500 gr. de carne picada
125 gr. de bolachas “água e sal” moídas
1 cebola descascada e picada miudamente
3 dentes de alho descascados e picados miudamente
2 ovos inteiros
sal e pimenta preta moída na altura
1 colher (café) de alecrim picadinho (facultativo)
noz moscada ralada na hora
mel
para rechear:
fatias finas de queijo emmental (facultativo)
para o caldo da cozedura:
1 litro de caldo de galinha e legumes (já há de compra)
Numa tigela, junte a carne picada com as bolachas “água e sal” moídas, a cebola e o alho picados. Misture bem.
Junte os ovos inteiros e os temperos. Misture muito bem com as mãos, de modo a ligar todos os ingredientes. Pode executar toda esta preparação no copo do seu robot de cozinha.
Sobre um pano limpo, espalhe o preparado e coloque por cima algumas fatias finas de queijo. Dê ao preparado de carne uma forma de rolo, de modo a que as fatias de queijo fiquem no meio. Embrulhe o rolo no pano, apertando bem, e atando as pontas com fio de cozinha.
Coloque o rolo de cozinha num tacho fundo.
Junte o caldo de galinha e legumes. Na falta deste pode só usar caldo de legumes de compra ou água à qual juntou cebola descascada e cortada em metades, cenouras raspadas e cortadas em rodelas grossas, talos de alho francês cortados em palitos grossos, grãos de pimenta preta, sal e um raminho de cheiros. Quanto mais aromatizado estiver o caldo melhor sabor ganha o rolo.
Leve o tacho ao lume e deixe cozinhar, em lume brando, por uns trinta minutos, a partir do momento em que o caldo levanta fervura.
Pré-aqueça o seu forno a 180C de temperatura.
Deixe o rolo arrefecer dentro do caldo.
Desembrulhe o rolo e coloque-o num tabuleiro de ir ao forno.
Pincele o rolo com uma fina camada de mel.
Leve ao forno para dourar.
Cá em casa serve-se este delicioso rolo, depois de fatiado, com um molho de cebolada.
Pode acompanhar com batata de forno, puré de batata ou, ainda, empadão de batata e esparregado.
Boa tarde Manuel Luis
Grata pela partilha! Sabe que encontrei esta receita nos cadernos da minha sogra e, só vendo a sua, percebi que se tratava da mesma receita. A dela não leva queijo e deve ser muito antiga. Só agora comi e adorei. Maria
e o alecrim entra onde?
Manuel luis goucha preciso da sua ajuda onde posso encontrar os caldos de galinha e legumes em pacote ?!!
Adoro as suas receitas, são saborosas, fáceis e têm ingredientes que se podem comprar em qualquer sítio! Deixo uma pequena sugestão, adicione algumas fotos da confeção das receitas. Obrigada, continue!!!
Ermelinda
Boa Tarde Manuel! Seria possível enviar a sua receita do molho de cebolada? Há variadíssimas formas de fazer molho de cebolada mas gostaria de fazer esta receita tal e qual como a faz. Obrigado
Olá Manuel Luís,
Como é bom existisr o seu blog, pois costumo fazer algumas das suas receitas, sendo a Tarte de queijo e abóbora a última que fiz. Cá em casa todos gostaram, a minha sogra que é um pouco gulosa (isto é favor!!) até comprou mais abóbora para eu repetir.
Vou pedir um favor ao Manuel luís, caso seja possível é claro. tenho algumas perdizes que foram caçadas pelo marido da minha madrinha (uma senhora muito especial para mim, mas infelizmente já cá não está) para eu confecionar, mas não sei qual é a melhor receita para as fazer, pois gostaria de lhe proporcionar um jantar maravilhoso, que ele bem merece.
Obrigada pela sua atenção e pela pessoa maravilhosa que é.
Beijinhos
Querido Manuel, de facto o seu rolo e uma delicia. Beijo
Manuel Luís comprei pela primeira vez quinoa real e precisava da tua ajuda. Por acaso não me podes arranjar uma receita simples e gostosa? Desde já agradeço e peço desculpa pelo atrevimento… Bjs
Olá Manel, boa noite, para completar a receita peço-lhe que diga como faz o molho de cebolada que acompanha o rolo de carne. Obrigado
Adorei a receita ….muito bom.
Torres Vedras
Adorei a receita….ficou maravilhoso.
Torres Vedras
Olá Filipa
Fico contente por ter gostado. Um beijo
Boa noite Manel, pedia-lhe só para completar a receita como faz o molho de cebolada. Obrigado
Olá Manelito.Sou a sua fã nº1 (presunção e água benta, cada um toma o que quer!!) adorei a confecção do seu rolo, eu confecciono um quando tenho cá os meus netos mas este é um bocadinho diferente e deve de ser muito saboroso.Fiquei na dúvida como uma senhora sobre o pano enrolado para fazer o rolo.Tudo bem, mas se atarmos as pontas do rolo temos de tirar o pano e acho que não vai ser necessário atar as pontas do rolo.Desculpe a minha ignorância, mas fiquei baralhada.Beijinhos e mais uma vez obrigada pelas boas receitas que nos proporciona. Amelia Rodrigues
Tem de atar as pontas do pano que em tulha o rolo para ele não sair. Um beijo
Tem de atar as pontas do pano que embrulha o rolo. Um beijo
parecido com o que eu faço ,mas se acrescentar um pouco de gengibre e um pouco de coentros bem picadinho,no interior do rolo fica também muito apetitoso.Vou confecionar a sua receita para o próximo fim de semana.Um abraço ,adoro o vosso programa.Cumprimentos.Maria Dináh.
Muito mas mesmo muito obrigada, as suas receitas são extraordinárias… magníficas!!!
Obrigada Manuel Luís Goucha. Bj
ESSE ROLO DEVE FICAR UMA DELICIA,então se formos nós a por os legumes,ainda melhor.SÓ NUNCA EXPERIMENTEI POR MEL,não se nota o doce? Obrigada Manel por esta ideia,agora vou ler a receita do pão BJO E ABRAÇÃO MEU QUERIDO
Ola Manel!!
Nao percebi uma parte, o rolo vai ao lume enrrolado no pano?
obrigaoooooo
É só ler com atenção a receita. Está tudo explicado.
Ja estou com agua na boca. Bom apetite.
que deliciaaaaaaaaaaaaaa
Olá Manuel,
Gosto muito das suas receitas e até já fiz muitas delas com sucesso e a família adorou.
Não sei se me vai responder, pois acredito que tem imenso trabalho e deve-lhe faltar algum tempo, mas vou arriscar!
Descobri recentemente que a minha filha de 14 anos tem doença de Crohn, como tal dizem-me que não pode comer tudo. Portanto não pode comer leguminosas, verduras, tomate(devido ás graínhas e acidez), só pode comer legumes brancos, não pode comer carne de porco e enchidos, fruta, maçã ou pêra descascada.
Eu gostava , se pudesse fazer-me esse favor, que me ensina-se algumas receitas simples para poder variar um pouco na refeições.
Sou sua fã à muitos anos, tenho 45 anos, e cresci a vê-lo na tv.
Obrigada pela sua atenção,
respeitosamente
Filomena