MORANGOS GRATINADOS

Há três semanas, não mais, plantei setenta pés de morangos e logo chamei aquele nico de terra de morangal, que isto presunção e água benta… Certo é que deram os primeiros frutos, que servi gratinados. Veja como:

morangos_gratinados

Lavei os morangos e só depois lhes tirei o pé. Assim se deve fazer, para que não fiquem encharcados de água. Coloquei-os numa taça, não sem antes fatiar os maiores. Polvilhei-os de açúcar mascavado claro, raspa da casca de uma laranja e reguei-os com um pouco de cointreau. Deixei-os macerar no frigorífico, tapados com película aderente, até ao momento de os servir. Distribui-os, então, pelas taças em que foram à mesa, com um pouco do molho que, entretanto, se formou. Cobri-os com “creme fraiche” (nata mais espessa e à venda nos bons supermercados), mas pode optar por nata batida com um pouquinho de açúcar. Polvilhei com açúcar mascavado claro e queimei com ferro em brasa (o mesmo de queimar o leite-creme).

40 comentários a “MORANGOS GRATINADOS

  1. ana sousa

    É a primeira vez que acedo a este site, mas estou a adorar as receitas. Nprmalmente gosto mais de salgadinhos mas estas sobremesas são sublimes e vou experimentar. Tenho muito apreço pelo Manuel Goucha, é um homem muito gentil e sedutor, o que muitos homens “que se proclamam homens” precisavam de ser. Obrigada

    Responder
  2. ana sousa

    É a primeira vez que acedo a este site, mas estou a adorar as receitas. Nprmalmente gosto mais de salgadinhos mas estas sobremesas são sublimes e vou experimentar. Tenho muito apreço pelo Manuel Gocha, é um homem muito gentil e sedutor, o que muitos homens “que se proclamam homens” precisavam de ser. Obrigada

    Responder
  3. Berta Veiga

    Gostei da receita!e os seus morangos nasceram cá com uma cor.Isso correu muito bem!Não acha que está na altura de OS DOCES DO MANEL I I ?

    Responder
  4. Diana Paiva

    Devem ser uma delicia. Mas eu tenho uma receita de morangos tb deliciosa. Levar um tacho anti aderente ao lume brando com uma colher de açucar e quando caramelizar deitar os morangos previamente lavados e secos, juntar vinagre balsámico e raspa de um limão, por fim adicionar mistura de frutos silvestres (amora, framboesa, mirtilos e groselhas). Deixar cozinhar 2 a 3 min deixar arrefecer um pouco e servir com bola de gelado de preferência de frutos silvestres. É divinal!!!

    Responder
  5. M.LUISA TAVARES

    Humhumhuhmhum devem ser uma delicia , vou fazer com os meus morangos, tambem plantei, são poucos mas compram-se mais, bjs Goucha.

    Responder
  6. Arminda silva

    Amanhã também vou apanhar os primeiros morangos da minha horta, e vou experimentar essa receita que me deixou água na boca, parece maravilhosa….

    Responder
  7. maria amelia nazario

    Ola, esta receita recordou-me uma que usava muito em Inglaterra. Tangerinas de conserva, escorridas, cobertas com creme fraiche , abundantemente polvilhadas com açúcar mascavado levadas por alguns minutos ao grelhador. Ficam fantásticas, durante muitos anos não consegui encontrar cá as tangerinas de conserva contudo há cerca de 2 anos descobri-as no ALDI . Vá dando ideias.

    Responder
  8. Maria Aurora Assis Rego

    São receitas maravilhosas, que vou tentar arranjar tempo para confessionar, até porque este ano também tenho um morangal. Já comi de lá alguns

    Responder
  9. maria soledda dionisio pires

    Boa tarde Manuel assim nunca fiz nas deve ser muito bom eu faço igual , com açúcar e limão , mas vou experimentar , obrigada e beijinhos.:-)

    Responder
  10. SIMONE

    Mas que belo aspecto ah MLG amei!!!
    Eu também estou à espera de os meus moranguinhos darem frutinha,aqui em fraça agora é a época deles!
    Hummm agua na boca essa sua foto!
    Beijinho de Lyon!

    Responder
  11. raquel guerreiro

    nem sei o que dizer….alem de muito elegante, educado charmoso ,chique,engracado,e um bom cozinheiro,doceiro,e pelas mesas do jardim um bom anfitriao………ah também deve ser um bom amigo beijos

    Responder
  12. palmira paulos

    Boa tarde Manuel.
    Adorei a sugestão,vou experientar, embora os seus morangos tenham de certeza um sabor muito melhor que os que nós adquirimos no supermercado, não tenho dúvidas!! Obg
    Um abraço :)

    Responder

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *