programa. Continuem assim: Maravilhosos!!!

    Responder
  3. Catarina Moreira

    Estou igualemente rendida ao vosso programa, mas também a si e á Cristina! Tenho 19 anos, e infelizmente estou fora do país, vivo com os meus pais e estudo em Paris. Mas nada me daria mais alegria vos poder conhecer um dia! Sao sem dúvida os melhores apresentadores, pela vossa maneira de ser e de saber (con)viver! Tive já graves problemas de saude, e na vida, e posso dizer, por muito que pareça um disparate, que vocês os dois, me fazia sorrir quando só me apetecia chorar. E tenho a certeza que nao sou a unica a quem o fizeram. E só por isso, merecem todos os prémios alcançados até hoje e muito mais! Quanto a mim, obrigada por fazerem parte do meu dia á dia! Espero um dia vos poder dizer lo pessoalemente 😉

    Responder
    1. MLG

      Fico contente por lhe sermos úteis em momentos menos felizes. Desejo-lhe o melhor da vida. E quem sabe se um dia não bebemos um café em Paris, a minha cidade preferida.

      Responder
  4. Cesarina

    Adoro-vos Manel!
    A Cristina foi a melhor coisa que podia “ter aparecido” na sua vida!Adoro ver-vos brincar e rir!A vossa cumplicidade passa para o lado de cá! Entre galhofa e piadas o vosso programa é o melhor, na minha opinião, claro! Vocês são autênticos, não fazem “favores”: se gostam gostam, se não gostam dizem logo! Adoro que assim sejam!
    Continuem a ser o que são e como são!
    Bem hajam!
    Muitos beijinhos desta vossa fã!
    P.S. O meu marido também já está rendido ao vosso programa…quando por vezes vou para mudar de canal ele diz logo para “eu pôr nos malucos”!

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *