FORA DE JOGO

bola_futebol1

Não gostar é já uma atitude face ao objecto não gostado. Direi, então, do futebol que me é indiferente, tal a apatia com que encaro o fenómeno e seus protagonistas. Mas ver que toda uma equipa ignora o Presidente da República, numa cerimónia protocolar na Final da Taça de Portugal, isso já me suscita incómodo e perplexidade. Como aceitar que se faça vista grossa àquela que é a figura cimeira do nosso país? Pode-se não gostar e não concordar com as posições políticas de Cavaco Silva (se bem que, sinceramente, não creia que essas sejam as maiores preocupações de quantos correm na pelada!), mas exige-se respeito, o mesmo que uma simples saudação pode traduzir, por aquele que é, enquanto Chefe de Estado, um dos Símbolos Nacionais (a juntar à Bandeira e ao Hino), conforme a nossa Lei Constitucional nº1/97. Logo uns quantos disseram que, sendo a maior parte dos jogadores estrangeiros, por certo desconheciam a primeira figura do Estado. Desculpa esfarrapada, acrescento eu, que apesar de não ser brasileiro ou argentino sei quem é Dilma Rousseff ou Cristina Kirchner. Pois, mas isto sou eu… que não ando cá “só para ver a bola”!

33 comentários a “FORA DE JOGO

  1. Maria Madeira

    Boa tarde, senhor Goucha (permita-me que o trate assim)
    Vim espreitar o seu blogue porque o ouvi dizer que tinha uma ‘cabare’.

    Bem, discordo em relação ao Presidente Cavaco Silva. Neste momento parece que Portugal nem Presidente tem. Se um dia respeitei o politico Aníbal Cavaco Silva, hoje nem por isso. Com certeza que compreendo a sua visão e não é de todo motivo para se faltar ao respeito. Mas pergunto eu: e o senhor Presidente não estará a faltar ao respeito à maior parte dos portugueses, mantendo um silêncio estranho, quando o país está a cair. Que Presidente é este? Merece mesmo o nosso respeito? Tenho muitas dúvidas.

    Responder
    1. MLG

      É o respeito por um símbolo da Nação, numa cerimónia protocolar, que está em causa, em meu entender, e não a pessoa de Cavaco Silva. Por isso a minha opinião.

      Responder
  2. Berta Veiga

    Ora cá está uma das poucas vezes que discordo da sua opinião.Esquecendo os brasileiros e os demais estrangeiros e referindo-me apenas aos portugueses,acha que deve alguém ter respeito por quem não respeita ninguém e que apenas olha para o seu umbigo?Acha por ventura que deveremos respeitar quem brinca com a vida dos outros?Ele ignora os portugueses!porque não há-de ser ele também,ignorado?????

    Responder
  3. Paulo Alexandre Palha Lagoa

    Fico triste ao ver esta pobreza do “sim senhor” na grande maioria dos comentários. Gostar do M.L.Goucha (também gosto muito) não é deixar de pensar para agradar. O Sr Cavaco respeita quem? Poupem-me… Isto é o reflexo do país que temos e assim merecemos. Graxa nunca foi gostar! Nem acredito que o Manuel goste pois acho-o muito inteligente. 😉

    Responder
  4. Jorge Monteiro

    Caro Manuel Luis Goucha,

    Estranho acho que é o Goucha ter tanta consideração por alguem que deveria estar preso, ao lado do Vale e Azevedo, do Carlos Cruz, e do Duarte Lima. Sim porque esse “chulo” (entenda-se Anibal Cavaco Silva), que destruiu o país, destruiu frotas pesqueiras e as terras agricolas e agora diz que temos de nos virar para o mar.

    Esse tipo andou a roubar o país com os amiguinhos do partido como o Isaltino, o Duarte Lima, o Oliveira e Costa, Dias Loureiro entre muitos outros e que continuam por ai a viver à grande e às custas de quem passa fome.

    Ninguem apertou a mão ao Cavaco, mas também não sei se viu o exmo. importantissimo, presidentissimo, senhorissimo Cavaco numa conferencia a dizer “cidadões”, e esse gajo tem uma catrefada de cursos e de condecorações ao contrarios dos jogadores de futebol, mas cada vez que abre a boca só envergonha o país. Ele que arrume mas é as botas que não passa de um ladrão e de um velho senil.

    Eu apenas tenho consideração por quem tem consideração por mim!

    Infelizmente é esta a opinião que tenho de tão importante figura do estado, que representa fielmente o estado, do país!

    Responder
  5. Paulo Alexandre Palha Lagoa

    Já agora… Para os esquecidos, Cito Jornal o Expresso:
    A bandeira de Portugal foi hoje hasteada de pernas para o ar pelo Presidente da Cavaco Silva, na varanda do Município de Lisboa, no início das comemorações do 5 de Outubro que ficaram ainda marcadas por dois protestos, um dos quais singular protagonizado por uma cantora lírica.
    Mal a bandeira começou a subir, ouviu-se entre a assistência, quem chamasse a atenção para o facto, mas a bandeira ainda ficou hasteada durante algum tempo para evitar ‘dar muito nas vistas’, segundo se percebeu na atitude das entidades organizadores que tentaram escapar às câmaras da televisão.
    “É o estado do país”, ouviu-se entre as pessoas que assistiam à cerimónia, que não deviam chegar a meia centena, ao contrário do que tem sido hábito em anos anteriores. As circunstâncias em que se deu este erro com a bandeira nacional ainda estão por apurar.
    Agradecido.

    Responder
  6. Susana Fernandes

    Bom dia Sr. Manuel Luís!

    Eu sou benfiquista e vi a taça de Portugal, e de facto também reparei messe facto.

    Apesar de tão jovenzinha e achar que não são corretas algumas medidas tomadas por parte do Estado, o mínimo que eu fazia se em algum acontecimento eu estivesse por perto do Sr. havendo essa oportunidade, com certeza que o iria cumprimentar . Não o ignoraria de maneira nenhuma.

    Fiquei igualmente perplexa quando testemunhei esse facto por parte dos jogadores do benfica.,Confesso…por momentos até senti desprezo e vergonha por aqueles jogadores representarem o meu clube. Claro, são estrangeiros tá bem mas não é desculpa e o facto de terem perdido, ainda menos.

    Concordo de facto com o Sr. Manuel relatou e achei uma falta de respeito INACREDITÁVEL!

    Cumprimentos

    Responder
    1. Paulo Alexandre Palha Lagoa

      Olá Susana Fernandes, não fica igualmente preplexa quando o Sr. presidente hasteia a bandeira invertida e não repara o erro cometido? E está a deixar que o país seja vendido a preços de saldo? Conhece a história da do Pavilhão Atlântico que o genro comprou e do BPN? INACREDITÁVEL

      Responder
  7. Paulo Alexandre Palha Lagoa

    Acho a Bola fantástica! A Ana.
    Em relação a educação, gosto….. Contudo veio-me à cabeça Saramago e Constituição da República…. Fiquei baralhado. Não há lei que me faça respeitar quem não respeita os Velhos nem o seu povo!!! Nem entendo muito bem onde lei rima com respeito neste jardim… Contudo entendo-o perfeitamente!
    Estragar uma página tão estética com esta imagem também não achei muito boa ideia… Desta feita está perdoado
    Abraços

    Responder
  8. palmira paulos

    Boa noite Manuel…
    Depois de tanto se dizer do sr.Presidente,não sei se foi tão grave assim ,dois ou três jogadores não terem cumprimentado sua excelência!
    Tambem “nós” estamos ofendidos por tudo o que o senhor tem feito com (ou que não tem feito) todos os portugueses …. Um abraço com muito respeito. 🙂

    Responder
  9. Mafalda M.

    Sem dúvida o sr. Manuel Luís tem toda a razão. Quando vi o vídeo fiquei chocada. Mostraram uma enorme falta de respeito pela figura do nosso PR, que mesmo estando o país mal, acho que um pouco de respeito e “fair-play” não ficava mal aos jogadores. E essa desculpa que mencionou é de facto lamentável, pelo menos teriam de saber quem é o nosso Presidente (se é que alguém lhe tenha dito quem era de facto o senhor.)
    Um beijinho e tudo de bom para si, Manuel Luís!

    Responder
    1. Paulo Alexandre Palha Lagoa

      A Mafalda M. ficou chocada? Espero que já esteja refeita…. Não fica chocada com as coisas que este Sr. faz a este país, ou permita que se faça? Nomeadamente aos velhos…. Tenha dó por favor…
      Ele há gente que se choca com cada coisa….. Até fico envergonhado…

      Responder
  10. Antonio Malheiro

    Pois, desculpem-me mas não concordo! estou tão revoltado com o que se passa neste País, e o comportamento do Presidente da Republica, que sinceramente, se fosse eu que o conheço de gingeira, também não cumprimentava, digo mais, se pudesse cuspia-lhe na cara, que é o ele merece por tudo o que fez e faz de mal ao povo português, no qual eu me incluo. Chega de sermos bons alunos, basta de sermos bem educados, basta de sermos esmigalhados, basta de ser desrespeitados, basta principalmente de sermos submissos a quem mal nos faz, está na altura de nos revoltarmos, está na altura de fazer valer a nossa indgnação e atacar. Não costumo ser assim, mas com 59 anos, depois de fechar a minha empresa, depois de ter de ser ajudado pelos filhos, para sobreviver minimamente, não consigo ser bem educado com um ser como o Cavaco Silva, seja ele quem for. Até se fosse o Papa.

    Responder
  11. João Duarte

    eu sou benfiquista e concordo foi uma atitude incorreta.deviam ter mostrado respeito pela figura do presidente da republica independentemente da pessoa. mas qual a cor a mostrar a quem nos mente quem prometeu uma coisa para ser eleito e depois faz tabua rasa das promessas que fez? qual a cor do cartão? claro que isto não desculpa a atitude dos jogadores do benfica mas…

    Responder
  12. Maria Fernanda Silva

    Concordo consigo plenamente. Mas não havia ninguem lá para quando eles começaram a ser mal educados dizer-lhes para cumprimentarem a 1ª figura da Nação? Falta de educação e de desportivismo porque depois nem esperaram também que os vencedores recebessem a TAÇA.

    Responder
  13. Marta L.

    Ninguém me venha cá com desculpas que é estrangeiro e não sabe… os jogadores estão anos seguidos em Portugal para jogarem nos clubes, não me digam que não vêm televisão ou não lêem jornais e não sabem quem é o Sr. Presidente da República… tão errado agiram os jogadores, por falta de fair-play, como os dirigentes do clube que não souberam meter os jogadores no seu lugar… concordo plenamente consigo Manuel. E já agora, um beijinho para si, acho-o o máximo!

    Responder
      1. Marta L.

        Sr Paulo, sem querer ser mal educada, mas cada pessoa tem a sua opinião, ninguém é obrigado a estar sempre de acordo com o que os outros dizem só para parecer bem. Compreendo que Portugal não vai bem, existem muitas familias a viver muito mal neste momento, e acredito que em muito se deve às decisões tomadas por quem nos governa. Não posso, no entanto, corroborar com a idéia de que ‘já que o Presidente da República não respeita os cidadãos, por sua vez também não merece ser respeitado’… continua, até que um dia o povo português escolha outro, sendo o Presidente da República Portuguesa, e, por isso, aceitando ou não as decisões impostas ao nosso país, devemos respeitá-lo, até que outro venha ocupar o seu lugar… só quero ver o que se dirá do próximo Presidente, porque em época de eleições toda a gente cai na conversa dos candidatos e depois a conversa é sempre a mesma… e mais lhe digo, se uma casa de família não é fácil gerir, muito menos o será um país com milhões de habitantes, não podendo agradar a gregos e troianos…

        Responder
  14. Adelaide Nicola

    Boa noite Manuel. Estou inteiramente de acordo. A boa educação, como o Manuel muitas vezes diz, tem que estar sempre presente, independentemente de qualquer justificação que se tente encontrar, para um facto injustificável. Beijinhos e uma boa noite para si.

    Responder
    1. Paulo Alexandre Palha Lagoa

      Já agora, por falar em respeito…. O Genro de Cavaco Silva, Luís Montez, tem agora uma grande sala de eventos. Mas com que dinheiro foi ela comprada? Montez está com pelo menos 13 processos pendentes em tribunal por dívidas.
      O Pavilhão Atlântico é um espaço na Zona Oriental de Lisboa, criado na altura para servir os interesses da Expo’98. Tem uma capacidade para 20 mil pessoas e permite fazer eventos, congressos e tudo o que envolva grande número de pessoas. Em Lisboa, é dos espaços maiores para este tipo de eventos.
      Por outro lado, Luís Montez tem ainda fortes influências no Superbock SuperRock e do Suboeste. É ainda dono das rádios Oxigénio, Nostalgia, entre outras.
      As contas batem certo, diz o Governo
      O Governo viu à lupa as contas de Luís Montez segundo o artigo do Expresso. No mesmo artigo, indicaram que as “diligências do Governo não detectaram qualquer irregularidade, garantindo, assim, a idoneidade da proposta vencedora”.
      Em entrevista à TVI, a Ministra do Mar, do Ambiente, e do Ordenamento do Território, indicou que um dos critérios era a “estabilidade do accionista”.
      Ou se calhar não batem certo…
      Segundo o Jornal O Crime da sua edição de 19 de Julho, Luís Montez e a sua empresa Música no Coração são considerados de “risco comercial elevado” e “crédito não recomendado”. Ainda assim, de alguma forma, conseguiu um valor elevado para a compra do espaço, mais alto que outras duas propostas, uma delas estrangeira.
      No artigo desse jornal, escrito por Carlos Tomás, pode ler-se que “Uma consulta através do site que permite aos agentes de execução que permite “ver à lupa” (…) empresas e particulares (…) é possível perceber que Luiz Montez e a sua empresa têm pelo menos 13 processos pendentes em tribunal por dívidas”.
      Podemos ler ainda que “Depois de o relatório da D&B ter ido posto a circular na Internet há cerca de três meses, Luís Montez, segundo “o Crime” apurou, terá efectuado uma série de diligências para travar as execuções de que estava a ser alvo, chegando a acordos para pagar as dívidas. Mas os processos permanecem todos pendentes e prontos a avançar (…).

      Permanece então a ligeira impressão de que este é apenas mais um negócio favorecido pelo estado, ou até pelo nosso Presidente da República.
      Onde é que o governo viu as contas? Porque uma informação tão diferente de um órgão de comunicação social fruto de uma investigação, que se presume, mais profunda e com menos recursos do que o estado? Para que serve a família, se não para dar uma ajuda quando é preciso?

      São tudo boas perguntas, sem boas respostas. Pois é, pois é…. respeito é o quê afinal?

      Responder
  15. Ana Almeida

    Alguém que concorda comigo.
    No mínimo (!) tinham informado/relembrado os jogadores que lá ia estar o Presidente da República e quem era.

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *