Já há quatro anos a festa havia sido memorável, junto ao cais de Gaia, com a ribeira do Porto nos olhos, e há lá melhor vista da cidade! Mário Ferreira não faz por menos, quando quer celebrar o sucesso da sua empresa, considerada em 2016, e pela segunda vez, a melhor da Europa em cruzeiros fluviais, e baptizar novos navios-hotel. Se então Sharon Stone e Andie MacDowell foram as madrinhas, Michael Bolton e Rita Guerra as atrações e Jorge Gabriel o condutor da cerimónia, desta vez foram Joss Stone e Sara Sampaio a amadrinhar as novas embarcações, Rosey Chan a brilhar musicalmente e coube-me a mim, a apresentação do evento, ao lado da belíssima Giovanna Antonelli. Fi-lo pela amizade e respeito que tenho por este homem que desde há vinte e cinco anos, com a sua visão, ambição e vocação empreendedora tem colocado o Douro no roteiro internacional dos cruzeiros fluviais, dinamizando, como poucos, o turismo em toda a região.
Foi um sábado em cheio: com a Giovanna ensaiei, ao fim da manhã, o alinhamento da cerimónia e logo deu para perceber que a actriz, que há muito admiro, era de uma simpatia e disponibilidade totais, depois foi o almoço no “Boa Nova”, o restaurante do chefe Rui Paula, recentemente distinguindo, e com toda a justeza, com a estrela Michelin, em Leça da Palmeira, precisamente a terra natal de Sara Sampaio, presente com o seu namorado inglês. À mesa juntou-se aquela que para muitos críticos é uma das pianistas mais interessantes da sua geração, por combinar com mestria a música clássica com as mais diversas influências contemporâneas: Rosey Chan. Poucas horas depois ela empolgaria toda uma formal e selecta plateia de convidados com uma peça da sua autoria, inspirada na paisagem duriense. Foram apenas cinco minutos mas de puro enleio e arrebatamento. Já a tarde ia alta, quando saímos para nos aperaltarmos, que a cozinha de autor tem todo um tempo e ritual para ser degustada e ainda por cima a conversa era, igualmente, espumante e saborosa. Falou-se de música, de moda (de como uma jovem portuguesa pode com trabalho, persistência e dedicação conquistar os mais exigentes circuitos internacionais da moda, sem perder o norte) e dos negócios ligados ao turismo e ao desenvolvimento, de que o anfitrião é grande protagonista. O Porto fervilhava naquele fim de semana, entre a festa da “Douro Azul”, que mobilizou a alta sociedade da cidade e os desfiles do “Portugal Fashion”, este ano distinguidos com a presença do Presidente da República.
A noite seria de grande elegância e a cerimónia de baptismo dos novos navios-hotel decorreria sem sobressaltos. Divertiu-me, particularmente, o momento em que Joss Stone sobe ao palco para amadrinhar uma das embarcações não sem antes me saudar deste jeito:”Manuel, I love your shoes!”. Eram pretos os sapatos, em verniz, alindados por um discreto friso de cristais Swarovski. Já os tinha usado numa gala televisiva, e o mesmo posso dizer do smoking, com casaco branco em shantung de seda (alfaite Paulo Battista). O sobretudo Miguel Vieira apropriado para aconchegar roupa de gala, já que a lapela é de rebuço e em cetim, esse sim foi estreado , porém já o tinha há uns três anos à espera de cumprir a sua função.
Ainda houve jantar, com os convidados repartidos entre os dois navios, antes do concerto intimista de Joss Stone e o mais que se lhe seguiu com DJs e muita bebida, mas aí este escrevedor já se havia recolhido para dormir à pressa e abalar para outra festa, a das gravações do MasterChef Junior. Que isto ando sem parança!
… ora … tua fazes magia de tudo … a tua maneira de ser FELIZ!
Tão bom …
cristina
Manuel
Muito elegantes os 2.
Abraço
Carla
Manuel Luís, estiveste fantástico, parabéns pelo teu proficionalismo e pela tua elegância, és o apresentador mais perfeito da nossa televisão portuguesa e o nosso orgulho ,no nosso país de acolhimento ,é uma emoção enorme ,ligar a televisão e ter-te do outro lado ,no nosso querido Portugal, sempre a dares o melhor de ti.obrigado.