Festa é festa!

Windsor é por estes dias o coração do Reino Unido com milhares de britânicos e turistas na rua, sabendo que há milhões em casa, nos quatro cantos do Mundo, à espera do casamento real. Desde há muito que a pequena cidade à beira Tamisa, não muito longe da capital, é a preferida pela família real como reduto de paz e serenidade. Já o era ao tempo da rainha Vitória, tetravó da actual monarca que aqui passa a maior parte dos seus fins-de-semana, todo o mês de Abril e alguns dias de Junho, por ocasião das corridas de Ascot. O seu castelo é o mais antigo do país, tem quase mil anos, tendo começado por ser uma fortaleza, erguida a mando de Guilherme, o Conquistador, decisiva na defesa estratégica de Londres, ganhando a pouco e pouco, por intervenção de sucessivos monarcas, com especial relevo para Eduardo III e Eduardo IV, a fisionomia que hoje lhe reconhecemos como residência real.

Na hora de mudar o nome à Casa reinante (Saxe-Coburgo Gotha) em 1917, por uma questão de sobrevivência da família real, face à, então, rejeição nacional a tudo o que fosse germânico, Windsor apresentou-se como a melhor proposta indicada a Jorge V, avô de Isabel II, que logo a aceitou pela importância que o nome assume na história do país.

A cidade mais real de todo o Reino Unido jubila com os festejos e na véspera do enlace de Harry e Meghan são várias as provas de uma efusividade e extravagância tão caras ao povo britânico, que o meu olhar captou.

2 comentários a “Festa é festa!

  1. Isabel Maria Mendes

    Sou fã do Manuel, do seu sentido de humor e das suas crónicas. Esta é mais uma. Gostava mesmo de o conhecer pessoalmente… Quem sabe um dia!
    Parabéns por ser como é, pelo seu trabalho e pela forma como encara a vida, igual à minha.

    Responder
  2. Vanda Valladares

    Manuel Luís, adorei!
    Fiquei com uma vontade louca de estar tb por terras de Sua Majestade!
    Boa estadia!
    Vanda Valladares

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *