Um Homem

rodrigo guedes carvalho

Reconheço-lhe o carácter dos homens justos, através das causas que defende, sem imposturice ou hesitação. Há dias, disse ser poucochinho isso da “violência doméstica” para definir um verdadeiro flagelo da nossa sociedade, esse da “violência sobre as mulheres”. Sim, faz sentido, pensei, e mesmo assim ainda é pouco face à humilhação, ao sofrimento, ao martírio… por que passam milhares de mulheres, às mãos dos que, um dia, juraram amá-las e protegê-las. Ontem, aproveitando a ida a palco para a entrega de um globo de ouro, na cerimónia anual da SIC, que premeia o talento e a excelência, Rodrigo Guedes de Carvalho voltou a falar deste crime, que de um crime se trata e pelo que se tem visto, arrisco a dizer, banalizado, apelando à união dos decentes e corajosos, no sentido da reflexão e da acção. Fê-lo de mão na mão da Bárbara, como se aquela fosse a mão de todas as mulheres que, diariamente, são moídas de pancada e vivem na dependência psicológica dos seus algozes.

Triste, muito triste, foi ler depois nas redes sociais os comentários de algumas mulheres (que dos trastes não esperava outra coisa) achando que aquele não era o local para tais palavras!! Mas há uma tribuna ideal para se denunciar o abjecto, o inadmissível? Bem fez o Rodrigo ao lembrar, por antecipação, que “os artistas não são apenas sorrisos numa passadeira vermelha e que a Arte sempre esteve na primeira linha contra o mal…” (por isso, aproveitando a deixa, também não entendo porque é que alguns dos seus oficiantes cedem à tentação do vulgar, do mesquinho, quando não mesmo do maligno). Ontem o Rodrigo foi, uma vez mais, um homem decente e corajoso? Não, ontem o Rodrigo foi, uma vez mais, um Homem. Os que humilham, maltratam, anulam, aniquilam… não são mais que homúnculos!

Conta comigo, Rodrigo!

32 comentários a “Um Homem

  1. Emìlia Pinheiro

    Um otimo jornalista e um belíssimo ser humano , já o admirava e agora ainda mais .
    Senti-me ainda mais honrada como mulher pelas suas palavras .
    Obrigada
    Um beijinho Manuel

    Responder
  2. Aida Ferreira Pinto

    Olá Manuel Luís .
    bem-haja a si e ao Rodrigo.
    deixe-me atrever a dizer que o homem é mesmo o mundo abreviado…
    um grande beijinho para si e para o Rodrigo Guedes de Carvalho.
    e para as muitas Barbaras e bravas mulheres em frente marche!!!
    a dor não diminui,pelo contrario nos faz crescer e elevar! cada lágrima se transmutará numa gota de orvalho para renascermos melhor.

    Responder
  3. isabel ventura

    Não deveria haver sequer necessidade de falar de violência . Quanto mais de violência DOMÉSTICA. .. Para mim feiita por covardes que se aproveitam de fragilidades para demonstrar a sua força. COITADOS (AS) daquelas pessoas que não tem coragem para enfrentar essas bestas. ..que para mim deveria haver mão pesada da justiça e nem isso se vê. Cumps

    Responder
  4. carla carvalho

    Não ha palco adequado para se falar de violência domestica! De violencia doméstica devia.se falar sempre… e palcos iluminados… e palcos feitos de paletes… nos “palcos” altares de igrejas… no “palco” dos nossos saltos dos sapatos… no palco da familia… na mesa de jantar… Rodrigo é Rodrigo… um homem de palavras certas… de “murros bem acentes” nos temas que defende! Gosto muito do Rodrigo ! E confesso que aprendi a gostar de si Manuel… você tambem um Homem… dois Senhores!

    Responder
  5. M. Amélia Miguel

    Obrigada, desde já, a estes verdadeiros homens… Obrigada! Quem passou pelo mesmo, só vos tem a agradecer muito- OBRIGADA!…

    Responder
  6. Maria do Castelo Morgadinho Ferrão Ferreira

    Do senhor Goucha de todos nós não poderíamos esperar palavras mais sábias.
    Um grande Senhor
    Abraço
    MadoCastelo

    Responder
  7. Justina morais

    Admiro o seu trabalho e concordo muito dos seus comentários para não todos . Todos as pessoas que estão nas redes sociais do para dizer mal é ignorar ! Desejo muita saúde o resto o Manuel Luís sabe fazer um beijo

    Responder
  8. Susana santo

    Boa noite Manuel,nao entendo como à mulheres que acham mal o que o Rodrigo disse,eu já sofri de violência doméstica e muita,sofri durante muitos anos em silêncio só por causa da vida que tinha mas um dia ganhei coragem e larguei tudo,ficou uma boa vida para trás mas não aguentava mais,procurei ajuda estive em casas abrigo,bati no fundo,posso lhe dizer que se hoje estou cá é muito devido a si e á Cristina durante muito tempo só vocês me faziam rir,e pensar que no dia a seguir vocês estavam lá é o que não me vez parar,por isso sou da opinião que sim as figuras públicas devem falar,sao vocês a nossa voz,hoje estou em Paris numa nova relação tenho uma princesa de 11meses,posso não ter a vida que tinha mas sou amada e respeitada,beijinhos Manuel adoro o

    Responder
  9. Fátima Soares

    Grande Rodrigo Guedes de Carvalho, gostei imenso do gesto dele. E se há mmulheres contra o que ele disse ali, é porque certamente gostam de ser agredidas por homúnculos. E adoro a pessoa que é o Manuel Luís Goucha.

    Responder
  10. Rosa Malheiro

    Todas as oportunidades são ajudas para abrir as mentes mais retrógradas.
    Estamos a viver um flagelo onde a violência doméstica impera e as mulheres /homens são massacrados ,humilhados .
    Grande homem que teve a coragem de falar abertamente sem medos .De mão dada e em solidariedade com a Amiga Bárbara .falou sem papas na língua e tocou mta gente incluindo eu onde temos obrigação de ajudar estás pessoas que sofrem.
    Espero que a Barbara Guimarães dê a volta por cima,e que o paspalhao do ex marido seja julgado e punido pelos crimes que cometeu contra a família dele.

    Responder
  11. Flor Santos

    Que bom! Saber que existem mais cabeças… Que pensam como eu!! Grande Manuel Luís ❤ pessoa, humana, justa e sem”espinhas”, direto, temos pena!! Estas são vozes que se precisamos ouvir.
    Se as nossas “figuras públicas” fossem todas assim… O nosso “Portugalinho” era só pequeno, giograficamente !!

    Responder
  12. Carla Carvalho

    Achei brilhantes as palavras do Rodrigo Guedes de Carvalho!
    Fiquei, no entanto, chocada com o silêncio de aplausos (e de pé, muito merecidamente!) que se seguiu.
    Não perceberam ou não percebem?
    Grata, Manuel Luís Goucha, por ser esse Homem sensível, corajoso, arrojado!
    À querida Bárbara Guimarães, um beijinho gigante…✌
    Ao Rodrigo Guedes de Carvalho, não é só Homem; é um Senhor Homem!!
    Obrigada!!!!

    Responder
  13. Carla Cristina Oliveira

    Concordo inteiramente com o que diz Manel Luis, e lamento que NENHUMA das presentes se levantasse e aplaudisse, as palavras tao fortes e verdadeiras do Rodrigo. Que foi brilhante!!
    Obrigado e um grande beijinho pra si de quem tanto gosto.

    Responder
  14. Maria Matos

    Concordo inteiramente consigo, Manuel Luís.
    Eu vi os globos e vi e ouvi o que o Rodrigo disse com a mão na da Bárbara. Um Homem e um Amigo.

    Responder
  15. Maria Lourdes Pereira Cruz Furtado

    Não é um comentário o que vou escrever, é apenas uma constatação. Tanto de si como do Rodrigo outra coisa não podia ouvir e ler. Felizmente como vós ainda à alguns. Sei o que passei durante 51 anos. Quis o destino que eu neste mundo cá ficasse. Obrigado pelas vossas palavras.

    Responder
  16. Maria

    Parabens aos dois!
    Ao Rodrigio pela dignidade que teve ao enfrentar a hipocresia de tantos outros…
    Ao Manuel que ñ perde uma oportunidade de defender todos aqueles queries ñ teem voz

    Responder
  17. Gilberta Esteêvão

    Parabéns ao Rodrigo Guedes de Carvalho pela sua oportuna coragem! Acredito que o Manuel Luís , faria o mesmo!!! Dois Senhores que bastante admiro. Homens justos!

    Responder
  18. Transmontana

    Também vi, ouvi e gostei! Tem razão, Manuel Luís! Os que maltratam as mulheres, não são Homens, são homúnculos! Bem dito!

    Gosto muito de o ler, a si e ao Rodrigo Guedes de Carvalho, também! Ando a ler o seu último romance “O pianista do Hotel” e estou a gostar bastante.

    Se estivesse junto a si, pedia-lhe autorização e dava-lhe um abraço. Continue a partilhar connosco as suas opiniões, que a gente gosta muito! Seja feliz e ajude os outros a sê-lo, também!

    Responder
  19. Graça Teixeira De Melo

    Parabéns Manuel Luís Goucha, pelo justo e merecido post no seu Blog.( já era de esperar… )
    Parabéns Rodrigo Guedes de Carvalho, Grande Homem, Grande Profissional, um Homem que fez a diferença e na minha modesta opinião o MOMENTO DA NOITE.
    Cumprimentos,Graça Melo

    Responder

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *