A que cheira Portugal? …

… ” A tanto … (responder-me-ia o Lourenço Lucena, o único perfumista português inscrito na Sociedade Francesa de Perfumistas) … a começar pelas laranjas sumarentas e doces do Algarve, uma referência a nível de essências, passando pela esteva, pelo rosmaninho, pela brisa marinha… Apesar de pequeno o nosso país é tão diverso, até em aromas”.

Cheira realmente a citrinos, numa clara evocação às laranjas algarvias amadurecidas pelo sol, a sua última criação, o “Acqua di Portokali”, se bem que sejam as notas de rosa branca e de cedro a dar-lhes corpo e a fixá-los.

Muito me agradou o seu perfume logo à primeira “cheirarela”, por isso o tenho posto, ademais, apesar da minha infidelidade a marcas, prefiro os aromas cítricos nesta altura do ano. É para homem e senhora, que isso só deve depender do gosto de cada um.

Com o Lourenço estive ontem à conversa, para ficar a saber das suas memórias olfactivas que o levam à refrescante lúcia-lima da sua infância e “que cobria completamente o muro da casa dos meus pais. Um muro que na altura me parecia enorme, intransponível!”.E esclarecer algumas curiosidades práticas, como a se pudemos misturar perfumes, ao que logo fiquei a saber que sim (e uma vez mais será o gosto pessoal que definirá a combinação) e onde pulverizá-los, se na roupa ou se directamente sobre a pele e quanto a isto a resposta ainda foi mais lampeira: “põe-se o perfume onde quisermos ser cheirados!”.

Ali mesmo, na minha pele, ensaiou uma composição partindo de essências que crê terem a ver com a minha história de vida. Não será suficiente aquilo que de mim sabe e que é público, se bem que o seu olhar seja mais arguto e atento que o de muitos, que para satisfazer a encomenda de um cliente terá de o conhecer bem, por isso é coisa para muitos meses, mas que gostei do ensaio gostei, e até ganhei ganas de ter um perfume único que me vista.

Para já e durante este verão cheiro a Portugal, mas por favor não me morda o pescoço!

acqua di portokali_1

acqua di portokali_2

acqua di portokali_3

Acqua de Portokali

Em Lisboa em venda exclusiva

na Embassy

Rua Rodrigues Sampaio, 89

Telefone: 21 249 2226

A reportagem em breve na TVI no “Você na TV” . E já agora, em seu entender, a que cheira Portugal?

Actualização a 27/07/2017

Aqui fica a reportagem:

Parte 1

Parte 2

6 comentários a “A que cheira Portugal? …

  1. Natacha Matos

    ❤️☕️ A café!!! Quando vinha a Portugal em miúda associava Portugal a café, mas não era um café qualquer era o Café da marca Chave d’ouro ( Vila Franca de Xira ) !!! O engraçado é que sempre que volto a Portugal continua a ser o cheiro a café. Pena já não haver tantas Pastelarias aonde ainda servam esse cafe ❤️☕️

    Responder
  2. Ana prior

    Olá boa noite… A que cheira Portugal? Boa questão…
    Vivo em França à cerca de 5 anos e nem sempre foi possível ir à Portugal com regularidade… Portugal tem um cheiro único, pode não acreditar Manuel Luís mas cada vez que passo aquela placa fronteiriça que delimita Portugal de Espanha eu sinto o cheiro a Portugal, o cheiro a mar, o cheiro da nossa comidinha única, o cheiro do amor do nosso povo e sobretudo sinto o cheiro de Portugal…
    Trabalho numa padaria pastelaria e tenho muitos clientes que me perguntam por anseio tanto ir de férias visto que em França moro numa região magnifica( Alpes franceses) e a minha resposta é ” Monsieur vous ne pouvez pas imaginer la manque que j’ai du Portugal, l’odeur c’est pas pareil… ”

    Aqui deixo um pouco do que penso em relação ao cheiro de Portugal, cheira ao MEU POVO!

    Responder
  3. Rita serrao

    Olá Manuel Luís!
    Tenho uma imensa estima por si.
    Sou sua fã incondicional.
    Portugal para mim cheira-me:
    1-A mar.
    2-frutos.
    3-flores.
    Antes de me despedir está maravilhoso de barba!
    Um abraço até segunda beijo para a
    Cristina linda!

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *