O Palácio dos palácios

fotografia_inicial
Foi em Outubro de 1999 que me hospedei pela primeira vez no mítico hotel “La Mamounia” em Marrakech.

Amália tinha falecido, havia poucos dias, e esse foi o pretexto para meter conversa com Charles Aznavour, à beira da imensa piscina. Da artista que tanto admirava, a ponto de ter escrito para ela uma das suas mais belas canções de amor (“Aie mourir pour toi”), Aznavour disse-me na altura: “não há quem seja insubstituível, mas há pessoas muito  difíceis de substituir. Amália é uma dessas pessoas!”.

fotografia1Quinze anos depois voltei ao “La Mamounia”. O hotel inaugurado em 1923, tendo passado por diversas remodelações, a última das quais levou três anos (2006/2009), mantém todo o seu charme e elegância. Há muito que é uma lenda na hotelaria internacional e há mesmo quem diga que muito terá contribuído para a imagem de Marrakech no Mundo. O “La Mamounia” é único, pela beleza de toda a sua decoração entre arte nova e estilo mourisco, pela excelência de serviços, pelos magníficos jardins, onde o olor das rosas e do jasmim nos envolve em doce afago, e pela exuberante carteira de clientes fidelíssimos: Winston Churchill (que acabou por dar o nome a um dos seus bares), De Gaulle (para quem se construiu uma cama à medida), Yves Saint-Laurent, Edith Piaf, Ray Charles, Elton John, Marlene Dietrich, Nixon, Reagan, Jacques Chirac, Catherine Deneuve, Gwyneth Paltrow, Salma Hayek, Sharon Stone…

… e milhares e milhares de anónimos como eu, que se há quinze anos era reconhecido, na rua, como “le journaliste portugais”, e vim a perceber depois que me viam aqui através da RTP Internacional, não que percebessem peva do que dizia no “Praça da Alegria”, mas porque procuravam os seus patrícios jogadores da bola, então, ao serviço do Sporting, agora sou apenas um entre tantos visitantes seduzidos pela cidade rosa.
Marrakech tão perto de nós e tão diferente!

fotografia2 fotografia3 fotografia4fotografia5fotografia6fotografia7fotografia8fotografia10_2fotografia10fotografia12fotografia13fotografia14

15 comentários a “O Palácio dos palácios

  1. Maria do Carmo sousa cardoso

    Se adora como eu o que é maravilhoso não deixe de ir passar uns dias ao La Sultana ! A beleza,o requinte e a tradição não se comparam ao Mamounia !

    Responder
  2. Sandra Barbosa

    Boa tarde, Sr. Manuel Luis Goucha,

    O Hotel é lindo. Foi em trabalho, mas é aqui que podemos dizer: Pode-se misturar trabalho com prazer. O prazer de conheçer locais, pessoas e culturas diferentes da nossa mas muito bonitas e interessantes. É realmente muito bonito o Hotel, mas não tão bonito como a sua aurea. O Sr. transmite uma alegria contagiante, profissionalismo, simpatia e força da natureza muito mais grandiosa e bela do que o Hotel que aqui retrata. Por vezes, nos dias em que dou por mim desiludida e triste com o mundo, vejo-o a si na televisão e um sorriso aparece na minha face. Por momentos esqueço tudo e tenho um pouco de alegria no meu coração. Continue lindo por dentro e por fora, como tem sido até aqui. Muita sorte, paz e felicidade para si e para todos os seus.

    Responder
  3. Graça

    Gostaria muito de conhecer todos esses sítios,mas infelizmente não tenho capital para isso.Mas contento-me por vêr a felicidade dos outros e com a partilha que fazem,é quase o mesmo que visitar esses sitíos.
    Obrigado pela partilha então

    Responder
  4. Ana

    Belo hotel…lindo de morrer. Já lá estive e achei delicioso. Aquelas charretes, são lindas e aquela praça é de sonho. há de tudo e as cores e os cheiros são inesquecíveis. Disfrute…e BOM TRABALHO. Parabéns!

    Responder
  5. Maria

    Estive em Marrakech há mais de 20 anos e achei encantador. Claro que visitei o La Mamounia e disse que qd voltar a Marrakech será para o La Mamounia. É verdadeiramente um local das “Mil e Uma Noites” que nos faz sonhar. Boa estadia MLG.

    Responder
  6. fernanda maria carneiro mesquita

    imagens deslumbrantes um sitio calmo para relaxar e recuperar energias nao e toda gente que pode passar assim umas boas e inesqueciveis ferias forca sr.manuel vejo todos os dias o voce na tv nao me escapa um so programa sou da cidade da maia beijos para todos

    Responder
  7. Gertrudes da Luz Ferra

    Bom dia Manuel Luís. Ainda há quem diga que o dinheiro nao dá felicidade.Ainda bem que existe net e senhores como o Manuel Luis .Assim tenho oportunidade de ver estas belas maravilhas “La Mamounia” que de outra maneira não era possivel conhecer.Muito obrigada.Saude e sorte.Um abraço.Gertrudes

    Responder
  8. Maria Chaves

    Lindas fotografias. Também já estive em Marrakech, há bastantes anos, durante uma viagem de automóvel, por Marrocos, em que visitei Lidíssimos sítios, como por exemplo Fez, Casablanca, Tanger, Tetouan (julgo que é assim que se escreve) Adorei a viagem embora estivesse Muto calor ( foi em Agosto). Em Marrakech, também estive num belo hotel, em cuja piscina tomei um óptimo banho. Gostei Muito da praça Jemaa El Fna, que achei fervilhante e única e onde se podia encontrar tudo o que eu menos esperava, como contadores de histórias, ilusionistas, encantadores de serpentes, enfim, para mim, parecia um cenário das “Mil e uma Noites”…..
    Espero que o Manuel Luís tenha uma Maravilhosa viagem e que possa disfrutá-la na totalidade, como parece que está a acontecer, até agora.

    Responder
    1. Maria Chaves

      Além das cidades que mencionei no outro comentário, estive em Rabat. Mas nessa altura, o meu coração tinha ficado em Fez, onde me apaixonara loucamente…..Quando regressei a Portugal, no “Eagle”, o barco em que nessa altura se viajava com os carros, tinha perdido completamente o apetite e vi-me “grega” para petiscar alguma coisa daqueles opulentos pequenos-almoços à inglesa, que lá se servia…..Mas Adorei a viagem, que na altura, mudou toda a minha vida.

      Responder
  9. Luisa Vaz

    Deve ser maravilhoso. Já me disseram que ao estar ali era como nos transportarmos a uma história das ” MIL E UMA NOITES ” adorava sentir essa energia. É lindo mesmo !!! Obrigada Manel pelas lindas fotos. Bjiiis

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *