Prosa com lágrimas

A Margarida
foto1
Começo desta por onde costumo acabar. Pela concorrente saída de competição, se bem que esta noite tenha sido dose dupla, mas ficará o Daniel para umas linhas abaixo, porque primeiro as senhoras e depois não posso mais calar a minha admiração pela Margarida, sendo que a sua eliminação do MasterChef me ficou na memória como o momento mais “sofrido” de todo o programa.

Falo por mim, mas tenho a certeza que poderia fazê-lo também pelos meus colegas de júri: procuramos ser justos nas avaliações, por nos cingirmos ao que provamos e ao que vamos vendo ao longo das mais diversas confecções. É o desempenho culinário de cada um que está em causa, independentemente das suas idiossincrasias. Avaliamos receitas e não carácteres. Mas acaba por ser inevitável que, passados dois meses de um contacto diário de muitas horas, sintamos maior empatia com algumas personalidades do que com outras. Cedo me habituei a admirar o exemplo da Margarida. Na casa dos cinquenta, já lutou contra um cancro e venceu, ficou desempregada depois de muitos anos, mais de vinte, como enfermeira-chefe em duas unidades hospitalares e não se rendeu. Senhora de um humor fino e acutilante, como eu gosto, rapidamente se impôs entre os concorrentes como um elemento valioso na solução dos pequenos conflitos, afinal como uma mãe a quem se tem respeito. Os muitos anos de ofício deram-lhe a facilidade de saber lidar com a pressão, pelo que chegámos a apodá-la de “dama de ferro”, tal a sua tranquilidade, mesmo que aparente, face aos desafios propostos, ao longo da competição, e a gestão criteriosa e racional dos tempos e esperadas dificuldades. Olhá-la, enquanto cozinhava (e fi-lo inúmeras vezes) apaziguava-me, inspirava-me, por nos seus gestos pressentir muitos destinos guardados. Por isso cada sorriso seu sabia-me a pão doce. Na Margarida revejo todas as mulheres que são da minha vida. Por me acrescentarem e por assim me fazerem um homem melhor.
Sim, a Margarida (que me desculpem os outros, que de diferentes jeitos me tocaram) era a minha concorrente preferida, por isso me senti triste, muito triste, com a sua saída. Mas tenho a certeza que esta experiência terá sido para ela suficientemente desafiadora para, uma vez mais, começar de novo. Obrigado minha Senhora por ter entrado na minha vida.

Dos três um!
foto2
Eu teria escolhido a trufa ou o caviar. É que, por certo a dever-se à idade, ando a ficar a modos que piegas, e assim, sempre que me apetece comer “foie-gras”, logo me lembro de que ele resulta de um cruel sacrifício: a hipertofria forçada do fígado do ganso ou do pato. É dessa hipertrofia que resulta um fígado, umas quinze vezes maior que o tamanho natural, gordo e excelente ao paladar em suavidade, untuosidade e harmonia. Mas era a Rita a escolher, ela que havia vencido a prova de eliminação da semana passada, com uma recriação da famigerada sopa da pedra de Almeirim.

O Hotel
foto3
foto4
foto5
foto6
foto7
foto8
foto9
foto10
foto11
foto12
A prova de exterior decorreu num dos mais luxuosos hotéis do país: o Ritz, agora sob a celebrada marca “Four Seasons”. Foi a primeira oportunidade dos concorrentes vestirem a sua jaleca, como que a integrarem, de pleno direito, uma brigada de gabarito. Se a cozinha do hotel é um verdadeiro santuário pelas suas dimensões, que não mais se repetem hoje em dia, por muito estrelada que seja a unidade hoteleira, e por tudo quanto ali se prepara, vinte e quatro sobre vinte e quatro horas, para gáudio dos hóspedes e visitantes, os seus salões são “de encher o olho”, pelo bom gosto e luxo da decoração e muito pelas obras de arte que vestem as paredes. Logo se reconhece o traço inimitável de Mestre Almada Negreiros nas tapeçarias tecidas em Portalegre, com lã e talento, ou a luz que Lisboa ganha nos pincéis de Botelho.

O Jantar
foto13

foto14

foto15
Bendito me senti entre as mulheres e logo cinco que muito estimo. Vicky Fernandes espantou-se com o facto do Ritz ter fechado o salão Varanda para nós, mas isso só prova que a marca MasterChef é por demais credível. O jantar executado pelos concorrentes esteve à altura da competição, já num patamar de grande exigência, e do local onde foi servido. Com Sílvia Rizzo por perto é impossível não gargalharmos, o tempo todo, inspirada que é sempre a sua verve. Mónica Jardim, Fátima Lopes e Vicky Fernandes pontuaram com elegância e discrição toda a refeição. E sobre a Cristina, a minha azougada Cristina, há muito que perdi o distanciamento de a “avaliar”, de tal modo se me cola à pele. Já não sei como é viver sem ela. Por isso todos brindámos pela verdade dos afectos.

O Daniel
foto16
Que me desculpe o Daniel pela inconfidência de reproduzir aqui uma mensagem que dele recebi, já as gravações do programa haviam terminado:

“Caro Manuel Luís Goucha
Agora que já absorvi bem estes dois meses faltava-me algo muito importante: o meu agradecimento. Apesar de nunca ter havido aquela afinidade como com outros concorrentes e nunca ter conseguido surpreender o Manuel com os meus pratos, tenho de lhe dizer que mudou a pessoa que eu era. Olho as pessoas nos olhos e enfrento as dificuldades de forma diferente…. Agradeço-lhe do fundo do coração e estou muito grato por ter tido a oportunidade de o conhecer. Espero que um dia os nossos caminhos se cruzem novamente. Um abraço Daniel Cardosi”.

Também eu tenho os meus medos. Mas não deixo que eles me inibam, enfrento-os de cabeça erguida, nunca de olhos no chão. Os nossos caminhos cruzar-se-ão já na próxima segunda-feira, no “Você na Tv”, será altura de lhe dar um abraço sentido, o abraço que lhe devo.

O programa que se segue:
foto17

foto18

foto19
Será dos mais vibrantes, por parte da sua acção decorrer em Marraqueche e logo numa praça com feitiço.
Quatro concorrentes mantêm-se em prova, mas só três irão fazer as malas. Um, ou uma, concorrente passará directamente para a final. Curioso(a)? Então embarque connosco nesta aventura. A partida está marcada para o próximo sábado. Pelas 22 horas. Na TVI.

74 comentários a “Prosa com lágrimas

  1. manuela catita

    Parabens pelo seus programas, não é por acaso que tem grandes audiências….
    Adoro cozinhar, tenho o sonho de faze-lo na cozinha do você na tv…
    Sou psicoterapeuta, estou a escrever um livro sobre bem estar integral e inclui o sexual e tambem os beneficios de uma boa alimentaçao no o bem estar fisic, Estudei naturopatia e tenho muitos truques para melhorar a saúde fisica e psicologica…. Se precisar das minhas experiencias disponha, será um prazer muito grande estar presente no seu programa!

    Forte Abraçido
    Manuela Catita

    Responder
  2. Ana Monteiro

    Querido Manuel Manuel Luís Goucha – TVI , poderia começar por dizer que sou a sua maior fã, mas não o farei, porque como eu, existe tantas outras.
    Eu sou a Ana Maria, vivo no Bombarral, tenho 22 anos, e pensei muito até lhe escrever este texto.
    Queria que fosse algo especial, único, no fundo queria roubar 5 minutos da sua atenção.
    Ousadia a mais da minha parte talvez, pensar que uma simples rapariga conseguisse obter 5 minutos da atenção do Sr. Goucha. Mas não custa tentar.
    O senhor não me conhece, mas faz parte da minha vida, do meu dia-a-dia, do meu quotidiano.
    e que companhia boa é a sua confesso.
    Gosto muito de si sabia?
    A minha admiração por si deve-se ao facto do senhor ser das pessoas mais fenomenais que conheço.
    Na sua pessoa concentra boa disposição com seriedade, humildade com requinte, brincadeira com ironia, comovente e ao mesmo tempo tão profissional.
    Pensei que seria complicado arranjar palavras para lhe escrever, mas afinal é tão fácil. É querer tanto expressar-me e achar que fica algo por dizer.
    Por mais que a vida as vezes não corra como queiramos, ligar a TV e ver o Sr. Goucha ali, a por um sorriso na cara em dias tristes, e a animar também em dias alegres, é das melhores sensações do meu dia :)
    O senhor tem noção quantas vezes já me pôs animada quando estou triste?
    Elogios como estes o senhor ouve diariamente, mas posso quase garantir que os meus são os mais sinceros, porque você já ocupa a minha vida. Quase como um amigo. Mesmo sem saber o Sr. e meu amigo!
    O que eu dava para poder abraça-lo um dia, para lhe poder dizer isto tudo. Provavelmente ficaria um tanto ao quanto sem jeito, mas não custa sonhar.
    Gostava que fosse o Sr. a ler este texto, mas caso isso não aconteça, gostava ao menos que tivesse conhecimento dele. Seria muito pedir uma resposta sua? Se calhar sim né, com tanto trabalho eu entendo, mas se por acaso tiver 2 minutitos não se esqueça de mim.
    Há quem tenha o sonho de ir aqui, ou acolá, mas o meu é somente ter uma palavra sua dirigida a mim! Adoro-te MEU AMIGO Manuel Luis Goucha.

    São as palavras mais sinceras que lhe posso dar =)

    Responder
  3. Ruben Lameira

    olá amigo Manuel, permita me que o trate assim, pois estou tão abituado à sua presença em minha casa que por vezes esqueço me que não o conheço e que nem nunca o vi ao vivo. Passei por aqui, como passo muitas vezes, para lhe dizer o quanto o admiro como pessoa culta que é e da forma como se entrega a tudo o que faz como agora este fantastico programa de televisão onde o Manuel se destaca como não poderia deixar de ser pela sua força e crer pela justiça de avaliação de pratos não se misturar com afetos que os há é claro, quando as pessoas nos acresecentam algo à nossa alma, mente e vida então nunca mais essa pessoa será esquecida. Não o quero “maçar” mais, mas não quero despedir me sem deixar bem patente a admiração que tenho por si um enorme abraço deste amigo alentejano que o acompanha sempre! Espero estar com o Manuel um dia!

    Responder
  4. ana

    Ola Manuel. Devo confessar que fiquei desiludida na edição passada. Pelos comentários dos vários concorrentes e ate dos jurados o prato pior era o da Rita. Safou-se pela cumplicidade com as parceiras. Mas isto é um jogo…e nem sempre ganha o que merece. Está mais do que claro que é ela que vence o concurso ate porque é a voz dela que se ouve num anuncio de uma manteiga. Devo confessar que o meu favorito é o Luís. É um chato por vezes mas genuíno e cozinha muito bem. Num concurso televisivo não basta cozinhar bem para agradar o publico. É necessário aquele ingrediente secreto, que falta à Rita.
    Mas adoro o programa havia de ser diário porque sou consumidora compulsiva do formato :) No australiano estou a torcer pela cristina que é portuguesa 😛 bjinhos

    Responder
  5. Ana Maria Gonçalves Tavares

    Boa Noite Manuel Luís Goucha.

    Adoro o Master Chef. Todos os concorrentes que estão e que já saíram. Têm vindo a “crescer” cada vez mais
    Os jurados são extraordinários sabem conduzir o programa de uma forma muito justa têm sempre uma palavra
    de apoio para com os concorrentes.
    Gostei muito das palavras lindas que o Manuel Luis disse a Margarida fez-me chorar. Não sei se algum dia alguém me dirá palavras destas.
    Muito Obrigado a todos pelos bons momentos de sábado à noite. Não perco nenhum.
    Beijinhos a todos.

    Responder
  6. Cristina Miguel

    Manuel

    Este é sem dúvida o seu programa. Fui das que achei q alguns dos concorrentes eram uns amadores, e só insisti em ver o programa pq num destes comentários o MLG respondeu-me q os concorrentes iam evoluir. Sim e sem dúvida q teem evoluído. E uma das melhores concorrentes saiu!!!!! A Margarida era a minha preferida, mas sei q nem todos podem ganhar. E o Manel fez-me chorar com as suas palavras maravilhosas sobre a Margarida, cada vez o admiro mais, pelo sua sabedoria, talento e por o saber dizer na hora certa. Este programa mostra q é um Senhor obrigada MLG por me fazer continuar a ver o Master Chef.

    Responder
  7. dora Gabriel

    Boa tarde Manuel Luis Goucha qu é ia deixar uma mensagem em nome dos meus filhos gemeos com 5 anos que ADORAM o masteshef e gravo sempre. Um grande beininho e quem sabe um dia eles tenham a sorte de conhecer o juri :)

    Responder
  8. Elsa Santos

    Eu vi o programa. A Margarida e outras pessoas que alí estão amam verdadeiramente o que fazem, mas acima de tudo, esta senhora estava por paixão e não por precisar de construir uma carreira para viver. E é por isto, que fico a pensar até que ponto a idade não é um factor de peso para o juri deliberar. Porque esta senhora sabe, tem experiência, tem segurança, tem tranquilidade e tem conhecimento. E que podia ter um lugar de maior destaque. E fico também a pensar na tal comparação dos valores ocidentais e orientais. No oriente uma pessoa mais velha é uma fonte de sabedoria respeitada pelos demais. No ocidente, os mais velhos já estão “gastos”! Ficou-me esta sensação amarga! Boa sorte para ela pois pelo excelente exemplo, bem a merece!

    Responder
  9. margarida bernardo

    Sr.Manuel Luis Goucha adoro o programa master chef eu e o meu filho de 13 anos nao perdemos um sequer….admiro-o muito pela sua elegancia e bom gosto. um dia gostava de ter o gosto de o conhecer . um beijinho e continuacao de muito sucesso.

    Responder
  10. Clara

    Querido Manuel Luís,
    Escrevo-lhe neste formato arcaico apesar do veículo moderno e escrevo-lhe com um querido porque cresci consigo e acho que também o vi crescer. E porque gosto de si. É com tanto prazer que vejo que é aceite como pessoa e não por questões de índole pessoal. Sinceramente, dá-me um bocadinho de esperança no povo português, tão historicamente brando mas por vezes tão azedo, ver que o Manuel Luís continuou a sê-lo (em termos de personalidade televisiva e em termos de percepção pública) mesmo depois de revelações que fariam outros países tremelicar. Parabéns pela coragem de trilhar caminho.
    Já o Masterchef português trouxe-me uma enorme felicidade: enquanto espectadora assídua de uma diversidade de competições do género fiquei muito satisfeita por ver a fidelidade ao formato original, os jurados sabedores e, parece-me, imparciais. E trouxe-me de volta o Goucha da meninice, que tenho quase 35 anos e estou a olhar para o Em Banho-Manel, em destaque na biblioteca desde que me emancipei e passei a ter uma cozinha só para mim.
    Tenho-lhe um carinho que certamente terá a raiz nesse saudosismo que engloba tantos profissionais portugueses mas que, no seu caso, se renova constantemente com a sua presença, com a sua actualidade, com a sua atitude positiva.
    Obrigada, Manuel Luís.

    Responder
    1. MLG

      Obrigado pelas suas palavras. Sou muito mais que os meus casacos e o meu jeito de amar. E é tudo isso que dou a quem gosta de mim. Um beijo

      Responder
  11. Isabela Martin

    Caro
    Manuel Luìs Goucha
    Não consegui deixar de me emocionar com o programa de ontem e com a saída da Margarida, as suas palavras de apreço e carinho e do restante júri, chefe Rui Paula e chefe Miguel Rocha Vieira fizeram transparecer o apreço de todos vós por esta grande mulher. Hoje ao ler as suas palavras no ;prosa com lágrimas, voltei a emocionar me pela sua visão e porque também conheço minimamente a historia de vida da Margarida. Bem haja o senhor e todas as pessoas que têm a capacidade de reconhecer os grandes valores da humanidade e elogiar quem merece. Para a enf. Margarida…..tudo de bom na sua vida, é um exemplo para todos. Adoro o programa Masterchefe .

    Responder
  12. Maria José Guimaraes

    Olá senhor Manuel luis ! Gosto muito do master chef ,como adoro cozinhar nao perco um unico !
    Gosto muito da Margarida uma senhora calma mas que sabe muito bem o que quer da vida ! Desejo-lhe tudo de bom ,que seja muito feliz ! Gostava muito que a Sónia ganhasse tambem a admiro muito !
    Beijinhos e tudo de bom !

    Responder
  13. Luisa Almeida

    Terminado agora mesmo de ver mais um episódio Masterchef via internet, uma vez que, ontem àquela hora exercia a mesma profissão da Enfª Margarida. Sim, colega de profissão, das minhas preferidas da competição (empatia e solidariedade profissional), olho para ela, e depois de ler o texto, entendo perfeitamente que já tenha sido enfermeira-chefe, por todas as razões. Pela presença, pelo olhar, pela calma e comportamento exemplar, tal e qual uma verdadeira chefe, que se mostrou uma excelente chefe de cozinha. Masterchef um programa que me faz vibrar e chorar (em quase todos), que adoro e abomino todas as semanas. Por isso parabéns Margarida!!! (porque provavelmente neste programa não quis ser tratada por enfermeira). Parabéns “Goucha” pelas excelentes palavras proferidas e o exímio português escrito ( como no hospital os doentes o apelidam carinhosamente).
    Última palavra, e estritamente pessoal, daquela que assiste o programa desde o primeiro dia, não queria mesmo nada que ganhasse a Sónia, porque não concordo com o estilo adoptado, e a falta de humildade que por vezes demonstra. Esperemos que apostem num futuro chef que, tal como o Filipe, tenha mérito em fazer a formação nas melhores escolas.
    Obrigada,

    Luisa Almeida

    Responder
  14. Ana Isabel Bertoncin

    Caro Manuel Luís Goucha,
    Parabéns!
    Já assistia ao Masterchef de outros países (gosto particularmente do Masterchef Austrália), mas o que acho mais fascinante neste concurso português, é a forma como consegue cativar a atenção do meu filho de 5 anos, o Davide. Para ele, o Masterchef é tão interessante quanto o Faísca Mcqueen ou Spider Man.
    Muito obrigada pelo programa.
    Ana Bertoncin

    Responder
  15. Andreia Rita

    Para mim foi ontem um programa muito emocionante quando o chef disse que permaneceria a Leonor e que a Margarida teria de abandonar a competição . A dada altura dei por mim a chorar pela Margarida ter abandonado a competição. A Margarida fez-me lembrar uma amiga minha que eu tanto gosto com garra, determinação, e força para vencer tudo e com vontade de aprender e trabalhar. Também ela nos programas e, em minha opinião, quando estava a liderar equipas nas provas do exterior e até mesmo nas provas de eliminação.
    Beijinhos Grandes para si Manuel Luis Goucha.

    Responder
  16. Cidália Gonçalves

    Manuel Goucha
    A admiração que sempre tive por si,como apresentador ,sinceridade e honestidade ,veio confirmar ontem pelas palavras que dirigiu à minha querida e grande Amiga Margarida!….fiquei profundamente emocionada e hoje voltei a sentir o mesmo sentimento em “prosa com lágrimas”!…descreveu exatamente a Margarida na sua verdadeira essência!…somos amigas de três décadas!…uma mulher maravilhosa,com um humor refinado,com uma tranquilidade e de uma paz inconfundível, mesmo em situações diversas de stress da qual sou conhecedora,porque além de termos sido colegas de trabalho ,vivi situações de grande sofrimento e felicidade,onde a minha querida amiga,esteve sempre presente de uma forma carinhosa e incondicional!…uma mãe exemplar e uma esposa dedicada !…uma excelente profissional e uma colega,íntegra e leal nos seus ensinamento e atitudes de uma forma muito humana e verdadeira!….
    Além do caráter que o Manuel a definiu e muito bem,sempre conheci na Margarida os seus dotes artísticos não só na culinária,como na bijutaria,na maquilhagem ,decoração e outros ,do qual eu já usufrui diversas vezes!!!!!…
    Tenho tantas coisas boas para dizer da minha amiga,mas vou acabar por lhe agradecer a veracidade das suas palavras,a perspicácia e a sensibilidade que mostrou a todas as pessoas que não conhecem a verdadeira Margarida ,sendo que é uma pessoa,que poderá passar despercebida ,pela sua postura correta ,reservada e educada,o que já não será muito habitual na era em que vivemos ,onde sobressaem
    outros valores mais altos,mas menos corretos e humanos!….
    Um grande obrigado Manuel Goucha por nos ter proporcionado um momento tão bonito e emocionante à nossa querida Margarida!!!…
    Um abraço
    Cidália Gonçalves

    Responder
  17. Susana Pepe

    Caríssimo Manuel Luís Goucha
    Há um proverbio que diz: Ai se eu soubesse o que sei hoje…
    Mas a vida é isso mesmo, vivendo e aprendendo.
    Falando do programa Master chefe acho maravilhoso e muito genuíno! ainda não perdi nenhum vejo sempre na companhia da minha filha mais nova que me parece ter uma grande curiosidade a nível culinário. O que me satisfaz bastante.
    Agora de si só tenho a dizer que todos os dias muda um bocadinho a minha vida, emigrada na Suíça há 3 anos vejo na minha hora de almoço todos os dias, o Manel é muito transparente, sensível. O “casamento” com a cristina foi a pimenta que faltava em ambos.
    Que venham mais projetos destes que nos enchem o coração.
    Obrigada Manel Goucha por fazer parte da minha vida!
    Desejo-lhe muita saúde e tempo para estrelar…mas não ovos!
    Susana Pepe

    Responder
    1. Maria de Lurdes S. S. Guimarães

      Tenho grande admiração pelo sr. Manuel Luís,ontem gostei muito da sua postura em relação à sr. Margarida, também era a minha concorrente preferida. Dava por mim muitas vezes a pensar: como gostava de conviver com esta senhora. Mas também elogio as palavras da amiga, infelizmente é mais comum ouvir falar mal por despeite, do que reconhecer as qualidades de uma amiga. Fico feliz por ver que ainda há pessoas com bom caracter, tenho pena de não ter o previlégio de conviver com elas, mas saber que existem já me transmitem muito alento. Abraço!
      Lurdes Guimarães

      Responder
  18. Maria Magalhaes

    Caro Manuel Luis Goucha,

    raramente me emociono a ver programas de televisão. Mas o Masterchef é uma excepção! O MLG tem o dom de me fazer sorrir e também chorar de emoção com as suas palavras certeiras, no momento certo. Realmente a Margarida é um Ser humano excepcional e realmente deve ser um privilégio conhecê-lá pessoalmente. Privilégio para mim é tê-lo, a si, como apresentador. Que maravilhoso apresentador que o MLG é. Parabéns para si e muita sorte para a Margarida.

    Responder
  19. Ana Barroso

    Obrigado Manuel Luis por ser como é, cada vez gosto mais de si!!! Também fiquei triste com a saída da Margarida, gostei dela desde o inicio e sinto que é uma verdadeira senhora. Gosto imenso de ler o seu blog, tem um dom de escrita muito, muito bom. Parabéns e tudo de bom. Beijinhos

    Responder
  20. Petronila Duarte Pinto

    Exmº Senhor Manuel Luis,

    Adoro ver o seu programa, e não perdi nenhum. A D. Margarida é uma Senhora como a D. Sónia, mas eu não posso estar triste com a saída dela não é a minha preferida. Temos que ajudar os mais novos a ter uma vida melhor neste país, respeitando como sempre as regras do Jogo. Obrigado por tudo.

    Responder
  21. Natália Neves

    Adoro o programa, vejo sempre, mas também não estou de acordo que não considerem os dois pratos????. a Margarida é uma Senhora maravilhosa Calma sabe o que faz (JUSTA). como disse o Manuel. mas ainda estou mais triste pelo Daniel acho que ele foi prejudicado mereci estar nos finalistas. Quem tem tanta certeza naquilo que faz não pode ser um desastre em alguns pratos?????. Um bom programa . mas não se pode agradar atodos,. Bem hajam vamos ao que se segue. um bjs. a todos.
    Natalia Neves

    Responder
  22. m jose leite

    Muitos parabens pela sua prosa tao bem escrita e um portugues tao correto. Muitos parabens pelo programa. Muitos parabens a Margarida, pela sua postura, pelo seu ar sereno e acima de tudo pelo seu caratater.Desejo-lhe as maiores felecidades. Um grande abraco para si, e continue a ser a pessoa formidavel que sempre foi.

    Maria Jose

    2014-05-19

    Responder
  23. Débora Martiny

    Achei muito triste que a Margarida tenha saído da competição Master Chefe Portugal.Ela era o exemplo de pessoa a seguir, nunca falou mal para os outros concorrentes e era uma senhora calma que quase nunca perdia a calma.Fiquei muito triste.:´(

    Responder
  24. Pedro

    Viva Sr Goucha! Este episodio foi o que mais vibrei e foi o que houve mais injustiça, no meu entender, visto a não me ter apercebido do motivo para a D. Margarida ter ido á prova de eliminação e não a D. Sônia. Julgo que mais telespectadores ficaram com esse pensamento de injustiça.

    Um abraço e tudo de bom para si.

    Responder
      1. Ana Pires

        Concordo plenamente com os comentários, anteriores, do Pedro e da Alexandra.
        Porquê esta protecção á Sónia?
        Pena a Margarida ter saído, é uma Senhora merecia ter ido mais longe.
        Que ganhe o melhor, mas, sinceramente, não gostaria nada que fosse a Sónia a vencedora, perdoe-me o meu desabafo, mas é o que sinto.
        Tudo de bom para si.
        Bjsss

        Responder
  25. Lena Felicio

    Foi mais um programa maravilhoso!
    Lá tem os seus critérios de avaliação, dos quais nós podemos concordar ou não. Fiquei triste com a Margarida claro!
    Na minha opinião acho que não devia ter ido à prova de eliminação, trabalhou como a Sónia e teve um primeiro prato magnifico, facto admitido pelos jurados.
    Acho que foi injusto ir à prova de eliminação e foi injusto ter saído.
    Mas é só a minha opinião.
    Boa semana MLG

    Responder
  26. José Sousa

    Boas,
    Estou a adorar assistir a este programa e acho-o simplesmente fantástico. Quanto à saída da Margarida confesso que já estava a calcular essa saía após o seu comentário no “Você na TV”, no entanto por mais preparado que estivesse uma lágrima brotou do meu rosto ao ver a Margarida naquela situação e ao ouvir toda a dedicatória do Manuel Luís Goucha. A Margarida para mim sempre foi a mais forte, por mais que a alta cozinha que fosse algo “desconhecida” ela sempre se mostrou algo confiante com o que confeccionava e mostrava que sabia “cozinhar”, sempre detentora de uma calma e serenidade por vezes “desconcertante” e de um carácter absolutamente fascinante, surpreendeu quando foi a única que não votou no seu próprio prato e revelou a sua personalidade, estava ali não para ganhar, mas para seguir um sonho, obter o “Conhecimento”, revelou-se uma lutadora… Penso que foi algo injusto a sua saída sabendo que houve concorrentes que não fizeram jus às suas reputações até então. Para a Margarida, espero que alcance tudo aquilo que sonhou…
    Para os restantes concorrentes, tudo está mais difícil, aposto agora na Leonor apesar dela acusar um pouco a “pressão” mas penso que esteja em pé de igualdade com a Rita e um patamar acima da Sónia (que precisava de um pouco de humildade, liderança e e estratégia ela já tem), no entanto o Luís ainda tem uma palavra dizer, ele pode ser um pouco excêntrico, algo “maluco” até, mas ele sabe cozinhar…
    Abraços,
    José Sousa.

    Responder
  27. Lurdes Malheiro

    Gosto muito do Master Chef, tenho visto todos os programas, tb eu adoro cozinha, tenho centenas de receitas, inclusive uma coleção que o Manuel Luís publicou há uns anos. Tive pena que o Filipe saísse, mas contente por ele ter a hipótese de ir para Budapeste, é um miúdo fantástico, desejo que a vida lhe sorria. Hoje fiquei muito triste com a saída do Daniel mas ainda mais com a da D.Margarida, sempre gostei muito da maneira dela, muito serena e correcta, hoje mais uma vez foi uma grande Senhora, pois sabia qual era o prato dela e não votou nele. A Rita não merecia muito ter ficado, mas a decisão é de quem vota, ás vezes injustamente, desculpe, mas é a minha modesta opinião!
    Já agora, conheço-o pessoalmente, pois há uns anos fui assistir ao programa das manhãs da TVI, nos Olivais, que o Manuel Luís apresentava, tenho o seu autógrafo e dos vários artistas que lá foram, sendo um deles da saudosa Fernanda Baptista!
    Um beijinho e obrigada

    Responder
  28. João Correia

    Para quando a transmissão deste programa em 16:9? É uma pena o Masterchef estar a ser “mutilado” ao ser transmitido em 4:3, um formato nada adequado aos dias de hoje e às televisões que existem em todas as casas.
    Fica aqui a nota.

    De resto uma continuação de um bom trabalho a todos. Pena a Margarida ter saído, era a minha aposta para a vencer. Sendo assim que vença o Luís Portugal.

    Responder
  29. Maria Elisa

    Manuel Luís Goucha,parabéns pelo belo texto. Sigo o seu blogue e todos os sábados me consolo com a sua prosa.
    Neste blogue conheço a sua escrita…e que bem que domina o nosso Português.
    Adorei o programa e percebo a sua tristeza…
    Com carinho
    Maria Elisa

    Responder
  30. Gisela Pereira

    Também gostava imenso da Margarida e do Daniel, sendo a Margarida a minha preferida.

    Não posso deixar de notar um aspecto injusto neste programa – que espero que corrijam numa próxima temporada – que leva os concorrentes à prova de eliminação:
    Por programa cada concorrente confeccionada dois pratos – um a solo e outro em equipe – mas apenas um os conduz à eliminação, por norma a prova de equipe.
    Seria mais justo que os seleccionadas à eliminação (ou continuação no programa) fosse uma ponderação entre os dois pratos e não apenas um.

    Responder
    1. paula oliveira

      concordo com a gisela pereira, a eliminação deveria ser feita pelos 2 pratos. pois achei que a margarida seria a próxima masterchef

      Responder
    2. MLG

      Mas estas são as regras do programa que não podem ser desvirtuadas. Nada foi inventado por nós. É assim em qualquer pais. Um beijo

      Responder
  31. Silvia

    Manel sinceramente muitos parabéns por este blog e pela maneira como o orienta. Começou este texto precisamente pela parte que eu mais cria ler (da Margarida), diferente de todos os outros em que o Manel escrevia conforme o decorrer do programa emitido. Eu ainda tenho a minha mãe felizmente e amo-a mais que tudo na vida mas a Margarida é daquelas pessoas que, mesmo não a conhecendo, me transmite aquela sensação materna… e as suas palavras aqui no blog e no programa refletiram isso mesmo. Chorei baba e ranho, tou com uns olhos pareço um sapo. Óbvio que fico triste também pelo Daniel porque nesta fase é muito difícil mesmo. Beijinhos Manel e um resto de um bom fim de semana 😉

    Responder
  32. Ana Clara Bernardes

    Manuel (desculpe a leveza no trato, mas o senhor é presença querida e frequente na minha casa, desde sempre).
    Obrigada pelas doces e justas palavras que dedicou à Margarida, alguém muito especial para mim, amiga de longa data, uma das pessoas da minha vida.
    Obrigada também por ser quem é, como profissional e como pessoa.

    Responder
    1. MLG

      Há pessoas que entram na nossa vida e ficam para sempre. A Margarida é uma delas. Pelo trato, pela educação, pela formação. Pelo exemplo de luta e dedicação. Nesse sentido também fiquei mais rico com o Masterchef, já que profissionalmente foi avassalador. Um beijo

      Responder
  33. Guida Teixeira

    Foi um bom programa! a Margarida não merecia sair, foi a mais sincera pois preferiu votar no prato da Rita a votar no dela, para mim era a Rita que devia sair pois reconheceu o seu prato e disse-o a todas e assim votaram nela, não passou o molho e a carne passada demais, esta votação foi muito mal feita.

    Responder
    1. zaidaa

      e bem verdade e a sonia ainda disse que na reconheceu nenhum prato,falsa, a Senhora Margarida foi justa e verdadeira ela sim e uma grande senhora e nunca devia de ter saido

      Responder
  34. Margarida

    Hoje, de facto, emocionei-me.
    Senti que este não era “só” um programa de televisão, com a impessoalidade em que as vezes redundam e com a frieza que representam. Este não foi. Senti ali uma avaliação justa, temperada com apreço e os sentimentos à flor da pele.
    Sou muito jovem, não tenho qualquer especial ligação à cozinha, mas sou todos os dias avaliada no meu curso. E já senti pressão, desgaste e a voz a falhar na defesa de um argumento. Depois disto, já fui extremamente bem avaliada por bons professores, já me prenderam ao chão com más avaliações, mas, garanto, que aqueles que mais me marcaram a avaliar-me foram, somente, os que o fizeram com a racionalidade e a emoção que se fundem e marcam o coração dos avaliados. É, provavelmente, muito mais difícil avaliar do que ser avaliado- tem se uma auto-estima na palma da mão, tem se um sonho entre os dedos- mas é com as avaliações que somos, cada dia, melhores pessoas.
    Muitos, muitos parabéns pela capacidade de unir dois pólos que raramente “puxam” para o mesmo lado: razão e emoção.
    Brilhante!
    Margarida Monteiro

    Responder
    1. MLG

      Sou na televisão o que sou fora dela. E a razão mistura-se com a emoção, o que por vezes é complicado de tão antagónicos que são. Obrigado pelas suas palavras. Um beijo

      Responder
  35. Manuela Neto

    Parabéns pelas suas palavras. Existem pessoas que marcam a nossa vida pela qualidade do ser e do vencer e não por serem os “maiores”, destacam-se pela humildade e simplicidade. Parabéns Margarida.
    Lamento apenas que o pior prato da primeira parte tenha ganho no final, sem sequer ir a eliminação. Cuidado Sonia, excesso de confiança é mau pois falta-te tudo, principalmente humildade e partilha. Nem sempre o vencedor ganha!
    Obrigada Manuel Luís Goucha. Obrigada chefes.

    Responder
    1. MLG

      O que acontece na primeira prova nada tem a ver com a eliminação. Na primeira prova ganha-se vantagem para a segunda. Na segunda ganha-se a permanência no programa. Na terceira luta-se pela sobrevivência. É o tudo ou nada. Assim são as regras da competição. E não as podemos desvirtuar. Um beijo

      Responder
      1. Susana Torres

        Sim concordo que são as regras da competição mas, a Sónia tem demonstrado que nas provas individuais fica muito atrapalhada, e sim o que lhe vale é na prova de equipe mas não deve ser por mérito dela. E tb não acho que seja das melhores, e não estou avaliar carácteres porque se não tinhamos pra falar. Mas sim estou triste e desiludida como avaliaram ontem a prova de equipe, a Margarida não merecia ir á prova de avaliação. Como tb acho que não devia ser os concorrentes a escolherem o melhor prato, até podia ter sido assim mas, no fim deveria ser os chefes a terem o valor de avaliarem os pratos porque, o da Rita tb não estava bom. Bom domingo. bjs

        Responder
    2. MLG

      Obrigado pelas suas palavras. A Sónia realmente cozinha bem e é dos percursos culinários mais coesos da competição. É o que conta para a avaliação. Não avaliamos carácteres mas sim receitas. Nesse sentido a Sónia é das melhores concorrentes. Um beijo

      Responder
  36. Claudia

    Olá Manuel Luis Goucha, quero começar por dizer que gosto muito de si (e da Cristina também,que dupla vocês são! Fazem-me rir todos os dias!!!) adoro o você na tv,se puder não perco um programa,se bem que agora seja mais complicado com o meu bebe,pois se ele adormecer durante a manha,aproveito para fazer as lides da casa,lavar os seus biberões que foram usados durante a noite,etc…mas sempre que posso acompanho o vosso programa!!!É como se fosse a minha vitamina para começar o dia as gargalhas!
    Agora falando sobre o master chef,também gosto muito,tento sempre ver,pois eu também ja fui cozinheira aí em Portugal,tirei o curso de cozinha na EPHTMadeira,agora ja nao exerço a mesma profiçao,mas era algo que gostava muito,mas só quem passa por uma experiência destas sabe o quanto e difícil trabalhar numa cozinha,para mim o mais gratificante era quando acabavam os serviços e os clientes mandavam complementos pelo chefe de sala!! Que sensação tao boa!
    E por fim em relação ao programa de hoje,gostei muito,e também chorei!! Fiquei muito triste com a saída da Margarida,aprendi a gostar dela,a principio nao me tinha apercebido k o facto de nao sorrir muito,não era que fosse antipática,mas sim era o seu jeito,muito serena,quando,de vez em quando rasgava um sorriso,gostava muito!era uma senhora muito simpática! Enfim,mas alguém tinha que sair!!
    Despeço-me com um grande beijinho ao Manuel e a Cristina!!!
    Claudia,Londres xxx

    Responder
  37. Ana Simao

    Querido Manel o programa e excepcional sabe nao e lixo televisivo o Manel como sempre engrandece em tudo o que faz e com quem trabalha adoro o programa mas esta proibido de me fazet chorar pois sonto-me ridicila beijinhos, desta sua espectadira que muito o admira como proficional e como ser humano de rxcelencia

    Responder
  38. Maria Palmira Santos

    A Margarida era também a minha concorrente preferida e pelas mesmas razões que o Manuel muito bem descreveu.
    Num comentário que fiz a um dos posts do Manuel, escrevi e infelizmente acertei, que a Margarida hoje abandonaria o programa, isto tudo por alguns comentários feitos pelo meu “amigo” (desculpe trata-lo assim, mas tanto o Manuel como a Cristina já fazem parte dos meus amigos, embora ainda ñ tenha tido o gosto de os conhecer pessoalmente) calculei logo que fosse a pessoa maravilhosa que é a Margarida, a sair.
    Para a Srª Dona Margarida, desejo os maiores sucessos na sua vida e oxalá tenhamos o grato gosto de voltar a vê-la e saber que de facto o Master Chefe) lhe abriu novas portas.
    Beijinhos para Manuel e continue a ser como é, porque tenho aprendido muito consigo!

    Responder
    1. Belmira Barroqueiro

      Adoro o programa ainda não perdi um já é a segunda vez que me fazem chorar quando saiu o FILIPE e quando ele foi ao voçè na tv e hoje tb adoro o Manuel Luis ainda ñ perdi a esperança de o conheçer pessoalmente um beijo

      Responder
    2. Maria Ivone Sampaio Silva

      Até me rolou uma lágrima, hoje
      Ótimo programa.
      Pretende-nos à televisão.
      Obrigada Manuel Luís.
      Sigo-o com muito agrado, todos os sábados.

      Responder
      1. Anabela fernandes

        Olá Manuel Luís,também para mim era a minha favorita a Margarida,mas é como tudo na vida tudo se ganha como se perde,para mim ele já é uma vencedora.Tenho pena que o programa já esteja a acabar,quero vos dar os parabéns aos 3, vocês são o máximo.

        Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *