Na ópera… para ver bailado

foto1

Romeu e Julieta é das mais belas e trágicas histórias de amor, só não digo “a mais bela” porque também temos a nossa, a de Pedro e Inês, e outras haverá não menos pungentes, como a de Tristão e Isolda ou a de Lancelot e Guinevere.

Conheço-a de trás para a frente, por a ter lido, traduzida do inglês de Shakespeare, por a ter visto no cinema, pela mão de Zeffirelli (1968) no palco, no Teatro Aberto (1988), brilhantemente encenada por João Lourenço; na ópera, em Verona (2013), com partitura de Charles Gounod, e agora através da dança, no repertório do Royal Ballet, uma das melhores companhias de bailado do Mundo. Com música de Prokofiev, e Lauren Cuthbertson e Frederico Bonelli, estrelas da companhia, nos papéis principais, cinquenta anos depois da sua estreia na Casa da Opera em Londres. Nessa noite de 1965, Margot Fonteyn e Rudolf Nureyev, estrelas absolutas da dança clássica, tiveram quarenta e três cortinas.

Não foi o caso, nem por sombras, que os tempos, e as primeiras figuras, são outros, mas mesmo assim Lauren e Federico foram ontem chamados oito vezes à boca de cena para receberam os ruidosos aplausos e gritos de bravo, de uma sala repleta que não arredava pé. Foram três horas de puro encantamento.

Lá fora, meia cidade enfrascava-se… que sexta é para a desgraça!
foto2

foto3

foto4

foto5

foto6

foto7

8 comentários a “Na ópera… para ver bailado

  1. Sonia

    Viu-o hoje na “Pastisserie Lisboa” aqui no Reino Unido … Sou da Madeira e fiquei encantada pela sua simplicidade e simpatia para com o povo!
    Foi tão rápido que quando dei por mim tinha o Goucha a passar-me a frente ehehe.
    Impressionante como que até fora de Portugal o Goucha faz parar o trânsito !! =p
    Muitas Felicidades, um grande beijinho *

    Responder
  2. gusta silva

    adorava estar ai mas nao tenho condiçoes financeiras pra tal tenho muita pena podiam passar um pouco na televisao comprimentos de uma simples espectadora da t v i

    Responder
  3. celia

    Adorava conhece lo pessoalmente n por ser uma figura publica mas sim pela pessoa que e. Continue sempre assim.
    Divirta se
    Ah se alguma vez vier a paris diga q gostava de ve lo

    Responder
  4. maria

    Sala lindíssima em Londres que bem conheço!!!! E também já sei do cafezinho no restaurante Porto em Portobello market…! Na altura eu estava a ser informada!!!!!Adoro esse mercado…onde vamos de vez em quando…Manuel já visitou a localidade lindíssima onde nasceu Shaskpear???? Lindíssimo..experimente!!!não fica muito longe de Londres!!!!Bjs and a very good weekend!!

    Responder
  5. Berta Veiga

    Cada uma das fotos parece encantada!Realmente deve ter sido uma note mágica e cenário que a envolveu parece não ter ficado nada atrás.São esses os prazeres que se leva desta vida 🙂 .

    Responder
  6. Paulinha velez

    Adoro… Apesar de chorar… Sempre!!!! Quando era criança fiz um taetro na escola e fui a Julieta… Chorei aí também estava a fazer de morta e chorava….
    Enfim…a plateia chorou.. A professora chorou até o Romeu….chorou….
    Beijssss e chore se for preciso.. Faz bem à alma

    Responder
  7. ernesto reis

    e asim vou em 1 lugar pesso desculpa sou da mesma idade vou tratalo por tu posso gosto do seu travalho na tvi ou noutra estsçao que fosse destes anos todos que o conheco fisestes muitas coisas boas na tv es muito alegre trses ca para casa uma boa enerjia se um dia trocares de profiçao bai bpara um hospital os duentes e familiares iao te agradeçer sem duvida ficavao recoprerados mais depreça nao tou a brincar mas a melhor coisa que eu axo que fiseste foi sem duvida ajudar a a termos a nossa cristina alegre linda inteliguente bem desposta maravilhosa resomindo au mais alto nivel ai ta a tua recompença desculpa pelos erros mas o meu p c nao ten androide parabens feleçidades e continua

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *