PEITO DE FRANGO COM MOLHO DE ESTRAGÃO

fotografia (1)

4 peitos de frango limpos de pele

azeite

1 colher (sopa) de azeite

2 dentes de alho descascados e cortados em lâminas

folhas de espinafres

 

para o molho de estragão:

folhas de estragão fresco

1 colher (sobremesa) de manteiga

4 dl de natas

para acompanhar:

massa a seu gosto

 

Pré-aqueça o seu forno a 180ºC (4 no termóstato)

Comece pelos peitos de frango: tempere-os de sal e de pimenta.

Aqueça um fio de azeite numa frigideira e junte os peitos de frango. Deixe-os dourar de um lado. Vire-os e leve-os ao forno para acabarem de cozinhar.

Entretanto, coza a massa em abundante água temperada de sal. A massa deve ficar “al dente”, ou seja, cozida mas rijinha ao trincar. Dizem os italianos que deve ficar com “alma dentro”.

Enquanto a massa coze, prepare os espinafres. Aqueça uma colher (sopa) de azeite num tachinho e junte o alho. Deixe dourar. Junte as folhas de espinafres e deixe-as murchar um pouco. Conserve-as em local aquecido.

 

Tratemos, agora, do molho: num pequeno tacho derreta a manteiga e junte algumas folhas de estragão fresco. Deixe-as suar e junte as natas. Deixe ferver, mexendo volta e meia, para que o molho espesse.

Tempere de sal e de pimenta.

 

Empratamento:

Junte as folhas de espinafres à massa cozida e escorrida. Junte um fio de azeite, mexa com um garfo e rectifique temperos de sal e de pimenta.

Distribua a massa pelos pratos.

Fatie os peitos de frango e distribua-os, igualmente, pelos pratos.

Regue o frango com um pouco de molho de estragão.

Bom apetite!

Tome nota:

Da próxima vez que for ao supermercado, dê especial atenção à secção de plantas aromáticas. Lá vai encontrar, por certo, muito mais que salsa e coentros. Olhe, por exemplo, vai encontrar estragão. É ideal para molhos para acompanhar carnes vermelhas e de aves. Gosto, particularmente, do seu sabor levemente anisado.

8 comentários a “PEITO DE FRANGO COM MOLHO DE ESTRAGÃO

  1. natalina

    eu adora carnes brancas, por isso vou tentar fazer esta receita so espero que fique boa e com o mesmo aspecto. obrigada por partilhar as suas receitas.

    Responder
  2. maria joaquim henriques

    Na próxima semana faço anos, e como a receita é rápida e parece muito saborosa (aliás como são sempre as suas receitas quer salgadas quer doces) vou experimentar. Sem dúvida vai agradar. Embora falte algum tempo, aqui ficam os meus votos de feliz aniversário, Santo Natal e que 2014 lhe traga tudo o que mais deseja.

    Responder
  3. Paulo Herculano

    Boa noite Sr. Manuel

    Sem dúvida uma receita bem aromática. Gosto muito do sabor do estragão, mas realmente ainda não encontrei fresco, tenho de tomar mais atenção..

    Gostei desta refeição, rápida e muito simples.

    Um abraço

    Paulo Herculano

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *