Sempre Nico

O Nicolau deixou-nos há um ano, como o tempo voa. Recordo-o muitas vezes, quando estou comigo e com as lembranças que me enriquecem, património único e inviolável. Hoje foi dia de lembrar como tocou e inspirou quantos com ele privaram profissional e pessoalmente. Na preparação do programa desta manhã lembrei-me do muito material que teríamos se aproveitássemos imagens do espectáculo que a TVI produziu e realizou aquando da celebração dos seus cinquenta anos de carreira. Logo me assaltaram as gratas memórias dessa noite, no Teatro Tivoli, conduzida pela Júlia Pinheiro e por mim próprio, com inúmeros convidados amigos do homenageado, mas também o medo de falhar, muito particularmente, num momento musical que protagonizei já na última parte do programa. A ideia era recriar uma rábula cantada que o Nicolau havia feito, se bem me lembro, num “Melodias de Sempre” (programa de grande sucesso na RTP onde se receber recordavam velhos êxitos da Revista e da Opereta). Levei dias com o tema na cabeça, e todas as ocasiões eram boas para o trautear, não fosse atrapalhar-me na letra ou desviar-me da melodia. Acabou por tudo correr bem, mas poucos souberam que a Júlia se apresentou dorida em palco na sequência de um “espatifanço” de mota, nessa tarde, com o marido, e que a segundos antes de entrar em cena para cantar, ou fazer que cantava, tive um ataque de tosse, ou de nervos, que pôs em perigo a actuação. Fui literalmente empurrado para o palco, ainda estou para saber por quem, e uma vez ali a “coisa deu-se”. Nunca tive coragem de ver o resultado, até que agora ao mexer com a equipa do “Você na TV” nesse programa de celebração dei com estas imagens que aqui partilho consigo, também em jeito de recordar o grande Nicolau. Grande em tudo, até no canto, que ele sim cantava e com voz e formação de tenor.

21 comentários a “Sempre Nico

  1. Maria Sousa

    Manuel

    Adorei a homenagem prestada com carinho e afectividade ao Sr. Nicolau Breyner, onde quer que ele esteja, sei que é uma estrelinha muito luminosa.

    Estará sempre no meu pensamento, o grande SR. que foi e nos transmitiu muita vontade de apreendermos a ser felizes em tudo o nós fazemos, até num simples gesto.

    Um abraço

    Maria Sousa

    Responder
  2. Carmen Matos

    Sempre Nico apesar. de ja não estar entre nós jamais sera esquecido ele e muitos mais que ja partiram mas temos outro grande Homem a Homenagear que seja sempre assim Um grande bem haja para si e pra nossa. Cristina beijinhos grandes

    Responder
  3. Carla

    Manuel
    Não tinha visto esta sua interpretação, magnifica!!
    Gostava do Nicolau parecia-me uma pessoa genuína, com valores. Há mais de 23 anos via-o diariamente na rua de São Bento com o motorista, filhas, a mulher. Várias vezes o atendi por ser muito jovem e tímida limitava-me a fazer o meu trabalho. Hoje a minha posição seria outra, sei que era um homem de relação gostava das pessoas e gostava que gostassem dele. A entrevista no alta definição são linda, onde os seus sentimentos mais fortes afloraram, sem pudor.
    As homenagens devem ser feitas em vida não póstumo, ele teve o prazer de ver/sentir o quanto o seu trabalho foi reconhecido.
    Vai gostar
    http://sic.sapo.pt/Programas/altadefinicao/videos/2016-03-15-Alta-Definicao-com-Nicolau-Breyner-Quero-que-me-recordem-com-um-sorriso

    Abraço
    Carla

    Responder
  4. Maria João Cardoso

    Querido Manuel Luís, é um querido e um ser extraordinário! Continue sempre de alma grande e a ser genuíno e inigualável!
    Muito obrigada de ❤
    Um Abraço
    Maria João Cardoso
    * Para onde posso enviar lhe mensagem privada?

    Responder
  5. M.Helena Pinto

    Obrigada Manel por nos proporcionar esta sua parte da homenagem ao Nico.
    Tinha uma admiração enorme por ele, pois além de ser quem era havia em
    particular a situação que ele e o meu marido tinham sido colegas do Camões.
    Também das farras da zona do Saldanha e Monumental. Eu olhava para o Nico
    e lembrava o meu marido, que infelizmente partiu há 25 anos. Beijinhos e
    obrigada pelas vossas manhãs Manel/Cristina são minha hora do riso.

    Responder
  6. Sandra Fernandes

    Que bonita homenagem.Obrigada por partilhar as suas memórias com o público,o Manuel também é,sem dúvida,um grande senhor.Tenho saudades do Vosso,mas Nosso Nico❤.

    Responder
  7. Helena Tavares

    Olá Sr.Goucha eu tenho uma grande admiração por si ,por isso faz parte da minha vida ,todos os dias o aturo a si e á Cristina são maravilhosos tal como este grande Senhor tb fez parte da minha vida desde a minha infância vou sempre recorda-lo com muito carinho bjs

    Responder
  8. Ana Maria Ferreira

    Que linda HOMENAGEM que o Manuel Luis fez ao Nosso Saudoso Nicolau Breyner. Hoje desde de manhã que vejo, colegas a lembrar as novelas, teatro…tudo o que fez parte da vida dele, as lágrimas não as conseguia conter, porque gostava muito dele. Fui ao funeral e estive ao pé do cão que ele adorava, e até sentia-se que o mesmo estava a sentir Algo. Foi muita emoção. .. Ficará sempre nas nossas memórias e corações. Temos tido perdas desde 2016…que tem sido duro, muita tristeza, mas faz parte da nossa vida, Acreditar que Existe Um Deus que Espera por Nós. . . Eu sei o que o Manuel Luis pensa…e fala, nalguns programas deste Tema, mas vou me apercebendo que o tempo vai mudando o que se sente…vou fazer 66 anos, tenho mais uns anitos… Obrigada Manuel Luis é uma Pessoa muito culta, Humana e Sincera. BJS

    Responder
  9. Isabel Almeida

    Bonita homenagem a Nicolau.
    E para quem gosta de ser conhecido como ator MLG, pois representou muito bem ,cinco estrelas .
    Não querendo ser apresentador, porque não ator ?!!!
    Um abraço
    IsabeI Almeida

    Responder
  10. InêS Santos

    Cada vez mais tua/sua fã e admiradora!
    Estou à espera da peça de teatro (mas acho, sinceramente, que deveria ser drama – acho que ia surpreender tudo e todos).
    Um beijo c/ admiração da Inês Santos

    Responder
  11. Hortense Costa

    Que bonita homenagem amei de um grande Senhor para outro grande Senhor que jamais será esquecido obrigado Manuel por ser a pessoa que é

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *