Foi uma ida rápida a Londres e com um único propósito: o de ver o concerto de Barbra Streisand, o primeiro de uma mini-digressão por cinco cidades europeias. Há dois meses que tinha os bilhetes, que sou daqueles que prepara tudo com muita antecedência, deixando, por isso, pouca margem para improvisos, e confesso que, até ontem, vivi numa excitação possivelmente idêntica à que muitos sentem nas vésperas de um espectáculo de Rihanna ou de Lady Gaga.
Sexta-feira:
20.00 horas
Como em tudo, em gostando… sou fiel, ainda que por vezes desobediente. Por isso, quase sempre me fico pelo St. Martins Lane Hotel. Por estar no West End (o bairro dos teatros), que é sabido o meu apego às artes da representação e a dois passos de alguns dos locais que gosto de calcorrear, entre turistas e viajantes, e não se pense que uns e outros são farinha do mesmo saco: Convent Garden, Trafalgar Square, the Mall…
Gosto da alvura com que o hotel se veste (por obra de Philipe Starck), apenas aqui ou ali maculada de alguma garridez. E do atendimento prestável e caloroso que todos cumprem, sem que seja impositivo.
21.00 horas
Nem saio do hotel, que há muito que aprecio o seu restaurante Ásia de Cuba, onde se pratica uma curiosa e sabida fusão entre as cozinhas asiática e a cubana. O ambiente é descontraído e ruidoso, mais ainda por ser sexta-feira, que é quando os londrinos ganham ansiada soltura depois de uma semana de muito trabalho e pouco devaneio.
Há portugueses, entre os que nos recebem, que me reconhecem e jubilam. E eu grato me quedo por essa aventurança de saber que o meu trabalho lhes amacia a saudade.
Sábado:
9.00 horas
Ainda a cidade preguiça e já ando por Piccadilly Circus, a praça onde todos se cruzam, a caminho de Regent’s Street. É lá que fica o “Liberty”, desde 1875, e nunca lhe recuso uma visita, certo de que ali encontrarei algo do meu agrado, entre a tradição, a inovação e a excentricidade inglesas. Será que resisti a estes sapatos com salpicos de festa?!
12.00 horas
É certo que o turismo também alimenta o teatro, mas se assim não fosse seriam os ingleses a mantê-lo à tona de qualquer crise, ou não fossem habituados a amá-lo desde o berço. Por isso, há espectáculos que se mantêm em cartaz há mais de 25 anos, caso de “Os Miseráveis” ou de “O fantasma da Ópera”, isto na área dos musicais, que o policial “A ratoeira”, a partir da obra homónima de Agatha Christie, esse soma e segue e já lá vão 60.
Pensar que podemos encontrar em cima das tábuas nomes grandes que habitualmente conhecemos do cinema é algo que não devemos estranhar, já que para os maiores o teatro é a nascente a que, volta e meia, se tem de regressar. Caso de Judie Dench, a finada “M”, de 007, que brilha agora no West End.
É hora de dar um pulo à National Portrait Gallery, que esta meia dúzia de linhas sobre teatro foi apenas espicaçada pelos reclames que as fachadas exibem como que a lembrar que há vidas que todas as noites morrem ao cair do pano, para voltarem a nascer na representação seguinte.
14.00 horas
Costumava dizer, por graça, que os melhores restaurantes que conheço são “L’ atelier”, em Paris, e a minha casa, isto antes de acrescentar ao pódio o “Belcanto”, de José Avillez, em Lisboa. Mantenho o que penso da obra dos que seguem Joel Robuchon, que apesar de estar em Londres, este “L’ atelier” não deslustra a fama estrelada pelo guia Michelin.
A cozinha abre-se a nossos olhos com quantos nela oficiam, numa euforia de cores, sabores e olores, que o prato casto recebe em jeito de tela. Cantam as nossas almas!
17.00 horas
Logo ali é a loja Paul Smith, identificada pelo eufórico riscado. Faz sempre parte dos meus passos londrinos, quanto mais não seja para ver onde param as modas e até tirar algumas ideias. Verdes, vermelhos e amarelos são cores da moda para este Verão. Mas isso já eu sabia e até tenho vindo a praticar.
20.00 horas
O grande momento chegou.
Lotada a O2, a arena multi-usos com que Londres celebrou a entrada no novo milénio. A noite seria de Barbra Streisand, com seus convidados, num desfiar de memórias e canções. Aos 71 anos é senhora de uma forma física invejável e de uma voz intensa, a mesma que sempre nos emocionou e empolgou. A dado momento do espectáculo Barbra responde a algumas perguntas de espectadores presentes na sala, previamente escritas. Uma inglesa de Manchester quis saber até quando Barbra iria continuar a cantar (mais parecia uma pergunta daquele tipo de portugueses que desesperam com o sucesso demorado dos outros), ao que ela respondeu de pronto: “cantarei até ao dia em que as pessoas deixarem de me vir ver!”
Ontem éramos mais de 20.000!
Decididamente, este sábado, agarrei um dos lados mais feéricos da Vida!
BOA NOITE
MANUEL LUIS GOUCHA
UM SHR! EMTODOS OS SENTIDOS
GRANDE PROFISSIONAL~
DARIA UM GRANDE POLITICO , SEM DUVIDA!
ADMIRO ESTE SHR!
COMO DIZ O BRASILEIRO
PAZ E BEM 🙂
Volta e meia, passo por aqui, como que para lavar os olhos numa bela montra…
Hoje (e se o fez antes peço desculpa mas não reparei) vi que delicia com as suas respostas os comentários que vão fazendo às suas viagens. Sabe Manuel é assim que sentimos próximo as pessoas que raramente se cruzam no nosso caminho.
Parabéns por ser quem é. Sempre genuíno, sempre diferente, sempre muito Manuel Luís Goucha!
Gosto muito das suas opiniões que muitas das vezes partilho, gosto de o ouvir simplesmente falar, pois seja qual for o assunto tem a sua opinião. O que o torna ainda mais um ser comum a todos nós. Pois todos nós temos uma opinião sobre tudo e vê-la muitas das vezes na boca de outra pessoa que até tem o dom de se fazer ouvir… é muito bom!
Gosto de si! Não digo que gosto apenas para o satisfazer, mas gosto da sua maneira de aproveitar a vida. Oxalá a possa gozar sempre em alta.
Desejo-lhe do fundo do coração toda a felicidade do mundo e espero que continue a gozar do prazer de tirar fotos quando lhe apetece, sem obrigação. Pois a realidade é assim…
Até um dia.
Que inveja me fez com essa de ir a Londres ver a Barbara quando for assim tem de me dizer que aproveito
a boleia
Um abraço
MANUEL LUIS adorei os sapatos trabalhei com alguém que já não esta entre nos e que adoraria esses sapatos também uma pessoa que nos conhecíamos os dois que se chamava PINHO VIEIRA beijinhos
Isto é que é viver a vida!faz muito bem,eu costumo dizer se pudesse gozava a vida assim é ela que me goza…PACIÊNCIA! Pode ser que noutra encarnação seja o contrário.HTML
Manuel, sabe-se lá por que razões só hoje cheguei aqui ao seu espaço. E que contente fiquei. Gosto muito de si. Daquilo que me é permitido conhecer naturalmente, nas horas que nos dá pela manhã mas também pelo que vai partilhando de si, dos seus gostos e opiniões. Para mim é o melhor apresentador da nossa televisão. Culto sim, informado, curioso acima de tudo. Capaz de estar com qualquer pessoa, de qualquer lado e entrevistá-la (ou conversar prefiro dizê-lo) de uma forma extremamente profissional e capaz. (Não sou apenas eu que o digo, teve como convidada a Rita Silvério, autora do blog Rititi que o considera O apresentador nesse mesmo espaço). Tem também algo que em Portugal se vê pouco por razões diversas que é o aproveitar a vida, ser quem se quer ser, sem ter que dar satisfações a seja quem for. Admiro tal porque também isso quero para mim (sou nova, sei que lá chegarei). Devemos olhar com admiração para quem consegue o que deseja, podemos desejar ser como alguém que consegue vencer. Talvez seja preciso alguma sorte para se alcançar o que se pretende mas acredito mais no trabalho e abertura, seguir o nosso caminho sendo felizes connosco próprios.
Mas bom, já me alonguei é certo. Comentei neste post especificamente porque tenho este sonho de ver a Barbra Streisand ao vivo um dia. Acho que ainda será possivel, pelo menos tendo em conta a sua forma ainda. Vou trabalhar para isso também, para conseguir chegar a esse lado da vida que é o de respirar as artes, os artistas, o que de melhor o mundo tem para oferecer. É o que se leva desta vida creio eu. É o que desejo para a minha igualmente. Por isso tenho a certeza que foi um momento unico, maravilhoso e feliz 🙂
Deixo-lhe um beijinho e cá estarei deste lado, sempre atenta 🙂
Obrigado pelas suas tão amáveis palavras.
olha a babs, adoro
Sr Manuel Luis, a figura de referência da televisão portuguesa, que tanto preza pelo bom português, e no seu espaço pessoal faz questão de menosprezar quem não teve uma educação privilegiada, e por esse mesmo motivo poderá cometer algumas gafes. É certo que quem tem telhados de vidro não deveria atirar pedras aos dos vizinhos, a menos que seja ignorância da minha parte a cantora a que faz referência no post tem o nome de Rihanna. Para quem se diz tão culto, deveria ter mais atenção a estes pormenores.
Ainda assim, muitos parabéns pelo blog e pelo seu trabalho!
Olá Catarina
Nunca me ouviu dizer que sou culto. Tenho tanto para aprender … Tampouco ( está bem escrito, não se preocupe) menosprezo quem quer que seja pela sua formação académica ou condição social. Não gosto, é verdade, de labreguices … e quanto a isso não faço tenção de mudar.
Olá Manuel Luís! Conheço os lugares de que fala neste seu fim de semana.Mas só exteriormente, pois esses restaurantes e espectáculos não são para a minha bolsa. Mas obrigada por partilhar essas lindas fotos.São de uma qualidade!! Leva sempre fotógrafos profissionais consigo? Diariamente, rio e aprendo muito com essa dupla,que por vezes deve escandalizar muitos ouvidos púdicos. Que grande mudança do Manuel Luís desde a praça da alegria!!
Olá Maria Isabel
Claro que não levo fotógrafos comigo. Eu é que sou apaixonado por fotografia e gosto de as tirar.Por isso…
Um beijo para si
tambem amo viajar ,já fiz 2 voltas á europa e durante 22 anos fiz férias de 22 dias anuais na suiça e dava para conhecer os paises á volta saiamos num dia ,voltava-mos 2 ou 3 dias depois ,isto porque tinha lá familia e não pagava hotel, era uma grande ajuda . hoje tenho lá o meu filho k está bem graças a DEUS continuamos a ir de vez enquando o k os meus olhos vêm ninguem me tira .Aproveite enquanto pode assim como assim não tem herdeiros quem cá ficar k o ganhe .Sou sua fã todos os dias e gosto da dupla GOUXA e CRISTINA…..UM GRANDE BEIJO
Manuel Luís muito obrigada por ter partilhado com as pessoas que gostam de si estes momentos maravilhosos do seu fim-de-semana.
O Concerto deve ter sido muito emocionante, também gosto da B.S. e das suas músicas.
Faz muito bem em aproveitar todas as coisas que a vida lhe proporciona.
Muita sorte para a sua vida pessoal e sucessos profissionais.
Beijos e um xi-coração
Felicidade
Ai aproveito, aproveito. Esse património de memórias ninguém mo tira. Beijo
E que belo fim de semana deve ter sido, a julgar pelas imagens maravilhosas!
Não me importava nadinha de ter um fim de semana alucinante desses! e já agora, convido-o para visitar o meu humilde cantinho em:
http://www.brilhos-da-moda.blogspo.com
Isa Sá
ola Manuel sou sua fa ha muitos anos fico a conhecer um pouco dos Paises que vai passear eu tambem gosto de ver obrigada por partilhar imagens lindas abraços
GOSTEI MUITO, GOSTEI DE TUDO QUE VI O MANUEL LUÍS ESTAVA MUITO BEM NAS FOTOS MUITO ELEGANTE, COMO SEMPRE.
Obrigada Goucha por ter tb partilhado o seu sabado connosco, acompanhei-o a todos os locais que nós mostrou … e vi com alguma saudade alguns locais que me são queridos… fotos muito bonitas… curiosidade comprou aqueles sapatos ??? espero que sim !!! são a sua cara … o gosto pelo original é muito SEU…
beijo
Claro que os comprei e hoje levei-os para a televisão. Um beijo
Namorei muito e bem nos anos 80 ao som de Barbra Streisand com aquele que foi o meu companheiro durante 21 felizes anos… Gostaria de assistir a um concerto desta inegualável artista, fosse o Porto uma das cidades europeias contempladas no tour!
Em suma, partilho o seu bom gosto!
Um abraço
pela maravilha das fotos sei que foi um relâmpago que viveu cada segundo e no fim imagino que se sentiu um teenager aá espera dos one direction!lol
Sem dúvida um fim de semana em pleno!! E para ver a Barbara, ai vivo, meu Deus quanta emoção! Também partilho o gosto por essa grande senhora da canção, continua a cantar e encantar, como só ela o sabe fazer… Uma abraço para si.
Adoro ver o seu programa todos os dias.sou sua fa desde sempre gostava tanto de o conhecer pessoalmente.esteve em londres aki Tao perto da Minha Casa ke so hoje e ke soube ke Pena perdi uma oportunidade tão boa de o conhecer .
Meu querido Manuel Luis. Depois de ter visitado o seu site, muito bem construído, com a sofisticação que lhe faz juz, li o seu “pulo” a Londres e nas suas palavras, na sua forma escorreita de escrver, deixei-me transportar pela intensidade do entusiasmo, pela sensibilidade do ver e do comentar. Acredite que até tirei apontamentos para futura viagem a Londres. Adorei e, se não for pedir muito, faça como fez hoje: um lembrete na sua página do Facebook. Fiquei mesmo “fan” das suas crónicas e sedutoras fotografias. É disto que precisamos! De sonhar porque enquanto durar o sonho, há uma possibilidade. Grande beijinho e continue sempre assim: igual a si próprio!. Até à próxima, Elisabete
Fico tão contente por ter gostado deste espaço onde cumplicio as minhas preferências em matéria de viagens, música, livros, sabores e emoções. Muito obrigado pela sua amizade Elizabete.
É um Senhor! Isso diz tudo. Obrigada também pela sua genuidade e amizade. Beijinho meu querido Manuel Luís Goucha e… nunca deixe de nos presentear com as suas experiências que permitem que viajhemos e sonhemos através do “olhar” da sua escrita. Bem-haja.
O Manuel é realmente uma pessoa com muito bom gosto, eu admiro-o muito não só como profissional,mas como ser humano.Eu estou a viver em Inglaterra (Pembury),mas como qualquer emigrante,não temos dinheiro para ver esse espectaculo,mas posso dizer-lhe que com muita pena pois adoro-a.Mas ainda bem que veio e que se divertiu pois isso é o que mais interessa.Continue sempre como é pois é muito bom termos pessoas (comunicadores)assim no nosso pais.Beijos muitooooo grandes de Inglaterra
Manel, sou uma desempregada, que até o ser, não “gostava” de si. Não o conhecia, mas achava-o “piroso”. Tinha a mania que eu era chique e não gostava. ou dizia não gostar, de programas para as massas. Hoje, não passo sem o ver todos os dias. Se tenho que sair, deixo o programa a gravar. O Manuel e a Cristina são o sol dos meus dias. Acho que se não fossem vocês, já andaria a xanax. Tornam os meus dias menos “maus”. Bem hajam por isso. Beijinhos e muitas felicidades. Estou consigo todos os dias.
Caro Manuel Luis Goucha ficou contente que tenha ido ver a Barbra Streisand, estive o fim de semana passado em Londres e tenho pena de não ter conseguido ficar mais tempo para ver este magnifico concerto! Londres é uma cidade fantástica! Multicultural, em que ouvir Inglês é difícil, o povo é muito simpático (ao contrário do que dizem)! Desta vez aproveitei e fui ver o musical dos Queen, fantástico! Espero que tenha tido uma boa estadia! Cumprimentos!
Olá Ana
Sempre que vou a Londres venho de lá com essa certeza: recebem-nos bem os londrinos e quantos, de outras paragens ali nos atendem. Um beijo
Que Bom, Manuel Luís, conseguiu realizar este Sonho, em que falava há bastante tempo!!!!!Assistir ao espectáculo da Barbra Streisand, Também gosto Muito dela. E quem me dera ir a Londres!!!!!Fico Feliz, por saber que o Manuel Luís aproveita a sua vida de uma maneira tão positiva. Eu também tento aproveitar a minha, mas na maior parte das vezes, tenho que me limitar às pequenas coisas do dia a dia…..
Sempre o considerei um homem de verdadeiro bom gosto e convicto dos seus ideais! Faz uma coisa que muitos portugueses deveriam fazer: divertir-se e aproveitar a vida, à sua maneira e da forma que lhe é mais prazerosa! Parabéns!!
Tento fazer o mesmo! Adoro viajar e, tal como o Manuel Luís, adoro cidades europeias. Amei Londres e irei novamente este ano!
Mais uma vez, parabéns pelo seu carácter e pela sua postura!
sempre no prumo sr manuel
Quem me dera puder assistir a esse concerto adoro-a…é um felizardo , merece-o amei as fotos tenho no meu quarto uma jarra igual com jarros sempre ,pois também é a minha flor preferida . Com respeito aos sapatinhos tenho a certeza que não resistiu …..vou estar de olho esta semana . Bolas mas porque é que o meu marido não é assim ( p´rá frentex )
Apesar de ainda não conhecer Londres, é a minha cidade preferida. Adoro. A minha próxima viagem tem que ser lá.
Não sabia que o Ben Whishaw estava numa peça de teatro com a Judi Dench, dois grandes actores. Fiquei a conhecer melhor o trabalho e talento do Ben Whishaw na série da BBC Two “The Hour”, que desde já recomendo (uma grande produção da BBC, como já habituou os espectadores). É sem dúvida um jovem prodígio.
O Manel sempre em altas, é uma pessoa que admiro bastante . De uma elegância!!!
Obrigado Ana pela sua simpatia. Um beijo
Olá Sr. Manuel Luis Goucha, fico feliz por ter realizado esse sonho! Imagino que se sinta realizado, pois quando conseguimos é tão bom sentir na pele o momento que nos torna capazes de acreditar que nada é impossível! É sempre bom partilhar estes momentos com os outros, porque na verdade todos temos sonhos e desejos! Abraço