Envelhecer com estilo

11222811_1637262603220162_4665520695608179388_n

Foi esta a foto que uma espectadora fez o o favor de me enviar, dizendo que me via assim no futuro. Mas como? –  pensei eu, se este senhor já me bate aos pontos em arrojo e criatividade no jeito de se vestir. E leva, pelo menos, dez anos de avanço, acrescento agora que me pus a pesquisar sobre tão irresistível personagem. Gunther é o seu nome, é alemão, vive em Berlim, e tem mural no Facebook https://www.facebook.com/gunther.krabbenhoft?fref=ts – Para o caso de entender a língua de Goethe e querer fazer-se seu amigo virtual.

A mim, interessa-me saber que, lá como cá, há quem faça do humor aliado e perceba que há sempre caminho, mesmo que por vezes, ele pareça escondido e isto independentemente da idade. Envelhecer é uma arte que se aprende e muitas vezes ela passa por operar verdadeiras revoluções dentro de nós próprios, tais os medos que nos assolam. Tenho quase a certeza que este senhor VIVE, e nada sei dele, para além da imagem com que se apresenta. Tenho que VIVER é o que há de mais raro, sendo que a maioria das pessoas apenas existe. Não sei se Gunther é boa ou má rês, estou-me nas tintas para tal, prefiro, como Oscar Wilde, dividir as pessoas em interessantes ou maçadoras, pressentindo que este pertencerá aos primeiros, os mais estimulantes e desafiantes. Posso vir a não ser assim, mas serei como até aqui ou melhor ainda, num contacto franco, sacudido de peias, com quem me acrescenta, que se há coisa que não vivo é exilado em mim.

11752536_1453401004965919_1953332149405295766_n-1

 

11250623_1430599947246025_101070334128428030_n 11954580_1637262566553499_2655073959602842269_n

10 comentários a “Envelhecer com estilo

  1. amelia mendes

    Cada vez que leio qualquer coisa que o sr.Manuel publica o adoro cada vez mais. E muito transparente e verdadeiro e concordo tudo o que disse da Grande Senhora Manuela Eanes. Quanto a sua idade longa sei que se vai manter muito melhor que o sr alemão. O Sr Manuel vai ser sempre como e’
    . Um grande abraço

    Responder
  2. Berta Veiga

    Bom dia meu querido amigo ,
    olhando para as fotos que postou ,realmente é como se entrássemos numa máquina do futuro e o víssemos a si,daqui a 30 ou 40 anos.Faz lembrar o Manel e como muita gente afirma,todos nós temos um clone numa parte qualquer do mundo.O seu,está aí!apenas veio com uma diferença de anos.Beijo grandeeeeeeeeee

    Responder
  3. Maria Damião

    Peço desculpa se o assunto não é bem o mesmo,mas tambem tem a ver com envelhecer com estilo!
    é o seguinte: tenho uma irma com 65 anos, que sofre de síndrome de adisson, e tem vitiligo , tem muitas manchas no corpo e principalmente no rosto, ela tem vergonha de sair á rua, sua autoestima está muito Baixa! eu gostaria que a pudessem ajudar, pois ela não tem dinheir para tratamento, eu ia ficar imensamente grata! a minha irmã é uma pessoa que se possa dizer bonita mas com aquelas manchas fica muito diferente, e anda muito triste, obrigada pela atenção, sei que vces podem fazer as pessoas mais felizes! bem haja Manuel Luis Goucha

    Responder
  4. Paula Francisca

    Que bom conhecer tanto de si em palavras… que bom aprender com a forma de ser que afirma a cada texto. .. Gosto de pessoas assim capazes de serem elas mesmas num simples apresentar de opinião. .. gosto de si por não ir em “rebanho”…por ser único ainda que envolto em multidão. OBRIGADA POR PARTILHAR TANTO DO QUE É COM TANTA ELEGÂNCIA E ELOQUÊNCIA.

    Responder
  5. Linda

    Olá Manuel,

    Adorei estas fotos e realmente faz pensar que assim o será no seu envelhecer 🙂

    A vida é feita para ser VIVIDA, mas infelizmente como sabe, uma grande fatia (se não a maior) da população “sobrevive”, no entanto, e por experiência própria sei que de nada vale lamentar-mo-nos pelo que não temos e sim agradecer pelo que ainda temos de bom e aproveitar TUDO um dia de cada vez…De nada vale pensar no dia de amanhã, pois o que é certo foi o que passou (e que nos deve ensinar…) e o AGORA. Este sim é importante!

    “Um sopro de vida
    que nos bafeja faz-me sorrir,
    Pois é a liberdade de poder pensar
    e agir…”

    Um bem haja pela sua alegria e vontade de viver

    Linda Neto

    Responder
  6. Carla

    Manuel
    No tu cá, tu lá descobri esta frase, nada que eu já não pensa-se de si.
    “Somos produtos televisivos, mas eu tento que aquilo que sou como produto da televisão tenha muito a ver com o que sou como cidadão.”

    A genuídade pura do ser é cada vez mais rara. Sei que parece um cliché mas mas o que confirma só quem não tem olhos de ver é que pode pensar o contrário.Também gosto mais de si agora, da sua liberdade de expressão, sem pudor, das suas gargalhadas naturais, da sua elegância. O Manuel de há 20 atrás não é o mesmo do que o agora, é notório, algo o transformou.
    Dizem os entendidos da mente, da psique humuna que um poderoso amor pode curar muitos males, acredito.

    O homem enérgico e bem sucedido é aquele que consegue transmutar as fantasias do desejo em realidades.
    Freud

    Carla

    Responder
  7. Carla

    Manuel
    Gosto de si, penso igual, aplauso a sua genuídade. Gunther está o máximo , gosto de homens com estilo, a sua imagem revela um homem destes dias, actual onde a idade não tem lugar. O meu marido tem umas botas iguais ao do Gunther.
    Gostava de saber o segredo, a formula para a sua tão boa disposição, o seu positivismo, penso que existem mais pessoas que gostariam de saber.
    Continue assim.

    Carla

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *