Mais ideias do meu (para o seu) Natal

Gosto de decorar a mesa sempre que recebo amigos. Sempre diferente, consoante seja almoço ou jantar, fora ou entre paredes, e até mesmo de acordo com a quadra, que há temas, como os natalícios, irresistíveis pelo brilho e pelas alternativas que possibilitam. Assim foi com as mesas que entretanto alindei no monte, para receber ao jantar.

Esta foi vestida como gosto, com uma primeira toalha mais espessa para criar cama, e torná-la mais macia ao toque, um pouco maior que o diâmetro da mesa. Depois uma outra, branca, até ao chão, como se de uma camilha se tratasse, feita por medida, com um tecido mais pesado que a última estampada em tons de azul e branco. Os tecidos escolhemo-los a metro, consoante o nosso gosto e o que queremos usar como pratos, copos e decoração. E se bem que o Rui tenha jeito para coser, optamos a maior parte das vezes por confiar a tarefa ao atelier da loja onde os compramos e que aconselhamos para todo esse tipo de trabalhos (Tecidos&Companhia).
Nesta mesa fazia sentido um tom mais formal, dado pelo serviço Vista Alegre em azuis fortes, ainda que com motivos diferentes. A mesma cor usei nos copos para a água. O toque mais original terá sido o do centro de mesa redondo, feito a dar a ideia de uma aldeia de Natal com casinhas brancas, cada uma a levar a sua vela dentro, musgo e outros elementos artificiais, misturados com pequenas flores e bagas secas. Não falta uma ou outra ovelha em barro, até um canito… tirados do caixote onde guardo as figuras do presépio que este ano não fiz.

A ideia da pequena aldeia natalina trabalhei-a de uma outra forma num jantar que tivemos dias depois. Quis desta que a mesa fosse rústica e informal, aproveitando o próprio tampo de madeira maciça. Criei um corredor no centro da mesa, com materiais naturais como troncos da poda das oliveiras, antes de irem a queimar na lareira, e bagas secas, outros artificiais como musgo e pequenas árvores, onde fui dispondo algumas casinhas, agora também em vermelho, e pais-Natail, os mesmos que no ano passado tiveram direito a uma das árvores festivas. Procurei manter a rusticidade nos marcadores em louça verde e nos pratos em bege, tudo comprado ao quilo na “Cerâmicas na Linha”, nos corações de xisto, a fazerem as vezes de prato para o pão, e nas estrelas do mesmo material aqui como suportes para os copos das velas. Em vez do azevinho, como mais um apontamento da quadra, sobre cada guardanapo, optei por raminhos de bolota, tirados das azinheiras do monte. Não me venham dizer que não há lugar para as travessas, que connosco nunca há tachos nem travessas na mesa tudo é servido empratado com garbo.

 

www.vistaalegre.com
www.dmg.com.pt
www.facebook.com/ceramicasnalinha/
www.facebook/tecidos&companhia/

21 comentários a “Mais ideias do meu (para o seu) Natal

  1. Luis Filipe Dantas

    Olá Caro Manuel Luis.
    Muitos cumprimentos.
    Muito obrigado pelas sugestões de muito apurado, minucioso e particular bom gosto.
    Mais um exemplo de grande critério e profunda elegância.
    Votos de um muito feliz natal e que o ano de 2020 lhe/ vos seja benéfico, próspero de muita saúde.

    Responder
  2. Ana Alves

    Tudo com muito bom gosto como nos tem vindo a presentear em tudo aquilo que faz.Adorei as mesas de natal! Que o Menino no DIA de Natal lhe encha a casa de muita Luz Esperança e Amor
    Um abraco e Feliz Natal

    Responder
  3. Maria de Lurdes Silva

    Não querendo ser vaidosa, devo dizer-lhe, Manuel Luís, que adoraria ajudá-lo a”brincar” com os temas e decorações que tão bem vestem os seus “lugares”. Adoro fazer o mesmo e acho que somos parecidos na hora de “sonhar” os momentos .
    PARABÉNS ! LINDO !
    Um abraço .

    Responder
  4. Inês Alves

    Parabéns Manel pelas suas decorações.
    Elas são uma inspiração.
    Há decoradores profissionais, que para o meu gosto, são muito exagerados na ostentação, de tanto brilho, que lá se vai a delicadeza do momento, e deixa de ter algo de chique com classe.
    Manel desculpe tratar assim, mas como frequenta a minha casa, tomo esta liberdade, há uma foto do seu centro de mesa, onde as luzes batendo nos cristais do candeeiro, deram uns raios de luz a condizer com a Bênção Natalícia, que desejamos nesta época a todos os amigos e família. Que esses raios de luz possam iluminar todas as mesas, lares, e principalmente aos velhos, crianças e doentes abandonados. Um abraço. Obrigada

    Responder
  5. Maria Emilia Marques

    Gostei muito ,ideias originais,baratas, fáceis de executar,e muito bonitas Parabéns Manuel Luís de si só podiam vir ideias assim com tão bom gosto e adequadas ao ambiente em que está . Bom Natal que o Jesus lhe traga muita saúde e êxito e felicidade para os dois . Um grande abraço de uma admiradora ( sei que não acredita em Deus mas mesmo assim arrisquei a mencionar a palavra JESUS.)

    Responder
  6. Paulinha Velez

    MLG
    Obrigada pela partilha, pelas ideias e principalmente por nos dar um pouco do seu Natal
    Gosto das duas mesas… Vou tirar algumas ideias para a minha mesa..
    Obrigada ❤️

    Responder
  7. Ecaterina Mariana Nistor

    Olá bom dia, gosto muito de si ,você e uma pessoa muito fina e educada. Estou sempre a trabalhar e vejo pouco as suas programas. Cumprimentos Ecaterina Mariana Nistor.

    Responder
  8. Margarida Saraiva

    Bom dia
    É um gosto ver uma mesa com ar convidativo ! Embora,goste de as ver “vestidas” com toalhas ,foi a 2a opção que amei de paixão. A madeira ,é quente,convidativa , cheira a casa de Família ,um consolo para os sentidos !!!
    Foi assim que processei ,as suas belas fotos ,também sou apaixonada pela quentura convidativa de uma mesa a rigor.
    Muitos Parabéns e um Feliz Natal
    Margarida Saraiva

    Responder
  9. Conceição

    Olá Manel, eu sou uma amante de uma mesabem posta, é meio caminho andado para uma excelente convivência mesmo que a ementa não seja do nosso completo agrado, que claro no vosso caso jamais. Um BJ de muito carinho para um casal que mudou tantas mentes em Portugal.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *