… de conserva, é ali no 130 da rua do Arsenal. Pertença da Associação Nacional dos Industriais de Conservas de Peixe, nela vai encontrar uma infinidade de conservas das mais diversas marcas, muitas destas com largas décadas de existência. Prova de que tal indústria está em boa maré, depois de um longo e negro período que levou ao fecho de várias empresas, esta é a primeira unidade de uma rede de retalho que se quer mais vasta e onde podemos comprar conservas de grande qualidade a preços acessíveis.
Gostei da loja e do acolho de quantos nos recebem e elucidam sobre o que ali têm ao nosso dispor. Diga-se, particularmente, para quem ainda se acha mais renitente face ao petisco, que este permite várias opções de receituário, para além de só por si, estimular um encontro informal entre amigos, acompanhado por um sortimento de pães e regado com um bom vinho.
Cravadeira, assim se chama esta peça, diria que museológica, usada para cravar (fechar) latas de conserva. Orgulhosa do seu passado, surpreende-nos à entrada.
Cravado fui eu, quando do outro lado da rua me viram, para as fotografias do costume. E claro que não me faço rogado, antes pelo contrário, que entendo isso como prova de apreço e carinho. E depois, o que é preciso é ter lata!
Loja das conservas
Rua do Arsenal, 130
Lisboa
Telefone 91 118 12 10
Parabens pelo seu artigo, conseguiu de facto captar a essência da loja! É pena que os portugueses não conheçam nem saibam aquilo que é genuinamente nosso e bom! Se esta loja abrisse em Paris, seria certamente “ultra” visitada, como é em Portugal, os portugueses quase não a conhecem e os turistas ( estrangeiros) viajam propositadamente para a conhecer! Bem haja pelo seu gosto…e continue….
Um abraço
Sofia
Abraços e PARABÉNS (por TUDO):Aniversário,Natal e a sua maneira de ser,estar e fazer…
Uma falta muito grande no meu conhecimento de Lisboa, a Rua do Arsenal.
Tenho de levar lá a minha mãe, que trabalhou em conservas des de os 14 anos no Algarve. Sabe tudo sobre essas latinhas maravilhosas.
Uma dica Manel Luis : Ovas de Sardinha. São maravilhosas em conserva. De Cavala também, mas o petisco maior são as de sardinha . Prove.
Bom Trabalho e Parabéns!
Olá Manel, parabens pelo seu aniversário, bom Natal e seja feliz. Continue a ser como é pois não consigo passar uma manhã sem o Manel.
e a reportagem,foi feita com muita lata????