A magia de uma noite

douro azul

Já há quatro anos a festa havia sido memorável, junto ao cais de Gaia, com a ribeira do Porto nos olhos, e há lá melhor vista da cidade! Mário Ferreira não faz por menos, quando quer celebrar o sucesso da sua empresa, considerada em 2016, e pela segunda vez, a melhor da Europa em cruzeiros fluviais, e baptizar novos navios-hotel. Se então Sharon Stone e Andie MacDowell foram as madrinhas, Michael Bolton e Rita Guerra as atrações e Jorge Gabriel o condutor da cerimónia, desta vez foram Joss Stone e Sara Sampaio a amadrinhar as novas embarcações, Rosey Chan a brilhar musicalmente e coube-me a mim, a apresentação do evento, ao lado da belíssima Giovanna Antonelli. Fi-lo pela amizade e respeito que tenho por este homem que desde há vinte e cinco anos, com a sua visão, ambição e vocação empreendedora tem colocado o Douro no roteiro internacional dos cruzeiros fluviais, dinamizando, como poucos, o turismo em toda a região.

Foi um sábado em cheio: com a Giovanna ensaiei, ao fim da manhã, o alinhamento da cerimónia e logo deu para perceber que a actriz, que há muito admiro, era de uma simpatia e disponibilidade totais, depois foi o almoço no “Boa Nova”, o restaurante do chefe Rui Paula, recentemente distinguindo, e com toda a justeza, com a estrela Michelin, em Leça da Palmeira, precisamente a terra natal de Sara Sampaio, presente com o seu namorado inglês. À mesa juntou-se aquela que para muitos críticos é uma das pianistas mais interessantes da sua geração, por combinar com mestria a música clássica com as mais diversas influências contemporâneas: Rosey Chan. Poucas horas depois ela empolgaria toda uma formal e selecta plateia de convidados com uma peça da sua autoria, inspirada na paisagem duriense. Foram apenas cinco minutos mas de puro enleio e arrebatamento. Já a tarde ia alta, quando saímos para nos aperaltarmos, que a cozinha de autor tem todo um tempo e ritual para ser degustada e ainda por cima a conversa era, igualmente, espumante e saborosa. Falou-se de música, de moda (de como uma jovem portuguesa pode com trabalho, persistência e dedicação conquistar os mais exigentes circuitos internacionais da moda, sem perder o norte) e dos negócios ligados ao turismo e ao desenvolvimento, de que o anfitrião é grande protagonista. O Porto fervilhava naquele fim de semana, entre a festa da “Douro Azul”, que mobilizou a alta sociedade da cidade e os desfiles do “Portugal Fashion”, este ano distinguidos com a presença do Presidente da República.

A noite seria de grande elegância e a cerimónia de baptismo dos novos navios-hotel decorreria sem sobressaltos. Divertiu-me, particularmente, o momento em que Joss Stone sobe ao palco para amadrinhar uma das embarcações não sem antes me saudar deste jeito:”Manuel, I love your shoes!”. Eram pretos os sapatos, em verniz, alindados por um discreto friso de cristais Swarovski. Já os tinha usado numa gala televisiva, e o mesmo posso dizer do smoking, com casaco branco em shantung de seda (alfaite Paulo Battista). O sobretudo Miguel Vieira apropriado para aconchegar roupa de gala, já que a lapela é de rebuço e em cetim, esse sim foi estreado , porém já o tinha há uns três anos à espera de cumprir a sua função.

Ainda houve jantar, com os convidados repartidos entre os dois navios, antes do concerto intimista de Joss Stone e o mais que se lhe seguiu com DJs e muita bebida, mas aí este escrevedor já se havia recolhido para dormir à pressa e abalar para outra festa, a das gravações do MasterChef Junior. Que isto ando sem parança!

douro azul1 douro azul2 douro azul3 douro azul4 douro azul5 douro azul6 douro azul7 douro azul8 douro azul9 douro azul10 douro azul11 douro azul12 douro azul13 douro azul14 douro azul15

3 comentários a “A magia de uma noite

  1. Licinia Bernardo

    Manuel Luís, estiveste fantástico, parabéns pelo teu proficionalismo e pela tua elegância, és o apresentador mais perfeito da nossa televisão portuguesa e o nosso orgulho ,no nosso país de acolhimento ,é uma emoção enorme ,ligar a televisão e ter-te do outro lado ,no nosso querido Portugal, sempre a dares o melhor de ti.obrigado.

    Responder

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *