Mesa posta

foto1
Pus a mesa no jardim e não foi para almoçar, antes para fazer a foto da capa de um livro que não tarda está nas bancas, com as receitas cá de casa. Aliás essa será a única fotografia que não sendo minha figurará no livro. Nem de outro jeito poderia ser, a foto de capa é decisiva para tornar o objecto livro mais apetecível aos olhos do possível comprador. Afinal, também aqui os olhos são os primeiros a “comer”. O trabalho ficou por conta do talento do Fernando Branquinho, com quem, aliás, muito me apetece trabalhar em estúdio, noutros projectos bem diferentes. As fotos do livro com as receitas cá de casa que em breve, espero, esteja na sua cozinha, para que lhe dê muita serventia, foram tiradas por mim, e sempre que uma receita ficava pronta, usando a câmara do meu próprio telemóvel, justamente para que se perceba que se trata de uma cozinha caseira, do dia a dia, feita na hora, sem mascarices e outras pretensões que não seja a da valorização da qualidade do produto, através da mais simples e saudável confecção e da estetização, sem exageros, do empratamento. E lá voltamos ao mesmo: os olhos são, de facto, os primeiros a “comer”.

Foi uma tarde bem passada entre disparos, risos e algumas poses. Hoje apenas lhe dou conta, através das minhas fotos, do ambiente criado e sem outros protagonistas que não sejam o Fernando Branquinho (www.facebook/fernando.branquinho), apaixonado músico e fotógrafo, e a sua colaboradora. Ajanotei a mesa também com alguns objectos cá de casa, para que no seu todo o livro seja realmente um produto coerente, desde a toalha aos pratos, passando por elementos decorativos que julgo fazerem sentido, numa mesa posta no meio do verde do meu jardim. Sabe-lhe a pouco esta prosa?. Queria que eu desvendasse mais sobre o livro?. Faltam apenas duas semanas para o ver nas livrarias, mas eu prometo que, antes, lhe mostrarei mais acerca desta produção efectuada para a capa e com os autores, já que cá em casa somos dois. E mesmo assim, depois das fotografias que adiante se lhe apresentam, tenho uma pequena surpresa para si. Espero que goste.

foto2

foto3

foto4

foto5

foto6

foto7

Acredito que tenha ficado de água na boca e é por isso, uma vez que se trata de um doce que está na mesa mas não faz parte deste livro, que remato a prosa com uma receita deliciosa de uma sobremesa de chocolate que nem precisa de ir ao forno, até uma criança a pode fazer. Quem é amigo, quem é?
foto8

foto9

Delícia de chocolate

200 gr. de chocolate negro para mousse
2 colheres (sopa) rasas de manteiga sem sal
1 dl. de maple syrup (xarope de ácer)
bolacha Maria partida em pedacinhos q.b.
sultanas ou passas sem graínha q.b.
marshmallows pequeninos q.b.
miolo de noz partido grosseiramente q.b.

Numa tigela, coloque os pedaços de bolacha Maria, as sultanas ou passas, as nozes e os marshmallows (nos supermercados é possível encontrar dois tamanhos, eu prefiro os pequenos).
Parta o chocolate em pedacinhos (basta bater a tablete de chocolate na pedra da bancada).
Leve os pedaços de chocolate a derreter em banho-maria, com a manteiga.
Junte o maple syrup. Mexa para que tudo fique bem ligado.
Deite o creme de chocolate quente na tigela, sobre os outros ingredientes, e mexa com uma colher de pau, de modo a que o creme de chocolate ensope tudo.
Numa forma de bolo inglês, untada e forrada de papel vegetal, também untado, coloque a mistura. Pressione bem com as costas de uma colher para homogeneizar todo o preparado.
O ideal é forrar a forma com papel vegetal deixando uma margem de papel fora da forma, para que a possa dobrar sobre o preparado de chocolate, permitindo-lhe calcar com as suas mãos o preparado.
Leve a forma ao frigorifico por umas quatro horas ou até que a sobremesa esteja bem firme.
Na hora de servir, desenforme, retire o papel e corte este, digamos, salame em fatias.

17 comentários a “Mesa posta

  1. João Alves Pinto

    Manuel Luís, já comi o bolo pelos olhos só que os meus dentes não dão para comer certas coisas que constam na receita como nozes e passas que eu tanto adoro. Realmente a sua Sabedoria vai para além do comum dos mortais. Nunca tive um livro seu o que gostava muito, mas são muito caros e eu não posso comprar. Vou registando receitas que o Manuel Luís nos transcreve aqui no seu blogue. Obrigada por partilhar connosco, eu o adoro e admiro do fundo do meu coração. Parabéns

    Nota:
    já tenho feito os meus comentários aqui no seu blogue e acontece que vejo de outros admiradores e não vejo os meus, não sei porquê!!!!

    Responder
    1. xavier Almeida

      Boa noite Manuel , as tuas Receitas são fantásticas , e eu como sou guloso , vou fazer esta deve ser muito boa , abraço , tudo de bom gosto de vos ver no programa da Manhã mais a Cristina são fantásticos obrigados pelo vosso carinho ..

      Responder
    1. Angela

      Fiz a receita , adorei!
      Cá em casa todos gostaram muito pois são malucos por chocolate
      Obrigada pela publicação da receita
      Claro que aguardo pela publicação do livro

      Responder
  2. Carla

    Olá Luís ah já muitos anos que o ademiro como pessoa, e como comunicador, obrigada pela boa disposição, que tem todas as manhãs, quero aqui deixar um beijinho, também para a Cristina, fazem uma excelente equipa, felicidades para a publicação do seu livro, que acredito ser de excelente qualidade, um muito obrigada

    Responder
  3. BEATRIZ cARVALHO

    Olá Manuel,
    Como gosta que o trate, perdoa-me a franqueza, mas depois de tanto trabalho que sei que tiveram!
    O jardim é que ficou bem na foto, no entanto a imaginação é gigante, mas pirosa, contudo devemos sempre valorizar o esforço…
    Um abraço,
    Beatriz Carvalho

    Responder
  4. Maria Maia

    Gente fina é outra coisa!
    Dá gosto ouvi-lo falar, dá gosto ler o que escreve , dá gosto ver as imagens que publica, dá gosto podre segui-lo.
    Obriga pela partilha.

    Responder
  5. Délia Caixinha

    Magnífico… Fico à espera do livro :-) Sr. Manuel Luís Goucha, sei que não gosta que o tratem assim, mas é realmente um SR. com letra grande. Bjs.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *