É nestes inesperados encontros que muito aprendo ou não fossem os mais velhos guardiões de estórias e tradições. Ali em Benavila, bem perto de Avis, escutei da boca de três encantadoras senhoras (Joana, Sofia e Margarida) a história da Capela de Nossa Senhora de Entre Águas: que ela evoca um culto pré-cristão à deusa protectora das águas e que se está agora em estado de confrangedor abandono já teve o seu esplendor. Não havia casório ou baptismo dos da terra que ali não ocorresse. Que dela roubaram os santinhos de todas as devoções. A imagem de S. Pedro, por exemplo, sabe-se que anda por terras de Espanha. Por isso é com esperança que acreditam em palavras que volta e meia se repetem lá na Câmara: a capela e o espaço envolventes são mesmo para recuperar. Até há um projecto de requalificação à espera de parecer favorável e de celebração de protocolos ( é sempre a mesma lengalenga) . Junto a minha ao coro de vozes que reclamam por uma acção urgente e eficaz na recuperação da dignidade deste monumento classificado, que também eu me apaixonei pelo local.
BOA NOITE SR LUIS, SEMPRE QUE POSSO VEJO O VOSSO PROGRAMA E UMA ALEGRIA POIS MEU PAI ADORA-VOS EFZEIS COM QUE SE ALEGRE COM VOSSAS BRINCADEIRAS. ADORAVA LEVAR MEU PAI AO VOSSO PROGRAMA MAS SOMOS DE LONGE , MAS FICA AQUI UM CONVITE PARA OS DOIS, VENHAM A BOTICAS A FEIRA DO FUMEIRO BARROSAO QUE E APRECIADO POR TODOS NO MES DE JANEIRO,POR ISSO PENSEM NISSO QUE NOS ESPERAMOS POR VOS CA. UM GRANDE BEIJAO E FELECIDADES PARA O PROGRAMA E PESSOAL INCLUIDO. ISABEL
Bom dia Manuel Luís Goucha. Sou natural da terra de Avis e fiquei muito grata por esta visita. Porém, o Manuel poderia ter feito algo por nós, se divulgasse mais os tesouros da nossa terra, desaproveitados e ao abandono, como que em apelo ao seu desenvolvimento. Acontece que Avis, desde tempos medievais, que vê estagnação e vandalismo, e para algumas das gentes da terra, é de facto deprimente ver o estado em que uma terra tão bonita se encontra. A divulgação dos tesouros que possuímos teria sido muito importante. Não dou esta minha opinião em vão. Sou estudante de História, e tenciono fazer a minha parte por esta vila. Mais uma vez, um obrigado pela visita e pela, embora curta, divulgação, e fica o convite para uma visita mais alongada por estas terras. Quanto às abordagens, como deve ter percebido, não há com o que se preocupar. A aparente frieza e distancia destas gente causa um certo afastamento, mas no fundo, é muito boa gente! 🙂 Um abraço.
Rita compreendo o seu ponto de vista. Claro que haverá muito por mostrar mas não tal cabia nos apontamentos que efectuei durante as minhas férias. Digamos que aproveito as férias, que faço por cá, para efectuar com uma câmara minha, comprada para o efeito, alguns registos de coisas que acho curiosas para mostrar depois no programa. Volto a lembrar-lhe que estava de férias ainda que ocupe algum desse tempo, gostosamente, a trabalhar. O tipo de reportagem de que me fala é outra coisa que nem sequer poderá, ou deverá, ser feita sem meios. Já agora, nunca em momento algum fui tratado pelas gentes do Alentejo com distância ou frieza, mesmo que aparentes, antes pelo contrário. Um beijo e obrigado pela sua mensagem.
Gostei do texto que o Manel fez sobre cristina, sem duvida se a cristina o programa n tinha a mesma graça alias voces os 2 sao uma dupla implacavel e um sem outro nota-se que falta alguma coisa falta alguem , viverem um sem o outro conseguem a prova disso e que a cristina fez o primeiro programa a solo o dança com as estrelas e teve mt bem ninguem esperava ve-la sozinha daquele programa que ela se saisse bem e ate se saiu, mas o manel e a cristina sao almas gemeas um do outro tem personalidades diferentes mas dao se bem e isso numa amizade e ainda por cima a trabalharem juntos e mt bom mesmo dá gosto trabalharem na tv. Por alguma razao voces tem audiencias pela manhã por serem uma boa dupla alem de terem concorrencia mt forte de manha com a julia na sic e o joao baiao e a tania na rtp alias tds sao bons profissionais so que em canais destitos. Bjs
MÓNICA! – 19 Anos – De Lisboa particularmente de alfama!
Igreja é mto bonita