Para ver a banda … tocar!

Sempre gostei de bandas filarmónicas, muito antes de perceber a importância que têm assumido na educação musical e artística de gerações de portugueses. Verdadeiros conservatórios populares, as bandas filarmónicas nasceram dos ideais da Liberdade e da Fraternidade, com o intuito de democratizar a instrução e elevar o nível cultural das populações.

Em miúdo era do que mais gostava quando assistia à procissão da Rainha Santa. Passado o triunfante andor logo a seguir vinha a banda, marcando a compasso o andamento de quantos levavam a Padroeira em ombros. Os temas procissionais, ditos “marchas graves”, não serão de todo os mais festivos, mas com eles a manifestação religiosa ganha um maior misticismo convidando ao recolhimento e à oração.

Ontem à noite sentei-me na Praça maior de Monforte para assistir a um concerto da Banda Euterpe de Portalegre, uma banda com um historial de mais de cem anos. Gonçalo Lagem é um autarca preocupado com a dinamização cultural do seu concelho, por isso têm sido muitas as iniciativas levadas a cabo nas freguesias de Monforte entre exposições, cinema ao ar livre, espectáculos de música, teatro …

Em chegando o Verão as noites na Praça são já um evento esperado. A população reúne-se para assistir a um espectáculo de música ou a uma sessão de cinema e não faltam barraquinhas de comes e bebes com a receita da venda a reverter para as obras de restauro da paróquia. Monforte tem um património religioso muito interessante, a começar pelas igrejas que pontificam a vila, passando pelas peças de arte sacra que as recheiam e outras postas a recato à espera de serem mostradas em desejado espaço museológico, mas será o conjunto de painéis azulejares do século XVIII, relatando cenas da vida de Isabel de Aragão, Santa Rainha, tenho a certeza, que um dia chamarão todas as atenções sobre esta terra alentejana que já a tenho também como minha. Os mais de vinte painéis figurativos que outrora pertenceram ao convento do Bom Jesus de Monforte têm sido alvo de aturado estudo e restauro e espero vê-los expostos ao público em espaço digno e condizente, que é o que a actual autarquia está apostada em fazer para durante o próximo mandato. Serei o primeiro a torcer para que o projecto se concretize, pela importância e qualidade de tal património azulejar e pela mais valia que será para Monforte ao ver-se assim inscrita de forma absoluta nos roteiros do património cultural do nosso país.

Mas voltemos à noite de ontem, só para lhe dizer que gostei de ver que maioritariamente são jovens que integram a banda Euterpe de Portalegre e que foi empolgante viajar pelas canções de mais de cinquenta anos de Festival, recordando os mais inspirados, e por isso eternos, temas, através das vozes de Luis Sousa e da Senhora do Mar (Vânia Fernandes).

E foi esta a minha (primeira) festa de Verão!

Outras haverá, que Agosto está aí com Carminho em concerto na vizinha Fronteira (e eu quero ir) e Monforte prepara-se para as festas da Senhora do Parto.

monforte1 monforte2 monforte3 monforte4 monforte5 monforte6 monforte7 monforte8 monforte9 monforte10 monforte12monforte14

8 comentários a “Para ver a banda … tocar!

  1. gregoria meira

    Manuel não sabia o que se tinha passado em Monforte na sua companhia com a banda da minha terra onde tenho familiares.Ontem ao ver na minha terra mais um espetáculo desta maravilhosa banda em que se falou da presença do Manuel hoje aqui estou para agradecer a sua divulgação. que aja muitos homens como o SENHOR a trabalhar a sério na divulgação do nosso país.Ainda bem que é nosso vizinho cada vez o admiro mais,um grande beijinho

    Responder
  2. Alda Paulino

    Gosto de si tal com é: alegre,simpático,popular,brincalhão ( como se diz no alentejo).Fiquei feliz ao vê-lo partilhar a sua companhia com as gentes alentejanas e sei o quanto gostam do Goucha. É pra mim o homem mais inteligente,culto e com uma frontalidade fora de série, assumindo sempre a sua maneira de estar na vida, admirado e respeitado por todos .Resta-me desejar-lhe a continuação de boa estadia no seu monte. Beiji.grande pra si para o Rui e para sua mãe.

    Responder
  3. Paula Silva

    Olá Manel já o vejo no ecrã à alguns e largos anos e já tive o gosto de o conhecer pessoalmente no programa de VOCÊ NA TV o qual nunca esquecerei.
    Admiro muito a sua pessoa e costumo dizer que para mim o Manel é sem dúvida um dos homens mais cultos e inteligentes no país,nunca julguei ninguém pela aparência,orientação sexual,religião e em tudo o resto quem sou eu para o fazer…
    Sei queo Manel não é dado a espetáculos de famosos,e fiquei feliz em saber que se junta ao povo para assistir a concertos em festinhas de verão nas aldeias Alentejanas ,sou de Ponte de sor e se soubesse que o entraria iria a Monforte dar lhe um abraço ou apenas um beijinho
    Sigo a sua página adoro as fotos de tranquilidade que nela coloca o gosto que tem pelos animais até parece que sempre viveu numa quinta a discrição que tem com o seu companheiro Rui o qual também simpático mas apenas pela aparência porque nunca tive o gosto de o conhecer.
    Manel espero que nunca desista do nosso Alentejo,nunca deixe de ser quem é,que nos presentei durante muitos anos no nosso ecrã e quem sabe não nos encontramos numa festinha popular . beijo no

    Responder
  4. Francisco Sá

    As artes, as tradições, os bons costumes, a circulação das informações,os saberes; devem ser perpetuados de geração em geração. Para que a cultura de um povo não morra.
    Obrigado pela partilha.
    Grande abraço

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *