VENEZA – A CIDADE DAS ÁGUAS

Já houve quem dissesse que o Mundo se dividia em dois tipos de pessoas: os que gostam de Veneza e os que não gostam. Pertenço ao primeiro dos grupos, é claro, e o verbo é acanhado para exprimir o que sinto sempre que volto à cidade encantada.

CG_1

Não que tenha sido, propriamente, agradável a primeira imagem que dela guardo: um sofá relho a boiar nas águas de um dos seus inúmeros canais. Tampouco o primeiro contacto com os venezianos marcado negativamente por um “overbooking” no hotel previamente reservado e que me atirou, por uma noite, para uma unidade de categoria duvidosa… mas tudo se haveria de compor, no dia a seguir, e de que maneira!

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Acabei no “Cipriani”, um dos mais famosos e luxuosos hotéis do Mundo, sem que tivesse de desembolsar um cêntimo a mais. É direito que nos assiste enquanto consumidores e viajantes, este de sermos hospedados numa unidade de igual ou superior categoria da que havíamos reservado, quando perante uma situação de “overbooking” (como eu detesto estes estrangeirismos!) a que somos completamente alheios.

Já agora, em jeito de mera curiosidade: sabe ao lado de quem fiz o “check-in” (outro, arre!)? Nem mais nem menos do que…  Cláudia Schiffer. E não é que olhei para ela, ostensivamente, à espera de um sorriso, por muito amarelento que fosse? Como se ela me conhecesse de algum lado!… Ignorou-me completamente, como seria de esperar, mas foi este episódio que fez com que eu passasse a ter um outro cuidado com quantos se cruzam comigo e esperam de mim um sinal de simpatia. Um sorriso não se recusa, quando entramos na casa de milhares à conta do nosso trabalho público. É como se fossemos da família.

CG_3

Mas voltemos ao que importa: Veneza, a cidade das águas. Que se rasgam às mãos dos gondoleiros e de muitos outros barqueiros. Tenho seus caminhos marcados na memória e na alma, tal o espanto com que os repito sempre que regresso. Gosto da Praça de São Marcos, quando sobre a cidade desce a luz morna do entardecer, quando já não há pombos nem turistas e a esplanada do Florian é, a bem dizer, para uns quantos afortunados. Mais tarde, gosto de me perder no seu labirinto de becos e ruelas, desdobrando íntimos sonhos de encontros impossíveis, por não serem deste tempo e da minha condição (Casanova, Canalletto, Tintoretto, Vivaldi…). Não estou só… tenho os gatos da cidade e as sombras que passeiam na noite. O silêncio é de brancas orações. Não tenho pressa e nada receio.

CG_4

Gosto do Grande Canal, essa imensa avenida líquida onde se cruzam emoções, risos e alegrias, bordejada pela nobreza decadente dos palácios ainda com vida.

CG_5

CG_6

É toda uma cidade tocada pelos deuses, única, maior, impossível de arremedar… e onde encontro a paz que nem sempre tenho.

CG_7

34 comentários a “VENEZA – A CIDADE DAS ÁGUAS

1. paula

Não gosto de Veneza! Apenas gostei da praça de S.Marcos.
    Posso dizer que nem desiludida fiquei, pois não espeava muito mais…uma cidade com agua escura, cheiro desagradável e com muitos ratos…e depois, só turistas…ninguém lá vive…talvez no passado…adoro Itália, mas não gosto de veneza. Que romantismo? tanta gente…há canais, mas fartei-me de andar a pé…não é bem o postal ilustrado. Preferi até veneza mestre, bem mais nova e limpa e cheia de lojas e cafés…lamento, mas bela é Paris! bela e comovente!
    Paula

2. Manuela pereira

Pois Manel Luís estive lá na semana antes do carnaval,melhor altura é lindo o carnaval,a praça s,marcos ,famílias inteiras vestidas com roupas carnavalescas o mais rico que há .fui com uma amiga e tambem nos vestimos de dama antiga estavamos lindas, só querim tirar fotografias connosco…parecia-mos umas raínhas.cumprimentos e até amanhã…

3. Bela Augusto

Visitei Veneza hà 2 anos
    uma viagem de 5 dias com o meu marido
    Linda, adorei e o Manuel Luis, com as suas palavras, faz de Veneza uma cidade unica
    Um beijinho grande de admiração
    Anabela Augusto

4. Elisabete Gavina

Adorei Veneza. O Manuel Luís descreve muito bem a beleza de Veneza, gosto muito dos seus comentários, fez-me relembrar esta bela viagem

5. Mariana

Eu estou a viver e a estudar na Catalunha desde pequena e fui a Itália de viagem de fim do 10º ano – cá é o último ano de escola obrigatório -, no passado mês de março. Tendo nascido e vivido parte da minha infância em Aveiro, estava excitada por conhecer a Veneza original. Nao me leve a mal, eu adoro Veneza, mas a minha primeira impressao foi horrível.

Estive a caminhar pela praça de Sao Marcos, com água acima dos joelhos, a chover torrencialmente ! Quando cheguei ao hotel na Itália continental, estava ensopada e a minha roupa favorita cheirava mal. Aliás, estava a chocar uma gripe e a coisa estava a ficar amarga. A sensaçao de têr água dentro dos sapatos é mesmo má ! Em todas as fotografias que as minhas amigas me tiraram no Vaporetto, a minha cara de certa desilusao é evidente. Estava chateada, mesmo. Em Milao, chovia. Em Verona, que só paramos para ver a casa de Julieta, já houveram muitos que escolheram nao ir para nao ficarem mais molhados. Em Veneza um dilúvio. Em Pisa e Lucca, outra chuvada daquelas. E Chivitavecchia – o porto de Roma -, tambêm a chover ! A única cidade onde nao choveu foi Florença e, sinceramente, foi o lugar que mais gostei e onde mais me diverti. Fazia um sol resplandecente e fez-me bem à alma. E diz isso alguêm que prefere a chuva !

Por agora, é a minha cidade italiana favorita. O problema é, os ciganos que te pedem 5 euros e mostram-te fotografias de vai-se-lá saber quem, e os imigrantes africanos a perseguir-te para vender guarda-chuvas e óculos de sol. Lembro-me que, em Pisa, quase nao nos deixavam sair do autocarro !

Enfim, há que viver as coisas do lado positivo ! Um beijo 🙂

6. Marta L.

E pensar que vivo à distância de duas horas de lá e nunca lá fui… obrigada Manuel Luis por nos fazer sonhar com estas lindas descrições. Um grande beijinho, quando passar pelo Valais, na Suiça, diga 🙂

1. Marta L.

um dia iremos lá juntos 🙂 assim visita o Valais, Veneza e eu 🙂 matam-se ‘3’ coelhos de uma cajadada só 🙂 um dia irei e depois logo le conto como foi. Obrigada por nos fazer sonhar

7. Isaura Pestana

Veneza é maravilhosa, estive lá em Setembro passado, até tive a oportunidade de assistir por algum tempo à Regata Real que percorre o Gran Canal no 1º. domingo de Setembro, com os barcos muito enfeitados, bem como os
    tripulantes.
    Mas para passar 5 dias em Veneza como eu, passear pelas ruelas de Veneza ou subir e descer inúmeras pontes e apreciar os canais, e visitar Museus integrados em edifícios muito belos e antigos, não necessita ser rico. Aluga como eu um apartamento numa casa com 400 anos, mas devidamente renovada, muito central e reserva com uns meses de antecedência numa companhia de aviação low-cost, e terá uma viagem barata também. É preciso é gostar de viajar e conhecer outros locais.

8. Rafaela Deubel

É sempre agradavel ler o que quer que seja vindo do ML. Tudo o que li sobre Veneza , foi real, como se lá estivesse de novo. Obrigada…

9. Sandra Teixeira

Estive lá na minha lua-de-mel, adorei! É simplesmente linda. As fotos que publicou deixam-me com a lágrima no canto do olho … tantas saudades!
    Mas como não pode ser sempre, vou-me contentando em viver na nossa “Veneza de Portugal!”

10. Luis Miguel Ramos

Adoro Veneza, e é sempre um fascínio recordá-la através de fotos tiradas por outras perspectivas e com outros olhares. Recordo também a Praça de S. Marcos, fiquei alojado num relais com a janela do quarto virada para a praça, uma vista fabulosa, é fantástico acordar cedinho e ver a praça deserta… a aqua alta… saudade…

11. Luis Miguel Ramos

Adoro Veneza e é sempre bom recordá-la com fotos que não é usual encontrar nas pesquisas da net. Gosto imenso da Praça de S. Marcos, recordo esta praça pois fiquei alojado num hotel que tem alguns quartos virados para a praça mesmo ao lado do relógio, é fantástico acordar de manhã cedinho e ver a praça deserta… a aqua alta … saudades…

12. Olivia

Parabens Manuel Luis, por mostrar o que é Veneza, ja la estive 2 vezes e gostaria de la voltar, era a minha viagem de sonho de lua de mel, e que nao se realizou, fui la pela primeira vez com 7 anos de atraso, voltei la 7 anos depois e espero puder regressar!!!!!!!………. Excelente comunicador, que eu particularmente aprecio de longa data, continue com a sua essencia, e com o orgulho que tem pela sua mae!!!!!!!…………..Ate um dia destes…………

13. Maria Fernanda Silva

É realmente linda, diferente de qualquer outra cidade. A sua descrição é perfeita para falar de Veneza junto com as fotos que estão fantasticas.Não me importaria de ir lá outra vez e já lá estive pelo menos três vezes.

1. Maria Ascenção Fernandes

Como gostaria de conhecer Veneza! Aliás tenho paixão por Itália e a sua história… Em sonhos farto-me de viajar através de imagens das várias cidades que tanto gostava de conhecer! Mas infelizmente não tenho possibilidades económicas para o fazer…. Quem sabe, um dia?! É preciso acreditar, pode ser que ainda tenha essa sorte! Entretanto vou sonhando, porque o sonho faz parte da vida do ser humano. Um forte abraço da Maria

14. Maria Celeste Alves

Já visitei trêz vezes Veneza, gostei muito, mas achei com falta de reboco nas paredes, só cuidam do réz do chão, os andares superiores, muitos deles parecem abandonados, quanto à Catedral é linda, mas já andei a visitar com agua pelo tornozelo! Boa viagem

15. Maria Eneida Campos Sarabando

Mais uma vez o Manuel Luís me faxina com os seus comentários de uma cidade maravilhosa, que eu gosto muito espero voltar lá em breve.muito obrigada
    todos os dias o Manuel e a Cristina me fazem companhia.

16. teresa tavares

boa tarde sr manuel luis goucha adorei a sua descriçao da cidade de veneza enquanto a visitava,pois espero que um dia a possa visitar tb.um abraço.uma espectadora das manhas da tv

17. Patrícia

Só mesmo dos melhores lugares do mundo. Nunca lá fui é verdade, mas é uma daquelas coisas que, mesmo tendo apenas 18 anos, posso afirmar “Não posso morrer sem antes ir a Veneza!”.
    Acho que toda ela (e até mesmo por simples imagens) nos transporta para uma outra realidade. Eu, pelo menos, sinto que lá tudo, tudo mesmo pode acontecer.
    Tem uma magia que não consigo encontrar em mais nenhum lugar. Nunca nenhum país, nenhuma cidade, “chamou por mim” tanto como esta.
    É uma das muitas maravilhas do mundo que espero em 2014 poder dizer, “Ufa, um dos meus desejos já está realizado.”

18. Célia Maria Coelho Lopes Marques

Cidade maravilhosa que um dia gostaria de conhecer …
    Cidade deslumbrante, romântica adorável para qualquer um conhecer …