SÃO HORTÊNSIAS, SENHORES, HORTÊNSIAS

Hortências

Gosto de hortênsias, as mesmas que os açorianos chamam de novelos e são elas que lhes bordejam os caminhos. Mas são os dos Porto que mais se aproximam do seu nome botânico ao dizê-las hidrângeas. Azuis, brancas ou, mesmo, rosa a desmaiar, são-me flores diletas que procuro ter, sempre, por perto, no jardim, em casa ou…. deste jeito quando não é delas a época. Não resisti, por isso, a partilhar esta foto que, convenhamos,  não é minha, e onde elas se mostram num azul estonteante! Gosto de hortênsias. E até que faz sentido a prosinha neste primeiro dia de Primavera!

21 comentários a “SÃO HORTÊNSIAS, SENHORES, HORTÊNSIAS

  1. Élia Laranja

    Olá Manuel Luís Goucha.
    Parabéns. Tudo o que faz é com classe. A mesma classe que eu gosto de ter e sobretudo de “ser”.
    Gosto do seu “blogue”
    É a sua “cara”, muito interessante e com muita informação útil.
    Sem cair no ridículo dir-lhe-ei que o Manuel Luís é das pessoas que quanto mais velho, melhor. Tal como o vinho Madeira.
    Um abraço desta sua admiradora que gostaria muito de um dia dar-lhe um abraço.
    Élia Laranja
    Funchal

    Responder
    1. Alvaro Almeida

      Boa tarde Manuel Luis Eu felicito-o pois gosto muito de ver o vosso programa e vi que também gosta de Hortências eu também gosto e tenho no meu jardim parabéns.

      Responder
  2. Fernando Borges

    Tem razão, são flores muito bonitas. Recordo com saudade as estradas da Ilha de S. Miguel, repletas de novelões. Bem haja, por nos ter trazido esta memória.

    Responder
  3. Francisco Sá

    A par das tulipas as hortências são de fatco as minhas flores preferidas. As hortências transmitem-me alegria, e recordações da minha infancia. Em minha casa existiam muitas hortencias e lembro que em criança sempre que as via a florir adorva ir para o meio delas e estar ali muito tempo as admirar…Nos açores é fantástico ver imensas hortencias….é lindooooo

    Responder
  4. palmira paulos

    Adora flores, estas são muito bonitas,tento ter na minha varanda mas são muito sensiveis… o tempo de duração é pequeno..tenho pena!.Ob por nos ter oferecido estas. Um abraço 😉

    Responder
  5. Angelina Lemos

    Quando fui aos Açores fiquei encantada com a quantidade que envolvia os campos, as estradas, etc…não há cantinho que as não tenha e de todas as cores.
    gosto muito de as pintar a óleo sobre tela e tenho ensinado muitas pessoas a fazê-lo. Acho que não haverá uma pessoa a não se encantar com esta flôr. Eu sei que no Porto se chamam hidrângeas, mas um destes dias uma senhora postou umas flores muito parecidas, às quais também se chama hortênsia, mas não é do feitia de maçaroca, mas mais alongada, a que chamou de hidrângea. As cores são as mesmas, mas têm mais aroma. Encontram-se agora pela Páscoa. Dumas e doutras, sei que gosto imenso e são flores da zona onde vivo, Sintra.

    Responder
  6. catia silva

    eu adoro Hortênsias! não fosse eu uma açoriana orgulhosa de uma beleza incomparável como é o arquipélago dos Açores. Considerado este, pela National Geographic, como as segundas melhores ilhas do MUNDO é também mundialmente conhecido pela enorme densidade de Hortênsias.
    Estas são originais da china e do Japão de nome original Hidrangea.
    Gracioso, este arbusto exibe elegantemente os seus “buquês” de pequenas flores que podem mudar de azul para rosa conforme o pH do solo.
    Estas são incorporadas nas beiras de estradas, como divisão de pequenos pastos ou para ornamentação de lugares públicos.
    Quem já visitou os Açores, especialmente no final da primavera, e verão sabe quão mágica fica a paisagem decorada com as hortênsias.

    Responder
  7. Diogo

    É com muito gosto que sigo o seu blog, pois fascina-me tudo o que há de maravilhoso na vida, e convenhamos que o Sr. Manuel Luís Goucha “enche-nos as medidas” no que toca a elegância e bom gosto.
    Tal como as esplendorosas hortências que se encontram aqui retratadas, e que quase nos fazem “suspirar” com a sua cor inebriante, assumo que o “Cabaré do Goucha” traz-me (-nos) uma boa parte do alento que necessito após um cansativo, mas maravilhoso dia de trabalho (para quem faz o que gosta é simples falar desta forma, e, infelizmente, nem todas as pessoas têm o privilégio de poder promulgar o mesmo).
    Diogo Mendonça – Funchal

    Responder
  8. André Sousa

    Olá Sr. Goucha, gostei muita da fotografia. Em São Miguel nós também chamamos à hortênsias de novelão, ou novelões, conforme singular ou plural. Os meus novelões que estão no meu quintal já estão a dar sinais de vida. Desejo de uma óptima Primavera e continuação de um bom trabalho!

    Responder
  9. Beatriz kolenda

    São lindas essas flores, aqui no Brasil a região que mais elas se adaptaram é o sul, por ser mais fresco.
    Adorei o teu site.
    Sucesso sempre.
    Beijinhos

    Responder
  10. maria soledda dionisio pires

    E engraçado porque eu gosto muito de flores e hortensias não São de todo as minhas flores preferidas mas a minha mãe adorava e da vá lhe de todas as cores nunca havia falta hortensias cá em casa e agora que ela partiu desinteresse me de algumas flores que ela gostava tanto e sinto a falta das hortensias de todas as cores nunca as cores azuis as rosas as duas cores enfim e a vida obrigada Manuel por me ter lembrado destas flores que já foram tão importantes para mim.:-)

    Responder
  11. Berta Veiga

    Ora nem mais,tem nomes diferentes no norte,sul ou ilhas!Não as aprecio confesso,mas espero que com a sua chegada se vá este inverno que foi tão rigoroso!É caso para dizer,JÁ CHEGAAAAAAAAAAAA!Bem vindas hidrângeas ou não seja eu do norte 🙂 .

    Responder
  12. Maria José Martins Ferreira

    Gosto muito do Manuel Luis, admiro o seu trabalho no voçê na tv e a na tua cara não me é estranha. um forte ABRAÇO para si e um grande BEIJINHO para a Cristina.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *