Alimentos para o frio

As temperaturas voltaram a baixar, saiba, então, de dez alimentos que podem ajudar no combate ao frio.

1 – Citrinos

São frutos da estação, por isso o seu consumo deve ser privilegiado. Sabe-se da sua riqueza em vitamina C, e estou a falar deles todos, da laranja à clementina, passando pelo limão, tangerina, toranja…, por isso são o ideal para prevenir resfriados.

2 – Mel
Calmante e anti-séptico o mel é aconselhado para as dores de garganta e para atenuar estados de fadiga.

3 – Aipo
É pouco calórico mas, por outro lado, é rico em vitaminas e fibras que contribuem para facilitar as digestões, para além das suas propriedades depurativas que vão ajudar à eliminação de toxinas. Rico em minerais, nomeadamente potássio, também ajuda à saúde do seu coração. Consuma-o em saladas ou sopas.

4 – Sopa de legumes
Uma boa sopa de legumes conforta e aquece para além dos nutrientes (fibras, vitaminas e minerais) que nos fornece, essenciais para reforçar o nosso sistema imunitário. Escolha sempre legumes da estação.

5 – Chocolate negro
O chocolate negro é uma fonte de magnésio dado o seu teor de cacau (entre 70 a 99 por cento). Por isso é um bom alimento anti-frio.

6 – Chá verde  
Tem propriedades anti-virais. O facto de ser rico em substâncias anti-oxidantes também o tornam num produto eficaz no combate ao mau colesterol.

7 – Abacate
A nossa pele seca com a exposição ao frio. O abacate, porque rico em lipídios mono-insaturados e vitaminas B e E, é precioso para a nossa epiderme. Coma-o natural com um fio de azeite e umas pedrinhas de sal, em cubos numa salada ou em preparações culinárias como o guacamole.

8 – Gengibre
Há quem lhe reconheça propriedades afrodisíacas mas, nesse sentido, confesso que comigo nunca funcionou, por isso prefiro antes enaltecer a sua riqueza em minerais pelo que é óptimo para a circulação sanguínea.
Acrescente-o ralado em pratos de peixe ou de carne branca (frango…) ou experimente-o numa infusão quente de limão com mel.

9 – Alho
É considerado um poderoso antibiótico natural e por isso ajuda a limitar o risco de infeções.

10 – Cogumelos
São ricos em ferro e zinco, minerais importantes no reforço dos nossos glóbulos vermelhos. A sua vitamina B3 é essencial para a nossa pele.

2 comentários a “Alimentos para o frio

  1. mãe da Rita

    Olá,

    Eu sou a mãe da Rita, uma das mais de 40 crianças apoiadas pelo projeto HABILITAR: http://paishabilitar.pt/quem-somos/

    O projeto HABILITAR está em sério risco: http://paishabilitar.pt/projeto-habilitar-o-fim/

    Estes são alguns dos nossos testemunhos, que visam dar a conhecer a importância deste projeto na vida das nossas crianças e das nossas famílias:
    http://paishabilitar.pt/nao-o-permitam/
    http://paishabilitar.pt/e-como-se-ficassemos-sem-chao/
    http://paishabilitar.pt/2664-2/

    O apoio de que precisamos é mínimo. O retorno para estas crianças é crucial.

    Agradecemos a divulgação,
    mãe da Rita

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *