A Praça do Giraldo

Gosto de praças, verdadeiros espaços da convivialidade. Por isso também gosto de lhes conhecer a história e suas estórias, para mais tarde as partilhar no programa. Assim será na próxima segunda-feira com a Praça do Giraldo, antiga Praça Grande, na deslumbrante cidade de Évora. E assim evocaremos a figura de Geraldo Geraldes, o “Sem Pavor”, o mesmo que em 1165, no comando do seu bando armado, conquistou a cidade aos mouros entregando-a a Afonso Henriques. Por ora, fica o registo fotográfico da Praça e de grande parte da sua fisionomia, da Fonte Henriquina, em mármore de Estremoz, e da Igreja de Santo Antão.

foto1

foto2 foto3 foto4 foto5Acrescentem-se ainda uns quantos retratos meus e de quem me acompanhou (o Ricardo e o Nuno) na feitura da reportagem. Que isto nada se faz sozinho, e ainda por cima são dados à pândega!

foto6

foto7foto8foto8_2foto9

 

E já agora permitam-me a vaidosura. É que finalmente encontrei a
samarra para juntar ao capote. De abafo de homem se trata, diz-se que
originário do Ribatejo mas de uso a alastrar-se rapidamente pelas
vizinhas Estremadura e Alentejo. Em fazenda de lã, de cor melada, com
gola de “raposa”, de apertar com carcela e cinco botões de massa. Não
há frio que me chegue!

foto11

Cabe tanto num abraço, por isso nunca os recuso em chegando a uma praça que me é estranha. Alimentam-me! Obrigado a quantos me quiseram abraçar. E foram muitos mais do que as imagens mostram

8 comentários a “A Praça do Giraldo

  1. Rita Alves

    Sr. Goucha,
    Tenho muita pena de não o ter visto por aqui!
    Para a próxima dê-me um toque que iremos ao Castelo do Geraldo (Em Valverde, pertinho de Évora), onde terá uma vista deslumbrante sobre a cidade e o pacífico Alentejo. Aí, nesse local, foi planeada aquela que viria a ser a conquista da cidade aos mouros pelo ‘Sem Pavor’. Depois de vencer, e erguendo gloriosamente a cabeça do Rei Mouro, voltou para junto de D. Afonso Henriques e ofereceu-a ao rei.
    Mais uma das fascinantes histórias sobre Évora. Venha mais vezes! Há mais coisas para ver do que nós imaginamos :)
    Agora deixemo-nos de histórias, na verdade EU ADORO-O E VOCÊ NEM IMAGINA O QUANTO ME FAZ RIR, PRINCIPALMENTE QUANDO ESTÁ A FAZER PALHAÇADAS COM A CRISTININHA! :)
    Beijinhos Sr. Goucha!!

    Responder
  2. Cecilia Pereira

    ESTOU A 27 ANOS NA SUIÇA E ADOREI VER O GOUCHA NA MINHA TERRA
    EVORA UMA CIDADE COM MUITA HISTORIA E MUITO INTERRSSANTE .
    EU SEMPRE QUE NAO ESTOU A TRABALHAR VEJO O VOSSO PROGRAMA OU ENTAO OS VIDEOS
    MANEL E CRISTINA VOÇES SAO UNICOS ,NEM IMAGINA O QUE SE SENTE QUANDO SE ESTA TAO LONGE
    DA NOSSA TERRA E VOÇES ENTRAREM EM NOSSA CASA TODOS OS DIAS .
    OBRIGADA POR ESTES MOMENTOS
    CECILIA PEREIRA
    BEIJINHOS

    Responder
  3. margarida ferreira

    Olà Manuel Luis eu estou na suiça à 25 anos e como tal ver a minha cidade ,cidade de Èvora na televisão è de uma òtima alegria e ver a cidade assim ao longe è mais bonita e interessante pena sò não vi ninguèm conhecido sò o Manel claro o k jà è muito bom e k eu gosto muito de ver como homem e apresentador ,mas com a Cristina claro è uma dupla imbativel sem duvida ,Espero k tenha gostado dos alentejanos e k tenha sido bem tratado por eles .eu adoraria um dia assistir a um programa vosso em direto ,vamos esperar ,desejando-lhe um bom fim de semana ,e tudo de bom beijinhos
    Margarida Ferreira

    Responder
  4. Isabel Mascarenhas

    Manuel Luis, mais uma vez uma reportagem magnífica sobre as nossas terras. Não posso deixar de ver com todo o amor (sempre que vejo o seu blog) a sua lindíssima e ternurenta família de 4 patas. Como sei que o Manuel Luis ama tanto os animais(como eu que tb tenho), adorava que ficasse com a PIPOCA da casa dos segredos. A cachorrinha ainda não tem dono e ninguém melhor que o Manuel Luis para a adoptar. Por favor fique com ela. Eu só não fico, porque já tenho animais e não tenho espaço para ela. Um grande beijinho. Gosto muito de si, não só como profissional, mas também como o grande ser humano que é.

    Responder
  5. andreia

    Boa noite Goucha, nem posso acreditar que esteve na minha cidade e nao tive o gosto de o conhecer. Tenho uma admiração enorme por si e pelo seu trabalho, é uma pessoa excepcional. Fiquei muito contente por ter gostado da praça do Giraldo, é linda de facto. Fiquei com muita pena de nao saber que vinha ca, teria ido la so para lhe dar um beijinho e dizer o quanto gosto de si. Beijinhos e continue a ser essa pessoa maravilhosa que é.

    Responder

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *