Sentir

sentir

Temos em comum o mesmo editor, por isso há muito que sabia deste seu novo projecto, hoje dado a conhecer: um livro onde se apresenta tal como é, orgulhosa da sua história de vida e das suas conquistas. Conheço, de outros escritos, o seu correr da pena fluido, criativo, delicioso, por vezes mordaz ou irónico, assim ela é.

Não, não é uma autobiografia, como disseram uns quantos, sem terem sequer lido uma linha, impenitentes raivosos por mais uma ideia que há-de resultar em sucesso, mas sim um cronicar de memórias onde se dá como nunca, a quem a quiser saber. Não, a Cristina não se acha de todo uma escritora, mas (que maçada, não é?) escreve bem, num português correcto e inspirado, muitas vezes poético, chegando mesmo a atingir momentos de inquestionável brilhantismo. É como água que canta nas fontes, pão que fermenta e sacia. É uma escrita lavada como a brancura das aldeias.

Tem uma loja de roupa, tem perfumes, tem uma linha de sapatos, tem um blogue, tem uma revista, tem agora um livro, fora outro de receitas… e terá tudo o mais que quiser. Porque os seus rumos não têm névoas. E os caminhos tem-los marcados na alma. Assim irá!

Esta tarde senti-me feliz por ela.

sentir1

goucha_ze-eduardo

sentir2 sentir3 sentir4 sentir5 sentir6 sentir7 sentir8 sentir9 sentir10 sentir11 sentir12

36 comentários a “Sentir

  1. Mafalda

    Olá Manuel Luís Goucha!! Antes de mais, gosto muito de si e da Cristina, acho que ambos são um exemplo a seguir, mesmo! Tenho 16 anos e ha muito que acompanho o você na tv e não só, porque tudo o que apresentam algum projecto novo… tudo! eu faço sempre questão de ver porque me inspiram bastante! Não há apresentadores iguais mesmo!
    Li o livro da Cristina e ADOREI! , vou apresenta-lo á turma na 5a- feira, mas estou com alguma dificuldade em fazer o resumo do livro, porque ao contrário de muitos, é um livro de memórias… será que me pode ajudar? Agradecia imenso! beijinho :)

    Responder
  2. Luisa

    Olá Manuel,
    Antes de mais parabéns á Cristina e á vossa amizade que é tão bonita de ver.

    Estava em casa quando o vi defender a Cristina de alguns comentários (más criticas) feitos por mulheres, a respeito do seu sucesso ( se deitar um olho no artigo desta semana no Sapo 24, verá que grande parte das críticas e piores comentários são mesmo feitos por homens…)…
    Olhe Manuel, acredito que para quem dá tanto de si, tão generosamente, todos os dias, seja bastante difícil suportar este tipo de ressabiamentos.
    Não sei como vocês aguentam tanta estupidez junta. Os meus respeitos por isso.
    Bem hajam!
    Um beijinho

    Responder
  3. Ana Oliveira

    Porque é que quem critica tem que ser apelidado de “impenitentes raivosos “? Não será presunçoso achar que todos têm inveja da vida que vocês levam?Da minha parte confesso que tenho zero de inveja. Sou feliz e realizada e não trocaria aspeto algum da minha vida.
    Confesso que, numa superfície comercial, tive oportunidade de ler várias partes do livro da Cristina e achei-o, honestamente, tremendamente oco. Pese embora a minha leitura não tenha contemplado a totalidade do livro acho que foi suficiente para me fazer acreditar que muitas das críticas que têm sido veiculados são justas! Até em termos gráficos achei o livro fraquito. Fotos desfocadas, uma capa de “trazer por casa”…enfim, muito longe de ser aquela obra que é apregoada pela Cristina e os que a rodeiam como sendo imbuída de genialidade.

    Responder
    1. MLG

      Obrigado Ana pelo seu comentário mas não retiro uma vírgula ao meu texto. Ainda bem que não faz parte dos “impenitentes raivosos”. Já agora, só mesmo a Ana é que ouviu a Cristina e os que a rodeiam a achar que o livro é uma obra genial.

      Responder
      1. Ana Oliveira

        MLG: não era minha intenção fazê-lo retirar uma vírgula ao seu texto. De forma alguma! São tempos passados – e ainda bem!!- aqueles em que a emissão de opiniões era vilmente controlada. Sou pela pluralidade de opiniões. Mas, já que fez questão de o dizer, sigo-lhe o exemplo e digo que também eu não retiro uma vírgula ao meu comentário.
        Não sei se fui só mesmo eu que ouvi…mas acho que é inegável aquilo que eu afirmei. Já agora, permita-me a ousadia, mas deixo a questão ao Manuel e aos seguidores deste blogue: que crítico literário já se expressou sobre o livro? É que tudo que li sobre opiniões/reflexões acerca deste ou eram de amigos manifestamente íntimos da Cristina ou pessoas ligadas à televisão e que, eventualmente por se tratar de uma mulher poderosa e influente nesse meio, se sentirão impelidos a falar num tom elogioso.

        Responder
  4. Leonor Trindade

    olá Manuel Luis Goucha!!!
    Venho deixar aqui o meu grande apreço por si, mais uma vez e em todos os aspetos.
    Presentemente defendeu com garra e sinceridade a Cristina Ferreira e, eu assino por baixo!!!. Sou grande fã dela….e considero-a uma pessoa muito talentosa e cheia de força. Tal como o Manel diz ela poderá fazer muitas mais coisas ..e bem, com toda a certeza.
    Há realmente uma enorme inveja por parte daquelas pessoas que só sabem dizer mal, dizer coisas más e essas pessoas demonstram bem o quão frustradas são e cheias de inveja de uma mulher que, sendo tão jovem já conquistou tanto na sua vida. Fá-lo com o seu esforço…talento e organização de vida! Pois que Deus a ajude a continuar assim! E que afaste dela as pessoas más e erradas…
    Ao Manel, agradeço a demonstração de amizade por ela, o reconhecimento do seu valor, com justiça e palavras certas.
    Um grande beijinho.
    Leonor

    Responder
  5. Isabel Almeida

    MLG
    Foram muito bonitas e sentidas as palavras referidas a Cristina Ferreira.
    É uma amizade que supera qualquer tempestade.
    Continuem assim, são maravilhosos.

    Responder
  6. Isaura Coelho

    Parabéns, vocês são a dupla mais incrível.
    A Cristina, linda e maravilhosa, o menino também não está nada mal.
    O resto!! Os cães ladram e a caravana passa. Beijinhos para os dois <3

    Responder
  7. isabel serra

    Admiro muito o sr.pois é muito bom termos amigos como o sr.
    Gosto da Cristina ela é um exemplo.
    Agora para terminar não devemos dar importância a pessoas mal amadas “quem diz mal dos outros””beijinhos

    Responder
  8. Rosa Marques

    Olá Manel,adorei como defendeu a Cristina no programa de hoje, houvesse mais amizades como a vossa e o mundo seria melhor. Adoro a vossa dupla. Beijinho

    Responder
  9. Teresa Maria

    Olá Manuel Luis,
    Admiro a Cristina e a forma como ela “cresceu” dentro da maquina televisão, foi a pulso!
    Espero que ela seja muito feliz em tudo quanto faz.
    Um abraço e que ela tenha sempre no seu caminho o brilho do sol para lhe iluminar os passos.
    Teresa Maria

    Responder
  10. Carla

    Manuel
    Primeiro felicitá-lo pelo seu texto, uma escrita requintada, sentida, prazerosa de ler, não só este mas como todos os outros que tem escrito. Gosto de ler pessoas que transpiram amor à vida, que sabem passar a mensagem, nem todos o conseguem.

    Cristina é sem dúvidas uma mulher de sucesso, uma referência para outras, uma mulher com força de vencer, luta. E tem conseguido, mas falta algo para a completar ” um grande amor “, essa será a peça do puzzle que dará um brilho ainda maior, ao que tem. O amor faz milagres o Manuel sabe disso e sentiu-o.
    Gosto de o ver sem gravata, o Rui também estava elegante , atrás de si. Dizem que, atrás de um grande homem há uma grande mulher, no seu caso um homem que se não fosse grande o Manuel não se teria apaixonado.

    Já viu como está descrito na wikipédia!?
    A meu ver a descrição não deve passar pela orientação sexual, sendo assim todos os outros deviam ser descritos da mesma forma, bissexuais, heterossesuais e não o são.

    Abraço
    Carla

    Responder
  11. Maria Emília Cunha Lopes

    Parabéns aos dois,Manuel e Cristina. Admiro muito a vossa amizade,é de louvar,são os dois uns guerreiros,cresceram com a vossa garra de viver e vencer e conseguiram. A minha vontade era de abraçá.los mas não tenho podido ir aí. Talvez um dia vá e vos possa dizer que os adoro. Um bjio e um abração do tamanho do mundo.

    Responder
  12. Maria João Cardoso

    Adoro a dupla sem dúvida <3 são autenticos! nota-se a felicidade por cada conquista de cada um!
    Fico feliz por cada sucesso vosso, porque o merecem ,trabalham arduamente para o conseguir :)quando assim o é só temos é que dar os parabens a pessoas que nunca desistem <3 que é sem dúvida o vosso caso!beijinhos
    E obrigado por existirem

    Responder
  13. licas

    É muito bonito o caminho da Cristina, vivemos um tempo de mudança em que o faz de conta vai deixar de estar na moda, e ela é por isso uma pioneira, pela autenticidade, pela verdade com que faz tudo .
    E no meio disto tudo como é refrescante verificar que, e principalmente no meios em que os dois se movem , um amigo fica tão feliz com a felicidade do outro. Os dois são um exemplo , por isso também estão a cumprir o papel de figuras públicas .Afinal o mundo tem gente que está a ir no caminho certo . Bem hajam .

    Responder
  14. Rosa pinto

    Ainda não li o Livro da Cristina “Sentir” mas ficou aqui um desejo de o ler!
    Descobrir uma Cristina pra lá da Televisão.

    Obrigada por descrever também o Evento da Cristina, Manuel Luis Goucha.

    Responder
  15. Edviges Reis

    Eu admiro-os muito! O Manel expressa de uma maneira tão brilhante o que é a Cristina e como é a Cristina! O que os une! E acho que nada os separa! A Cristina é tudo o que uma mulher pode desejar, mas que muito poucas conseguem! É uma lutadora pelos seus sonhos e objetivos! É uma mulher maravilhosa! Gosto muito de vocês, tanto talento em duas pessoas! Vocês são muito mais do que aquilo que nós vimos todos os dias! São brilhantes! Parabéns e obrigado por serem quem são e como são!! Um beijo ao Manel e à Cristina!!!

    Responder
  16. Maria Clara Nunes da Mata

    A Cristina Ferreira é um orgulho para todos nós! A vossa amizade é pura e sincera. Parabéns à Cristina. Beijinho Maria Clara Nunes da Mata

    Responder
  17. maria joao nogueira lopres

    ola Manel sou uma grande admiradora sua daCristina .. irei comprar o livro parabens! beijnho enorme para os dois e tudo de bom na vossa vida!

    Responder
  18. Guida tubal

    Lindo de ver um amor de amigos como o vosso Manel um homem que sabe valorizar uma mulher , assim como ele tambem tem o seu valor , um bom profissional optimo cumonicador , que tem o lado uma grande profissional , tudo que se propoe a fazer faz sussesso , uma dupla que adoro ver trabalhar todos os dias , parabens por serem assim que seja por muitos anos adoro-vos bj

    Responder
  19. Maria Margarida da Conceição Ferreira

    Para mim é um gosto estar no seu blogue à fazer um comentário?Sou sua admiradora o Manuel é um homem com H grande com um coração do tamanho do mundo adoro Manel. Quero neste comentário dizer-lhe que também adoro a Cristina que ela é uma lutadora e que vou gostar muito de ler o livro dela grande abraço para os dois que estão sempre no meu coração

    Responder
  20. Fernanda Ferreira

    Olá Manuel Luis , adorei o poste acerca da Cristina ! Amo a vossa amizade , e amo a menina da Malveira ! Parabéns aos dois por serem as pessoas que são , obrigado por tudo fazerem parte das nossas vidas ! Sejam felizes sempre !

    Responder
  21. Marta luz

    Cristina é uma Grande mulher. Tem um grande amigo ao seu lado. Manuel Luís Goucha. Parabéns ao dois. E muito sucesso. Beijinhos vou ter muito gosto em ler o livro .

    Responder
  22. Sandra Batista

    Bom sentir e ver a amizade entre duas pessoas e perceber que a cada dia essa amizade prevalece. Era bom que fosse assim entre todos os outros sem inveja intrigas e conspirações. Adoro o vosso programa e a vossa relação…beijinho e contiuem a brilhar..

    Responder
  23. Maria Helena Matos

    Manuel Luis,

    Que bom é ter um amigo tão generoso … a sua riqueza de sentimentos para com a Cristina é comovente e raro … e por isso gosto cada vez mais de si. E dela, sim, gosto muito da Cristina!

    Responder
  24. Paulinha Velez

    MLG
    SENTIR… A sua imensa amizade a roçar a um amor terno e verdadeiro… Foi o melhor deste lançamento.. genuíno como ela…obrigado por mais este momento <3

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *