BOLO RICO DE FRUTOS

Um bolo perfumado de especiarias e rico de frutos secos e cristalizados, digno de uma mesa de festa, como a do Natal.

20131222-185007.jpg

200 gr. de manteiga
200 gr. de açúcar
3 ovos inteiros
1/2 chávena (chá) de vinho do Porto
1/2 chávena (chá) de licor Beirão
200 gr. de farinha
1 colher (sobremesa) de fermento em pó
200 gr. frutos cristalizados cortados miudamente
200 gr. de frutos secos (passas, pinhões, nozes, amêndoas…)
3 estrelas de anis
2 cravos-de-cabecinha
1 pau de canela

Leve o vinho do Porto e o licor Beirão ao lume, num tachinho, com o anis estrelado, os cravos-de-cabecinha e o pau de canela. Deixe levantar fervura. Retire do lume e dexe repousar uns dez minutos, antes de coar. Deixe a mistura de álcoois arrefecer.
Pré-aqueça o seu forno a 200C.

20131222-185143.jpg

Bata a manteiga, que deve estar à temperatura ambiente, em creme com o açúcar.

20131222-185236.jpg

Junte os ovos inteiros. Continue a bater.
Junte a mistura de vinho do Porto e licor de Beirão e continue a bater.
Misture o fermento com a farinha. Junte-os ao creme de manteiga de ovos.
Bata um pouco mais.

20131222-185336.jpg

Junte os frutos cristalizados e secos, previamente misturados num pouco de farinha.
Mexa a massa delicadamente. Deite-a numa forma de bolo inglês, previamente untada e forrada de papel vegetal, também ele untado.

Leve ao forno e deixe cozinhar por uma hora. Quando a superfície do bolo estiver dourada, tape a forma com papel de alumínio, para não queimar, e deixe o bolo continuar a cozer.

Tome nota:
Optei por misturar, em partes iguais, vinho do Porto e licor Beirão, mas poderia ter usado outros álcoois a meu gosto. Faça o mesmo, de acordo com as suas preferências. Importante aqui é perfumá-los com algumas especiarias, como se fosse um vinho quente oloroso.

É importante que se envolvam em farinha os frutos secos e cristalizados, antes de se acrescentarem à massa, para que eles não se concentrem no fundo da forma e se distribuam pelo bolo.

21 comentários a “BOLO RICO DE FRUTOS

      1. lidia

        bom dia Manuel,

        Há uns anos fiz uma coleção de umas revistas de culinária que você lançou. Numa delas vinha a receita dos quindins (bolo grande). Será que poderia voltar a dar-me a receita uma vez que emprestei a revista mas a pessoa em causa perdeu-a ou simplesmente não a quer devolver.
        obrigada e um beijinho grande
        Lídia

        Responder
  1. Nádia Silva

    Olá,
    desde já, feliz natal! Obrigada pela partilha da receita, acabei de fazer a massa e colocá-lo no forno, agora é só esperar para saborear!

    Responder
  2. Kit Carlos

    Olá,amigo…bem que tento chegar á fala consigo mas não “consigo”… desde há 2 anos que nos reencontramos em plena TVI e falou-me sobre a possibilidade de eu ir ao “Você na Tv” cantar um dos temas que gravei no meu novo (agora já tem 2 anos) Álbum…continuo a aguardar…Esqueceu de mim,amigo? Agora estou mais por cá pelo País e gostva de em 2014 celebrar os meus 30 anos de carreira (Rádio e Canções) juntamente com os 50 de vida…Abraços! Meus contactos (962827001 ou 919551518) Fico-continuo – a aguardar uma “prenda” neste Natal que seria o Goucha dar-me um pouco de “atenção2 para 5 minutos de “tempo de Antena” numa das s/Emissões…

    Responder
  3. Maria J Ferreira

    Manel, se não se importar de me explicar, há uma parte que não percebi. Quando diz: “Quando a superfície do bolo estiver dourada, tape o forno com papel de alumínio”, devo entender que devo cobrir a forma do bolo com papel de aluminio ou é outra coisa?. Muito obrigada.

    Responder
  4. Neusa Maciel-Pereira

    Olá Goucha ,Adoro o Seu Blog,Vou fazer esta sua receita na Terça-feira para me deliciar com a minha família no Dia De Natal,Obrigada pela partilha 😉 Feliz Natal

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *