A árvore deste Natal

foto1

Todos os anos faço a árvore de Natal, reservando sempre o último sábado de Novembro para a empreita, e, pelo menos há quinze, que as faço diferentes em conceito e decoração. Por isso, na garagem amontoam-se as caixas com os mais diversos ornamentos de todas as cores, que já tive árvores natalícias imaculadas, em branco e preto, em amarelo e verde, em roxo, em laranja… Já as tive naturais, sintéticas, em esferovite… clássicas e estapafúrdias. Este ano o desafio era não gastar dinheiro algum e reutilizar enfeites já usados, no mínimo há uns seis anos, em vermelho e ouro, optando assim por uma árvore de Natal mais tradicional e a custo zero.

Vistosa, isso sempre, pelo tamanho, que é daquelas de chegar ao tecto, pelas centenas de luminárias, que não faço por menos, já que Natal é luz, e por igual número de alindes. Mas tinha de haver algo que fizesse a diferença e ainda acrescentasse, porque senão estaria apenas a repetir o que já havia feito, por isso pensei em usar também elementos do jardim, como papiros, pinhas e galhos secos, para que pudessem igualmente ajudar a vestir de festa o pinheiro deste ano. Aí tem o resultado final!

foto2 foto3 foto4 foto5 foto6 foto7 foto8

60 comentários a “A árvore deste Natal

  1. Sandra

    Boa noite Manel! A árvore está linda! Gosto muito dos elementos naturais que escolheu para este ano! Sou sua fã incondicional pela alegria que me transmite todas as manhãs.

    Responder
  2. Catarina Drumond

    Olá Manuel Luís!
    Como sempre, a árvore ficou linda e maravilhosa! Com muito bom gosto e requinte!
    Votos de um Feliz e Santo Natal.
    Beijinhos
    Catarina Drumond

    Responder
  3. Isaura Fontes

    Boa Noite querido Manel!
    Que saudades suas! Mudei-me há 6 meses para o Brasil e não o vejo mais nas minhas manhãs…Bah!
    Optei por deixar uma vida desafogada e solitária para viver num apto minúsculo emprestado, mas estou perto de toda minha família!
    Será um Natal muito feliz! Como não vivo há mais de 25 anos!
    Sua árvore está linda como sempre!
    Minha árvore é mais pequena este ano, mas continua com um espírito muito infantil! Tive ajuda da minha prima de 6 anos para decorar. Foi emocionante!
    Adoro-o! Continue sempre assim: verdadeiro, elegante, espirituoso, simpático…e tudo mais!
    Um abraço e Boas Festas!
    (um dia voltarei e vou visitá-lo no vosso programa!)

    Responder
    1. admin Autor do artigo

      Boa tarde, Isaura.

      Pode continuar a acompanhar as nossas manhãs, através do TVIPlayer (www.tviplayer.iol.pt). Lá consegue ver todos os programas na íntegra.

      Obrigado,
      Admin.

      Responder
  4. Amélia

    Boa noite
    a árvore é diferente e especial, muito próximo do tradicional. para mim desejo um feliz natal, não faço árvore de natal, vivo só , e os seus programas são a minha única ligação ao mundo. as minhas estrelinhas de natal são os meus gatinhos e o meu cão, por isso para mim dia 24, desejo paz na terra e alegria em todas as casas, aqui tenho uma vela que nos vai iluminar a todos, e a minha consoada, é na companhia dos meus bichinhos.muitas alegrias em todas as manhãs e um feliz aniversário, no dia 25 de dezembro!

    Responder
  5. maria helena abranches

    Boa noite,a sua árvore está muito bonita.Mas conhecendo minimamente, não entendo a presença de presépio. O Manuel saberá, creio que não me vai responder, mas fico curiosa.

    Responder
  6. Francisco Sá

    Sejamos como as luzes da árvore de natal; iluminando caminhos e aquecendo corações.
    Que o espírito natalício esteja presente não só hoje, mas todos os dias da nossa existência.
    Parabéns pela árvore, como sempre lindíssima. Grande abraço

    Responder
  7. maria da gloria

    Ola Manuel Luis Goucha!
    Sim! Como sempre a sua arvore de Natal esta linda! Ansiava este momento, pois acho o seu gosto muito requintado.
    Adorei o pormenor do vervadeiro sentido do Natal que foi o presepio. Actualmente substituido em muitas casas pelo pai natal.
    Festas felizes

    Responder
  8. Olga lemos

    Srº Goucha .
    A sua árvore de Natal esta linda.
    Desejo-lhe um FELIZ NATAL na companhia dos que lhe são queridos.

    Quero pedir-lhe um favor,vivo na Suécia e vi o Flávio fazer o bolo Banana com avelã como posso ter a receita?

    mto obrigado,
    Olga

    Responder
  9. Maria do Rosario Oliveira

    Ola sr, Goucha. muito gosto e tudo de bom na sua vida. fantastica arvore de Natal. -Nao se esperava outra coisa tal o seu bom gosto- sou sua- vossa fa na tv. mas agora tenho oportunidade de ser tambem aqui – se me der oportunidade. ja tive a ver o seu blog e adorei tudo . continue por longos anos. Boas- Festas, ate sempre,

    Responder
  10. fernanda cruz

    As minhas cores preferidas ,tb a minha feita com as mesmas ,esta brutal a sua arvore , adorei o fato de ter reciclado e aproveitar algo existente no seu lar 😉 temos muitos gostos em comun !!! gostava de partilhar um arranjo k tb fiz com pequenos galhos da minha arvore lá fora … adoro ,adoro o espirito natalicio … FELIZ NATAL

    Responder
  11. Fernando Manuel Abreu Gil

    Olá Manel qualquer árvore de Natal é linda seja ela mais ou menos elaborada, ou que é preciso Manel é fazela com Amor respeito e carinho porque é isso que nós queremos nestes dias festivos e comemorativos do nascimento de Jesús Nosso salvador, está linda Manel beijinho aos dois meu Anjo

    Responder
  12. liliana borges

    Ola sr.Manuel luis….adorei a sua arvore de natal….queria dizer lhe k ja enviei dois mails para o seu programa mas nao me responderam com o assunto (desabafo de uma jovem) pois tenho 25 anos e tres filhos estou desempregada e o meu marido foi operado ha coluna 2* e nao pode trabalhar….o meu pedido e se me podem ajudar com algumas compras e se podem fazer o natal dos meus filhos mais felizes….pois doi tanto ouvir um filho pedir uma motinha tipo triciclo e nao lha poder dar….ajude me por favor….um bj muito grande pois adorava conhece lo pessoalmente a si e a cristina……responda me por favor…..

    Responder
  13. António Santos

    A árvore de natal está fantástica, eu sempre gostei de criar árvores de natal. Quando era mais jovem tina um pinheiro no jardim e era aí que criava a minha árvore de natal com respectivos enfeites mas chegou a altura
    em que acabei de ter de cortar-la devido à altura. Uma coisa que sempre achei é que a estrela devia ser uma estrela iluminada, pois a estrela levou os reis magos até jesus e para nós essa estrela iluminada seria a guia de todo o nosso natal. Mas o enfeite das árvores de natal fica sempre ao gosto de cada um e como já disse a sua está fantástica. E houve anos anteriores em que mostrou fotos e gostei de ver a decoração das respectivas árvores.

    Responder
  14. Silvia Pedro Silvestre

    Olá MLG,

    Eu coloquei no tópico da Inácia uma pergunta e lá escrevi que o MLG deveria estar a fazer a árvore de natal.
    Ahahah, acertei!!
    Ficou linda, linda.
    A minha é sempre igual à anos. Todos os anos falamos em mudar, mas depois penso que não tenho lugar para guardar mais enfeites e penso no dinheiro que gastei e no que vou ter que gastar.
    A minha árvore apesar de estar num canto é ornamentada a toda a volta.
    E não há ramo que sem enfeite.

    Acho que hoje também vou fazer a minha.
    Desejo-lhes muitas felicidades e um Santo Natal.

    Depois conte as aventuras da Inácia e da Faneca na árvore.

    Um beijinho muito muito grande e até amanhã no sítio e hora do costume. ❤️

    Responder
  15. celeste

    linda… mas vindo do Manuel não se pode esperar outra coisa, com todo esse bom gosto.
    obrigado por ser a pessoa k é sou sua fã e de todos os seus meninos, sao maravilhosos como o dono…
    adoro o Beijinhos

    Responder
  16. Ana Maria Gomes

    Olá Manuel Luís!

    Não esperava outra coisa de si, a árvore de Natal está fantástica.
    Homem de bom gosto.
    Parabéns por ser o excelente apresentador de televisão, excelente comunicador. Actalmente o Manuel Luís é dos melhores. Todas as suas palavras são genuínas. O Manuel em tudo o que faz é transparece e genuíno, não faz fretes.
    Um bem haja. Desejo tudo de BOM tanto na sua vida pessoal como profissional.
    Deixo-lhe um beijinho e um Xi <3 com muita amizade e respeito.
    Ana Maria Gomes

    Responder
  17. Paulinha Velez

    MLG
    Adorei a árvore deste ano…o que mais gostei foi dos galhos pintados,,,sem dúvida muito giro,cheiiiiinha de bom gosto.Parabéns,,,depois sabe tão bem sentar no sofá e olhar para ela…. isso é Natal!!!
    Adoro árvores de Natal…quando acabo de fazer ,,,fico já a imaginar como farei para o ano ;)… segui o seu exemplo e aproveitei o que tinha,,mas sou eu que faço a maioria dos efeites,,fica mais pessoal.
    AH é verdade não se esqueça que tem uma bébé em casa a Inácia vai adorar explorar uma árvore tão linda!!!
    Obrigado mais uma vez pela sua partilha ,,,aprendemos sempre…..
    com carinho
    Paulinha Velez

    Responder
  18. Maria Alice Aguiar

    Parabéns Manuel .Luis Gouxa como sempre está linda outra coisa não seria de esperar pois o bom gosto está presente em tudo que faz tenho uma grande ademiração pelo profissinal ..e pelo ser .Humano que é —-continue assim um beijinho e tenha um fliz Natal

    Responder
  19. Robina

    Está muito linda, mas Goucha cá na minha terra (Madeira) dizem que não é bom a estrela, ou a própria árvore tocar no teto
    Bjinhos
    Robina Henriques

    Responder
  20. Carla Mendes

    Boa noite Manuel Luís, é uma boa forma de mostrar a quem tem menos posses que podemos fazer muito, basta imaginação e boa vontade! Um abraço e obrigada

    Responder
  21. Elsa Rainha

    Querido Manel
    Adoro a sua Árvore de Natal, aliás como sempre. No entanto a deste ano acho que está muito original, muito bem decorada e, muito fora do vulgar…adorei. FELIZ NATAL!!!

    Responder
  22. goteti

    Esta linda mas para mim arvore de natal sem chocolates nao e arvore de natal esperimente e o que quero transmitir a minha filha de 5 anos a minha arvore este ano e em dourado e cinza e a tradiçao que trago das minhas raizes bjs boas festas

    Responder
  23. Berta Veiga

    Está muito linda!!!para mim,bem mais bonita que a do ano passado que confesso,não foi das que mais gostei.Esses pedaços que saem da árvore,é pinheiro natural,certo? ficou uma mistura entre o sintético e o natural em que o natural sobressai imenso.Mais curioso ainda,e confesso que sou igual,somos agnósticos e temos as figuras do presépio junto da árvore 🙂 .Beijo grande e vamos ver quanto tempo vai durar essa árvore imaculada pois este ano é o primeiro em que tem 2 gatas.

    Responder
  24. Diana

    Devo dizer que não sou fã do natal…por diversas razões… Mas este ano, e após muitos outros sem a fazer, vou fazer árvore de natal… E porquê???? Porque tenho um macaquinho de 10 meses, e agora tudo muda… Espero recuperar a magia o cheiro e a alegria do natal de a 20 anos atrás, e que hoje, com 28, recordo-me com saudade e uma certa tristeza. Obrigada Manuel Luís pela inspiração para a nossa árvore, está lindíssima a sua, de um requinte…beijinhos

    Responder
  25. carina bica

    Olá Manuel Luís Goucha quero dar-lhe os parabéns pela sua árvore está lindíssima como todas as outras. Aproveitar para lhe dizer que gosto muito de si admiro muito um grande beijinho um Santo e Feliz Natal…

    Responder
  26. Maria Odete

    Linda!!! Muito bom gosto, parabéns e Feliz Natal!!!
    Sou de uma aldeia de xisto, chamada Fajão, do Distrito de Coimbra, morei 50 anos no Brasil e vivo agora na Póvoa de Varzim.
    Admiro profundamente o senhor, saúde e paz.

    Responder
  27. Fatima

    Querido goucha adoro a tua árvore
    Natal, é lindo quando podemos mudar de árvore todos os anos e ao mesmo tempo reciclar a suas decorações. Este ano tb vou mudar há 7 anos que era sempre a mesma coisa. Uma coisa lhe quero pedir seja sempre
    Assim acho o muito querido.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *