Um passeio na barragem do Maranhão

Um passeio na barragem do Maranhão!

Deram-se ao trabalho de procurar a herdade para numa das porteiras pendurar um convite, elegantemente dirigido aos dois, não sem um textinho incluso que os apresentasse: ”Somos o Ricardo Moutinho e a Inês Meneses, ambos de 25 anos. Chegámos à Vila de Avis, rendidos à beleza natural do Alto Alentejo, decididos a recomeçar da estaca zero rumo ao futuro que idealizámos: mais sustentável”.

Os próprios assumem que tiveram uma ideia com riscos: compraram um barco movido a energia solar fabricado em Portugal pela Sunconcept, e construído a partir de cascos em fibra de vidro, e puseram-se a fazer passeios três vezes ao dia na barragem do Maranhão, para quem quiser embarcar.

Foi o que fizemos e em boa hora, que se é inspirador testemunharmos o empreendedorismo de dois jovens que investiram numa vida diferente, trocando a cidade maior por Figueira e Barros, uma freguesia quase perdida no Alentejo Alto, a tarde não poderia ter sido mais agradável. Pela simpatia do Ricardo e da Inês e pelos encantos de um lago artificial com mais de 40 quilómetros, obra dos anos cinquenta com vista à rega da terra ardente, muito usado nos estágios das equipas de canoagem nacionais e internacionais, sobretudo do norte da Europa. Entre inconfidências soubemos que o nosso campeão, Fernando Pimenta, anda por cá!

Entre hora e meia a duas horas deslizamos sobre as águas, sem ruído de motor nem cheiro a gasolina, apenas o som dos risos, das informações que os nossos anfitriões partilharam do quanto já absorveram sobre a barragem e a região de Avis, e do “silêncio”. Não há outro como este! Ainda nos mimam com produtos da terra, fruta da estação, queijinho de meia cura, compota gulosa e vinho branco fresquinho!

Queremos repetir e há-de ser em Setembro quando voltar ao remanso por mais semana e meia, mas desta vez ao cair da tarde que é quando prometem um pôr-do-sol inesquecível.

Saudades de Lisboa? – pergunto-lhes, já adivinhando a resposta: “quando lá vamos, passados três dias queremos é regressar!”

Como eu os compreendo!

Contactos para que não perca um passeio memorável:
ALÉM TEJO
ECO BOAT TOURS
Clube Náutico Avis
918 146 835
geral.alemtejo@gmail.com

7 comentários a “Um passeio na barragem do Maranhão

  1. Maria do Carmo Rocha

    Muitos parabéns aos quatro. O Mabel sabe o quanto o admiro. Tive o prazer de o conhecer pessoalmente, talvez há dois anos, em Viana do Castelo no “Somos Portugal”. Não há igual e não há palavras para descrever a sua simpatia, a grandiosidade do seu coração e a cultura. Beijinho para essas duas almas gêmeas que tanto admiro

    Responder
  2. Luis Filipe Dantas

    Ler as palavras de Manuel Luís Goucha…, é sempre uma inspiração! O seu blogue revela critério, muita qualidade e profunda sensibilidade para tratar e comunicar o seu/ nosso Alentejo. Todos os dias tenho vontade e interesse em ver os posts que vão sendo criteriosamente adicionados.
    A casa, os animais, as árvores ou as paisagens são formas de nos inspirar diariamente…, sempre com o pendor da tranquilidade e do sossego que tanta falta nos fazem nas nossas “ pressas de viver” características das nossas urbes. Não conheço pessoalmente o MLG…, mas o que revela no seu blogue dá a entender a pessoa boa, sensível, humana e humanista que é…; por isso e por toda a sensibilidade que deixa transparecer…, um bem haja…!!
    Muitos parabéns …, e por favor continue(m) a ser feliz(es) que bem o merece(m)…!!

    Responder
  3. Manuel Costa Braz

    Ficamos muito satisfeitos por terem gostado do passeio num barco feito por nós. A Inês e o Ricardo tiveram a coragem de iniciar essa sua nova vida, utilizando um barco também ele totalmente novo. A Sun Concept é uma empresa portuguesa que faz barcos únicos – eletrosolares. Já existem a operar em diversas localidades. Muito gostaríamos de os convidar a conhecer o estaleiro e a dar um belo passeio pela Ria Formosa. O estaleiro é em Olhão.
    Cumprimentos,
    Manuel Braz – Sun Concept

    Responder
  4. Lucia Cabaço

    Parece ser muito agradável. O Manuel escolhe sempre programas interessantes: culturais ou, como neste caso, virados para a apreciação da natureza do nosso belo país. Continue a brindar-nos com as suas vivências! Abraço

    Responder
  5. Carolina

    Mas as coisas que descobrem…
    Só se é feliz assim…com essa cumplicidade…como eu os admiro…
    Estas férias dão um livro, que eu quero comprar…

    Responder
  6. Maria Esmeralda Caló

    olá MANUEL LUIS GOUXA sou sua admiradora adoro o seu programa adorei a CASA dos SEGREDOS apresentado por si e tenho esperança que um dia ainda o irei conhecer pessoalamente .Agora um comentario ao vosso passeio deve ter sido lindo com essas belas paisagens eu gosto imenso do ALENTEJO Beijinhos MANUEL LUIS para si e para o senhor RUI muitas felicidades .

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *