O meu rolo de carne picada

20141109-152359.jpg
500 gr. de carne picada
125 gr. de bolachas “água e sal” moídas
1 cebola descascada e picada miudamente
3 dentes de alho descascados e picados miudamente
2 ovos inteiros
sal e pimenta preta moída na altura
1 colher (café) de alecrim picadinho (facultativo)
noz moscada ralada na hora
mel

para rechear:
fatias finas de queijo emmental (facultativo)

para o caldo da cozedura:
1 litro de caldo de galinha e legumes (já há de compra)

Numa tigela, junte a carne picada com as bolachas “água e sal” moídas, a cebola e o alho picados. Misture bem.

Junte os ovos inteiros e os temperos. Misture muito bem com as mãos, de modo a ligar todos os ingredientes. Pode executar toda esta preparação no copo do seu robot de cozinha.

Sobre um pano limpo, espalhe o preparado e coloque por cima algumas fatias finas de queijo. Dê ao preparado de carne uma forma de rolo, de modo a que as fatias de queijo fiquem no meio. Embrulhe o rolo no pano, apertando bem, e atando as pontas com fio de cozinha.

Coloque o rolo de cozinha num tacho fundo.
Junte o caldo de galinha e legumes. Na falta deste pode só usar caldo de legumes de compra ou água à qual juntou cebola descascada e cortada em metades, cenouras raspadas e cortadas em rodelas grossas, talos de alho francês cortados em palitos grossos, grãos de pimenta preta, sal e um raminho de cheiros. Quanto mais aromatizado estiver o caldo melhor sabor ganha o rolo.

Leve o tacho ao lume e deixe cozinhar, em lume brando, por uns trinta minutos, a partir do momento em que o caldo levanta fervura.

Pré-aqueça o seu forno a 180C de temperatura.
Deixe o rolo arrefecer dentro do caldo.
Desembrulhe o rolo e coloque-o num tabuleiro de ir ao forno.
Pincele o rolo com uma fina camada de mel.
Leve ao forno para dourar.

Cá em casa serve-se este delicioso rolo, depois de fatiado, com um molho de cebolada.
Pode acompanhar com batata de forno, puré de batata ou, ainda, empadão de batata e esparregado.

20141109-152515.jpg

24 comentários a “O meu rolo de carne picada

  1. Maria Augusta Pereira

    Boa tarde Manuel Luis

    Grata pela partilha! Sabe que encontrei esta receita nos cadernos da minha sogra e, só vendo a sua, percebi que se tratava da mesma receita. A dela não leva queijo e deve ser muito antiga. Só agora comi e adorei. Maria

    Responder
  2. Ermelinda Nogueira

    Adoro as suas receitas, são saborosas, fáceis e têm ingredientes que se podem comprar em qualquer sítio! Deixo uma pequena sugestão, adicione algumas fotos da confeção das receitas. Obrigada, continue!!!
    Ermelinda

    Responder
  3. Vanessa

    Boa Tarde Manuel! Seria possível enviar a sua receita do molho de cebolada? Há variadíssimas formas de fazer molho de cebolada mas gostaria de fazer esta receita tal e qual como a faz. Obrigado

    Responder
  4. Carmo MC

    Olá Manuel Luís,

    Como é bom existisr o seu blog, pois costumo fazer algumas das suas receitas, sendo a Tarte de queijo e abóbora a última que fiz. Cá em casa todos gostaram, a minha sogra que é um pouco gulosa (isto é favor!!) até comprou mais abóbora para eu repetir.
    Vou pedir um favor ao Manuel luís, caso seja possível é claro. tenho algumas perdizes que foram caçadas pelo marido da minha madrinha (uma senhora muito especial para mim, mas infelizmente já cá não está) para eu confecionar, mas não sei qual é a melhor receita para as fazer, pois gostaria de lhe proporcionar um jantar maravilhoso, que ele bem merece.
    Obrigada pela sua atenção e pela pessoa maravilhosa que é.
    Beijinhos

    Responder
  5. Carla Paiva

    Manuel Luís comprei pela primeira vez quinoa real e precisava da tua ajuda. Por acaso não me podes arranjar uma receita simples e gostosa? Desde já agradeço e peço desculpa pelo atrevimento… Bjs

    Responder
  6. AMELIA RODRIGUES

    Olá Manelito.Sou a sua fã nº1 (presunção e água benta, cada um toma o que quer!!) adorei a confecção do seu rolo, eu confecciono um quando tenho cá os meus netos mas este é um bocadinho diferente e deve de ser muito saboroso.Fiquei na dúvida como uma senhora sobre o pano enrolado para fazer o rolo.Tudo bem, mas se atarmos as pontas do rolo temos de tirar o pano e acho que não vai ser necessário atar as pontas do rolo.Desculpe a minha ignorância, mas fiquei baralhada.Beijinhos e mais uma vez obrigada pelas boas receitas que nos proporciona. Amelia Rodrigues

    Responder
  7. Dináh Vasconcelos

    parecido com o que eu faço ,mas se acrescentar um pouco de gengibre e um pouco de coentros bem picadinho,no interior do rolo fica também muito apetitoso.Vou confecionar a sua receita para o próximo fim de semana.Um abraço ,adoro o vosso programa.Cumprimentos.Maria Dináh.

    Responder
  8. Maria Emilia Cunha Lopes

    ESSE ROLO DEVE FICAR UMA DELICIA,então se formos nós a por os legumes,ainda melhor.SÓ NUNCA EXPERIMENTEI POR MEL,não se nota o doce? Obrigada Manel por esta ideia,agora vou ler a receita do pão BJO E ABRAÇÃO MEU QUERIDO

    Responder
    1. Filomena Nascimento

      Olá Manuel,
      Gosto muito das suas receitas e até já fiz muitas delas com sucesso e a família adorou.
      Não sei se me vai responder, pois acredito que tem imenso trabalho e deve-lhe faltar algum tempo, mas vou arriscar!
      Descobri recentemente que a minha filha de 14 anos tem doença de Crohn, como tal dizem-me que não pode comer tudo. Portanto não pode comer leguminosas, verduras, tomate(devido ás graínhas e acidez), só pode comer legumes brancos, não pode comer carne de porco e enchidos, fruta, maçã ou pêra descascada.
      Eu gostava , se pudesse fazer-me esse favor, que me ensina-se algumas receitas simples para poder variar um pouco na refeições.
      Sou sua fã à muitos anos, tenho 45 anos, e cresci a vê-lo na tv.
      Obrigada pela sua atenção,
      respeitosamente
      Filomena

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *