Lombo de porco no forno com gratinado de batata e cebola


Parece um prato complicado, mas não é. Tem é alguns passos necessários que o tornam um pouco demorado, mas é tudo uma questão de organização. Vale a pena pela suculência e pelos sabores. É a típica receita de forno para ser servida num almoço ou jantar de família.

Faça uma infusão de água com tomilho, sálvia, grãos de pimenta preta, 1 limão e 1 laranja cortados em quartos, com casca. Deixe ferver em lume muito brando para que a água ganhe os aromas.

Pique a peça de carne com um garfo. Coloque a carne no tacho da infusão e deixe ferver por uns três minutos em lume muito brando. A ideia é que a carne ganhe sabor. Desligue o lume e deixe em repouso por mais uns dez minutos. Findo esse tempo, escorra a carne do caldo e leve-a ao lume numa frigideira com um fio de azeite e uma colher de manteiga aquecidos, para selar de todos os lados.
Coloque a peça de carne numa assadeira. Tempere de sal e de pimenta preta moída na hora e regue com um fio de azeite. Junte uma concha do caldo de aromas.

Leve ao forno e deixe cozinhar.

Gratinado de batata e cebola

Descasque as batatas e com uma mandolina corte-as em rodelas muito finas. Não lave as batatas depois de cortadas. Precisamos de todo o seu amido.
Leve 1 litro leite ao lume com um pacote de natas, três dentes de alho descascados, sal, pimenta preta e noz moscada respectivamente moída e ralada na hora.

Deixe levantar fervura, em lume muito brando, de forma a cozer o alho. Depois do alho cozido, bata todo o preparado na liquidificadora.
Descasque quatro cebolas e corte-as em rodelas finas.
Doure bem a cebola numa frigideira com um fiozinho de azeite, mexendo.
Numa assadeira untada de azeite coloque uma primeira camada de batata, depois uma camada de queijo emmental ralado.
Espalhe uma camada de cebola. Por cima nova camada de queijo ralado. Cubra com a última camada de batata. Calque bem com as costas de uma colher.
Regue com o leite perfumado de alho e aromas e polvilhe com queijo ralado.

Vai sobrar leite aromatizado. Congele, reservando-o assim para uma próxima receita.
Leve ao forno ao mesmo tempo que o lombo.

8 comentários a “Lombo de porco no forno com gratinado de batata e cebola

  1. Maria Fernanda Gonçalves

    Já tenho a ceia de Natal determinada, mas assim que for oportuno vou fazer este lombo, que deve ser muito bom. Manuel Luís, permita-me que o trate assim, pois acompanho a sua carreira desde os seus primeiros passos na televisão do tempo em que cozinhava para crianças na RTP, sempre o admirei pela sua inteligência, cultura, o seu trabalho como apresentador.Todos os dias o vejo, é como se fizesse parte da família. Desejo-lhe o melhor do mundo, que seja muito feliz, e que os seus sonhos se realizem. Uma quadra de Festas muito feliz. Gostava de ter mobilidade para o ir ver ao seu monte, pois eu vivo em Portalegre. 21 -12-2017 Maria Fernanda Gonçalves

    Responder
  2. Isabelsantos

    Vou expermentar hoje parece tâo tâo tâo bom
    Obrigado Sr Luis Goucha Admiro-o muito
    You are the BEST Vejo-o todos os dias aqui em Montreal Canada em voçe na TV com a Christina
    Adoro-vos continuem a animar os nossos dias
    Festas Felizes

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *